Guia de Bolso Gratuito | DoJeitoQueBrGosta

Orlando 2019 – Quando ir


A data da sua viagem faz toda a diferença na experiência que você vive em Orlando. Apesar das atrações serem as mesmas, os parques ficam completamente diferentes dependendo da temporada (alta ou baixa), por exemplo. Outro fator que influencia muito nas férias é o clima.

Deu pra ver que é complexa essa história de escolher a data, né? Apesar de eu já ter conversado com vocês sobre Quando ir à Disney | 5 passos para a escolha da data perfeita, hoje quero falar especificamente o que esperar de 2019 na cidade. Porque a cidade é repleta de atrações especiais que variam de acordo com a estação.

Fonte de imagem: acervo pessoal Nine Boianovsky, captura por Click Park Orlando e traamento por Jabot Athias

>> Vai para Orlando em 2019? Se inscreva na nossa Contagem Regressiva

Orlando e Disney 2019

Meses MUITO BONS para viajar (baixa temporada):

Janeiro:

Apesar de ser logo após as férias de fim de ano, janeiro é um dos melhores meses do ano para visitar Orlando. Para começar, estamos em um período de férias aqui no Brasil (perfeito para viagens) e escolar nos Estados Unidos, o que significa parques super vazios! Os americanos que querem ir à Disney no inverno normalmente escolhem passar as festas de fim de ano por lá. O mesmo acontece com os gringos europeus, quase ninguém se aventura na Terra da Magia em janeiro. Ou seja: aproveite! É o mês ideal para curtir Orlando com a família.

Feriados americanos:

Apenas um momento de janeiro apresenta maior movimento: o feriado em homenagem ao aniversário de Martin Luther King, que acontece na terceira segunda-feira do mês (dia 21). Nesse fim de semana (e um pouco depois) os parques apresentam média lotação, até por conta dos moradores locais que aproveitam para curtir a Disney nos dias de folga. Nesses dias, evite os parques mais concorridos (como Magic Kingdom, Universal Studios e Disney’s Animal Kingdom).

Eventos especiais:

Em janeiro rolam diversos eventos na cidade como:

Fevereiro:

Fevereiro é um bom mês para se visitar 0rlando. O clima continua frio, mas não tanto quanto janeiro. Nesse ano o Spring Break só começa na última semanas do mês, o que quer dizer que dá para aproveitar bem os parques quase o mês todo.

O que é o Spring Break?

O Spring Break é o equivalente americano à semana do Saco Cheio aqui do Brasil. Como no inverno eles tem apenas duas semanas de férias (Winter Break/Holidays) as escolas/faculdades compensam os dias de folga dando uma ou duas semanas de férias na primavera. O lado bom disso é que cada escola/faculdade decide o período do seu Spring Break. Isso cria um época de média temporada em Orlando, que normalmente cai entre fevereiro e abril, tudo depende da data da Páscoa. Esse ano o Spring Break começa nas últimas 2 semanas de fevereiro mas se concentra mesmo em março.

Os outros feriados americanos (President’s Day e Valentines Day) não afetam tanto o movimento dos parques. Apenas, nesses dias, sugiro que você opte por fazer parques mais tranquilos como Disney’s Animal Kingdom e SeaWorld, ou vá fazer compras.

Eventos especiais:

Em fevereiro você encontra nos parques:

Abril:

O Spring Break desse ano termina na 2ª semana de abril. O resto do mês é simplesmente perfeito para conhecer Orlando. Parques vazios, temperatura quente mas não tanto como julho… Ou seja, dá pra curtir os parques aquáticos e as atrações que molham e ao mesmo tempo você não torra ao meio dia, rs.

Eventos especiais:

Em abril, muitos eventos especiais que começaram nos meses anteriores continuam, como:

Maio:

Apesar de ser o mês em que se iniciam as férias escolares americanas, maio ainda é um mês tranquilo para visitar os parques. Só a temperatura que já começa a aumentar consideravelmente, deixando o passeio um pouco mais cansativo. Mas nada que bastante água, boné e protetor solar não resolvam, rs.

A partir do Memorial Day Weekend, na última semana de maio, os parques começam a encher pois começam as férias de verão americanas.

Eventos especiais:

Agosto:

Apesar de ainda ser férias escolares nos Estados Unidos, o movimento cai bastante na Disney quando começa agosto. Acontece que nos estados do sul normalmente as aulas já começam na segunda metade do mês. Por isso os pais preferem tirar férias antes (junho ou julho). Infelizmente o mesmo não pode ser dito com relação aos europeus: ingleses, franceses e espanhóis “bombam” em Orlando em agosto. Apesar disso, os parques continuam deliciosamente vazios, enchendo apenas no fim do mês, época de “fim de férias”.

Eventos especiais:

 

Setembro:

Setembro é o mês em que as aulas voltam nos Estados Unidos. Após o Labor Day (Dia do Trabalho) os parques ficam bem vazios. Pra deixar setembro ainda mais animado, é nessa época que começa a programação de Halloween. Abóboras, folhas secas e espantalhos invadem os parques, que ficam repletos de atividades especiais pra comemorar a estação do susto. O melhor disso tudo? Como o Halloween é só em outubro, as festas ficam bem mais vazias nesse mês #aproveitem.

Eventos especiais:

Comemore o Halloween americano com esses eventos:

  • Mickey’s Not So Scary Halloween Party: a festa não tão assustadora do Mickey acontece em todo o mês de setembro, aproveite! E, se você não for na festa, evite o Magic Kingdom nestes dias, já que ele fecha às 19h;
  • Universal Studios Halloween Horror Nights: o evento de Halloween mais assustador de Orlando (e um dos mais populares do país)  começa na segunda quinzena de setembro;
  • Busch Gardens Howl-O-Scream: mais um halloween assustador de Orlando, o Howl-O-Scream começa no último fim de semana de setembro, normalmente;
  • EPCOT International Food & Wine Festival: o evento gastronômico do EPCOT (focado mais no público adulto) costuma começar na terceira semana de setembro e vai normalmente até a segunda quinzena de novembro.

Importante:

Os meses de setembro e outubro são famosos pelas tempestades tropicais e furacões, tanto no Caribe quanto nos EUA. Nos últimos anos Orlando enfrentou furacões sérios nessa época. Em 2017 foi o Irma em setembro e em 2016 foi o Mathew em outubro. Os furacões atrapalham de verdade a programação na cidade. Portanto, considere esse risco, caso decida viajar nessa época do ano.

Novembro:

Novembro é um mês maravilhoso para conhecer os parques. Para começar que já na primeira semana o Magic Kingdom é enfeitado para o Natal e fica maravilhoso (minha época preferida do ano por lá). Alguns eventos especiais de Natal também começam no início do mês e, para completar, os parques estão super vazios! Maravilha né? Ainda dá para aproveitar os feriados brasileiros que rolam neste mês. Nas primeiras semanas você verá mais movimento próximo ao feriado do dia 10 (Veterans Day). Evite o Magic Kingdom, Disney’s Animal Kingdom e Universal Studios nesse fim de semana.

Evite:

O grande movimento de novembro acontece de fato na última semana do mês. É que na última quinta-feira tem o Thanksgiving (dia de Ação de Graças) e aí sim os parques ficam lotados, a ponto de eu considerar essa semana alta temporada. O que acontece é que os americanos adoram passar o Thanksgiving em Orlando. Eles aproveitam o feriado prolongado pra curtir os parques, ver as atrações de Natal e ainda celebrar em família. Para completar, até os shoppings ficam super cheios nessa época por conta da maior liquidação nacional do ano, o Black Friday, que acontece na sexta-feira após o Thanksgiving. Por esses motivos não recomendo a última semana de novembro.

Dica: caso você queira aproveitar as promoções do Black Friday durante a sua viagem, recomendo que você chegue nos Estados Unidos no dia do Thanksgiving ou um dia antes. Assim você começa a viagem pelas compras e deixa para curtir os parques na primeira semana de dezembro, quando eles voltam a ficar bem mais tranquilos.

Eventos especiais:

Em novembro começam as celebrações de Natal nos parques. Dá uma olhada no que você encontra por lá:

  • Mickey’s Very Merry Christmas Party: a festa de Natal do Magic Kingdom acontece em dias selecionados e começa na primeira semana de novembro. Neve na Main Street, parada de Natal, show de fogos da estação e cookies com chocolate quente são algumas das atrações da noite;
  • Natal no Disney’s Hollywood Studios: vários shows especiais de Natal acontecem no Disney’s Hollywood Studios a partir da 2ª semana de novembro;
  • Natal no EPCOT: o International Festival of the Holidays começa próximo ao dia 20 de novembro e é um evento gratuito de Natal da Disney;
  • SeaWorld Christmas Celebration: o evento de Natal do SeaWorld começa normalmente próximo ao dia 20 de novembro;
  • Busch Gardens Christmas Town: a cidade natalina do Busch Gardens invade o parque no fim de semana do Thanksgiving;
  • Natal nos parques da Universal: a comemoração começa na 2ª semana de novembro e inclui um show de luzes no Castelo do Harry Potter, a Parada da Macy’s, o show do Grinch e mais!
  • Wine and Dine Half Marathon: para os amantes de esportes de 2 a 5 novembro acontece a Mickey’s Jingle Jungle 5k (corrida que eu participei) e a meia maratona que encerra o EPCOT Food & Wine Festival que vai até o dia 15 desse mês normalmente;
  • Thanksgiving: veja onde comemorar o feriado de Dia de Ação de Graças aqui e dicas de compras para o Black Friday aqui.

 

Meses MÉDIOS para viajar (parques meio cheios):

 

Março:

O auge do Spring Break de 2019 acontece em março. Durante o mês inteiro, espere encontrar os parques bem cheios, estilo alta temporada: junho/julho, Halloween, Thanksgiving… Além dos parques estarem cheios, eles estarão borbulhando com estudandes universitários curtindo a “semana do saco cheio” o que dá uma sensação ainda pior nos parques. Recomendo evitar essa época.

Se você só pode viajar em março, recomendo o início do mês, quando a lotação estará moderada. Se por um lado os parques ficam muito cheios nessa época, por outro nesse mês rolam diversos eventos especiais que prometem compensar a lotação.

Eventos especiais:

Março é um mês repleto de eventos especiais. Olha só:

Veja a importância de contratar um seguro saúde para a sua viagem!

Outubro:

Outubro é um dos meses mais populares entre os americanos para se visitar Orlando. O Halloween (Dia das Bruxas) é um feriado super esperado por eles e, conforme mencionei em setembro, muitos parques fazem eventos especiais para comemorar a estação do susto. Por esse motivo os parques ficam cheios durante todo o mês.

Se você quiser participar do Halloween, recomendo viajar em setembro quando os parques estão mais vazios. Se você só puder viajar em outubro, sugiro as duas primeiras semanas do mês, que são mais tranquilas. Além disso, você pode aproveitar que muitas escolas brasileiras emendam a semana do dia 12, o que torna o período ótimo para quem tem crianças pequenas. A medida que o Halloween se aproxima o movimento nos parques aumenta. Considero as últimas semanas do mês alta temporada, e não recomendo viajar nesse período.

Eventos especiais:

Outubro é lotado de eventos especiais de Halloween, olha só:

  • Mickey’s Not So Scary Halloween Party: a festa de Halloween da Disney é ideal para quem tem crianças pequenas. Ela acontece durante todo o mês aproveite! E, se você não for na festa, evite o Magic Kingdom nestes dias, já que ele fecha às 19h;
  • Universal Studios Halloween Horror Nights: o HHN como é carinhosamente chamado pelos americanos, promete arrancar gritos até dos mais corajosos. O evento vai até o fim do mês, programe-se para visitar se tiver coragem, rs;
  • Busch Gardens Howl-O-Scream: mais um evento repleto de casas mal assombradas e sustos;
  • SeaWorld Spooktacular: durante os fins de semana de outubro o SeaWorld se transforma para o Halloween. Focado nos pequenos, esse evento tem lugares de coleta de doces (treak or treating) e outras fofuras que prometem animar o dia;
  • Legoland Brick or Treat: mais um Halloween focado no público infantil, a comemoração da estação do susto na Legoland Florida conta com treak or treating, fotos com personagens entre outros;
  • EPCOT International Food & Wine Festival: o evento gastronômico do EPCOT continua durante o mês de outuburo.

> Hotel bom e acessível na International Drive em Orlando

Dezembro:

Ao contrário do que muitos brasileiros imaginam, as duas primeiras semanas de dezembro são super tranquilas nos parques. É uma excelente época para conhecer Orlando pois as escolas brasileiras já estão de férias e os parques estão vazios, já que as férias dos americanos ainda não começaram. Além disso você aproveita os eventos especiais de Natal e ainda pode comprar os presentes de toda a família por lá. Praticamente perfeito, concordam? Rs…

Evite:

A medida que o Natal se aproxima (e com ele as holiday vacations americanas) os parques vão enchendo… A partir do dia 16 começa a alta temporada do fim de ano que vai até dia 3 de janeiro. Entre o Natal e o Ano Novo os parques atingem lotação máxima quase todos os dias. Apesar de muitos terem o sonho de “passar o Natal/Ano Novo na Disney”, eu não recomendo. Mais uma vez, momentos de alta temporada significam filas para tudo e dias mais cansativos. Para curtir a energia natalina sugiro visitar a cidade nas duas primeiras semanas do mês.

Dica: mesmo com os parques lotados você quer mesmo passar o Natal em Orlando? Então se programe para chegar por volta do dia 13 e fique até dia 25. Assim você só pega a lotação de alta temporada nos últimos dias de viagem. Da mesma forma, caso você queira muito passar a virada do ano por lá, opte por viajar dia 28 ou 29 para Orlando e aproveite os parques vazios no início de janeiro.

Eventos especiais:

Assim como outras cidades ao redor do mundo, Orlando fica repleta de eventos natalinos:

  • Mickey’s Very Merry Christmas Party: a festa de Natal do Magic Kingdom acontece até o fim de semana anterior ao Natal;
  • Natal no Disney’s Hollywood Studios: os shows especiais de Natal do Disney’s Hollywood Studios acontecem todos os dias de dezembro;
  • Natal no EPCOT: o International Festival of the Holidays continua a todo o vapor durante o mês de dezembro;
  • SeaWorld Christmas Celebration: a celebração de fim de ano do SeaWorld acontece durante os fins de semana e vai até dia 31;
  • Busch Gardens Christmas Town: a cidade natalina do Busch Gardens acontece durante os fins de semana e vai até o fim do mês;
  • Natal nos parques da Universal: a comemoração de Natal da Universal que inclui um show de luzes no Castelo do Harry Potter, a Parada da Macy’s, o show do Grinch e mais continua durante todo esse mês;
  • Legoland Christmas Bricktacular: a celebração de Natal da Legoland acontece durante o mês de dezembro e é uma ótima pedida pra quem tem crianças pequenas;
  • Véspera de Natal: caso decida visitar os parques no Natal, veja onde passar a véspera de Natal aqui;
  • Reveillon: vai passar a virada do ano em Orlando? Então veja como os parques comemoram a chegada do ano novo aqui.

Meses PÉSSIMOS para viajar (evite a todo custo):

Junho:

Em junho começam de vez as férias escolares americanas. E aí é época das famílias invadirem aos parques. Aos milhares, os americanos se encaminham para a Flórida para curtir o verão na Disney. Além do alto movimento, em junho você pega muito calor pois já estamos no auge do verão. E junto com ele vem as tempestades tropicais: chuvas intensas que podem deixar as atrações fechadas por muitas horas. Por tudo isso não recomendo visitar Orlando em junho.

Eventos especiais:

Os parques preparam um monte de eventos para a chegada das férias:

  • SeaWorld Eletric Ocean: evento de verão do SeaWorld;
  • Disney Gay Days: o evento LGBT acontece em Orlando no primeiro fim de semana de junho;

Julho:

Julho é o mês mais movimentado do ano em Orlando. Nesse período coincidem as férias escolares brasileiras, americanas e argentinas. Isso quer dizer que, além das famílias americanas (que já estão nos parques desde junho), você ainda encontrará grupos de adolescentes brasileiros e argentinos (quinseañeras) durante todo o mês. Além disso, no dia 4 de julho acontece o feriado da independência americana. Os fogos de Orlando estão entre os mais famosos do país para comemorar essa data, o que significa ainda mais gente curtindo a cidade. Por todos esses motivos, julho é considerado um mês de altíssima temporada em Orlando.

A alta temporada significa muito mais do que filas de 2 horas nas atrações mais concorridas. Como os parques ficam próximos da lotação máxima, você também encontra filas nos banheiros, restaurantes, lojinhas, é necessário chegar mais cedo para guardar lugar para as paradas e shows… Os dias, em geral, se tornam mais desgastantes.

Eventos especiais:

Em julho normalmente acontecem alguns eventos especiais na cidade como:

  • 4 de julho: comemorações especiais do dia da independência;
  • SeaWorld Eletric Ocean: a programação de verão do Sea continua por todo o mês;

Importante: se você tiver que ir a Orlando nesse mês, evite o Magic Kingdom nos dias 3 e 4 de julho. Caso queira assistir os fogos da independência, opte por ir no dia 3 ao invés do dia 4 já que os fogos especiais acontecem nesses dois dias.

Dica: para conseguir conhecer todas as atrações do parques mais populares (Magic Kingdom, Universal Studios e Disney’s Hollywood Studios) é legal planejar dois dias para visitá-los. Assim você não deixará de conhecer nenhuma atração, mesmo com as enormes filas. Outros artifícios importantes da alta temporada são os Fastpass e Express Pass que encurtam o tempo de espera nas filas.

> Chip de celular para usar nos EUA. Fique a viagem inteira conectado na internet!

>> Vai para Orlando em 2019? Se inscreva na nossa Contagem Regressiva

Espero que vocês tenham gostado desse guia de datas 2019. Decidir quando ir é uma das primeiras etapas do planejamento da viagem. Depois de decidir a época que você vai, recomendo estudar o número de dias, elaborar o roteiro e só aí comprar a passagem. Assim você sabe exatamente onde quer ir e quantos dias vai precisar.

Caso queira mais dicas sobre o planejamento de viagem, recomendo ler nosso Passo a Passo para a Disney Perfeita | 100 Dicas.

Beijos,
Nine

Gostou desse post? Você também vai adorar:

Postado por:

Nine Boianovsky

Voltar ao Topo