Guia de Bolso Gratuito | DoJeitoQueBrGosta

Furacão Irma em Orlando | Devo me preocupar? O que esperar? Como agir?


Os meses de setembro e outubro são famosos por suas tempestades tropicais na Flórida. Antigamente, não passava disso. De repente, os ventos mais fortes estão chegando na cidade: os tornados estão ficando mais comuns e, no ano passado, tivemos o Hurricane Mathew. Agora o Hurricane Irma ameaça sair do Caribe e aterrissar no estado.

Mas, eu preciso realmente me preocupar? Como me precaver com relação a esse furacão? Como ele afetará a minha viagem? Vamos responder agora a todas essas perguntas.

Fonte de imagem: www.pennco.org

A situação atual do Hurricane Irma

Hoje, dia 6 de setembro, o Hurricane Irma está passando pelo Caribe com nível 5. Os sites de previsão do tempo americanos, estimam que ele poderá chegar aos Estados Unidos e atingir a Flórida com nível 3. Se for esse realmente o caso, a situação será um pouco menos aterrorizante do que imaginamos. Digo isso pois o Matthew no ano passado foi um furacão de nível 4 e a cidade saiu praticamente ilesa do desastre natural. Mas, como estamos falando de uma condição meteorológica, o inverso também pode ser verdadeiro: ele pode não perder força e chegar na Flórida no alarmante nível 5.

Fonte de imagem: www.orlandosentinel.com

Como posso saber o que o Irma vai se tornar? Como ele pode afetar a minha viagem?

A melhor forma de se manter informado é acompanhar os sites de notícia americanos e os sites de previsão do tempo. O Orlando Sentinel, um dos melhores jornais da cidade, tem feito posts diários sobre a situação do furacão e atualizações sobre as políticas dos parques e hotéis.

Já o weather.com, meu site preferido de previsão do tempo, mostra a previsão do tempo para os próximos 10 dias. Como estamos falando de um furacão, a principal coluna a se observar é a de vento. Como vocês podem ver na imagem abaixo, pelo menos até agora o dia mais preocupante é segunda-feira, dia 11 de setembro. Os ventos chegarão a uma velocidade de 80 km/h, enquanto em dias comuns eles não passam de 25 km/h. Aliás, observando a velocidade do vento eu ficaria atenta dos dias 9 a 11, quando os ventos estão mais alterados.

O site americano explica que no dia 11 existe a possibilidade de um furacão e dá mais detalhes da condição climática para esse dia:

Fonte de imagens: www.weather.com

Como adequar o meu roteiro aos dias em que o vento estará mais forte?

Tudo depende da intensidade com que o Irma chegará em Orlando. Pode ser que ele não passe de uma ventania e pode ser que ele seja avassalador. A melhor forma de adaptar o seu roteiro é ficar em contato com os funcionários do seu hotel e acompanhar os sites de previsão do tempo.

Se estivermos falando de ventos mais tranquilos:

É possível colocar um dia de compras no Florida Mall ou The Mall at Millenia. Como os ventos fortes vem acompanhados de chuva, esses shoppings cobertos representam a melhor possibilidade de entretenimento. Também dei outras ideias do que fazer em Orlando com tempestade que poderão ser úteis.

Fonte de imagem: www.wheretraveler.com

Fonte de imagem: www.orlandoinformer.com

Se o Hurricane Irma chegar em Orlando com toda força:

Nesse caso a recomendação é não sair do quarto do hotel. Verifique com o seu hotel como será o “procedimento de furacão” do estabelecimento.

Dicas para passar esse momento estressante de forma mais tranquila:

  • Vá ao Walmart e faça compras de enlatados, lanches, água e frutas para deixar no quarto, caso você precise passar o dia por lá;
  • Se a situação do furacão for realmente grave, vale a pena encher a banheira de água. A água dos Estados Unidos é potável e vocês poderão beber essa água enquanto esperam o furacão passar;
  • Se prepare para um dia de Netflix: se você tiver levado tablets ou laptops prepare-se para um “dia de sofá no exterior”. Caso você não tenha levado, talvez até valha a pena comprar filmes e um DVD portátil no Walmart. Afinal, já que vamos passar o dia no quarto… Melhor assistir algo agradável do que ficar pensando no vento que está rolando lá fora.
Importante:

Durante o furacão não saia do seu hotel por motivo nenhum, de jeito nenhum. Os maiores acidentes nesses desastres naturais acontecem justamente no carro ou na rua. Estando dentro de um prédio seguro, você provavelmente também estará seguro. Falei sobre isso quando expliquei o que fazer em caso de alerta de tornado.

Fonte de imagem: www.lovemoney.com

O que os parques estão falando sobre o Irma?

Até agora nenhum dos parques se manifestou e, a principio, as atividades continuam normalmente. A Mickey’s Not So Scary Halloween Party segue conforme a programação normal bem como o horário de abertura e fechamento dos parques Disney, Universal e SeaWorld.

Mas fique atento:

Isso pode mudar de um dia para o outro. No caso do Matthew no ano passado os parques demoraram muito tempo para avisar que estariam de fato fechados no dia do furacão. Isso porque “um dia de parque fechado significa uma perda de milhões de dólares” conforme explicou Dennis Speigel presidente do Theme Park Tourist ao Orlando Sentinel.

Fonte de imagem: www.pinterest.com

Portanto, os parques provavelmente não se pronunciarão até que a situação esteja crítica. Como nós já estamos a par da situação, sugiro que você altere seu roteiro de viagem e coloque dias de compras de 9 a 11 de setembro. Vá acompanhando a previsão do tempo e não se arrisque: se os americanos falarem que é para ficar no hotel, fique! Eu sei que nós planejamos a viagem, gastamos tempo, dinheiro… Nossos sonhos estão ali. Mas nada é mais importante que a nossa saúde e segurança.

Relembrando…

Pode ser que o Irma seja tranquilo e não afete sua viagem. Mas, se ele for mais complicado que nós imaginamos, esteja preparado para lidar com isso. Eu estou monitorando a situação e, sempre que tiver atualizações, virei neste post contar tudo para vocês.

Fonte de imagem: www.disneytouristblog.com

Torçamos para que o Irma passe calmo e ameno pela Flórida. Aguardem atualizações.

Atualização 8 de setembro:

Status do Irma:

Começamos a sexta-feira com uma notícia razoavelmente boa: o Irma passará por Orlando na Categoria 2. Essa categoria é bem mais fraca do que a aterrorizante categoria 5 com a qual ele passou devastando o Caribe.

A má notícia é que no weather.com a velocidade do Irma na segunda-feira, dia 11, passou de 80 km/h, para 142 km/h. Definitavemente teremos um furacão na cidade. Domingo, dia 10 também passou a ser um dia crítico, com ventos de 137 km/h.

Aeroporto:

O aeroporto de Orlando vai encerrar suas atividades no sábado 9 de setembro, 17h em função do furacão Irma. As companhias aéreas brasileiras cancelaram voos que chegariam na cidade de sexta à domingo. É realmente prudente não chegar na cidade de avião em meio a um furacão, portanto considero essa atitude mais que bem-vinda.

Para aqueles que tinham voos marcados para este período as companhias aéreas estão remarcando as passagens para as próximas semanas, analisando caso a caso. Se esse for o seu caso, entre em contato com a sua companhia para ver como ficará o seu voo.

Parques:

SeaWorld Entertainment:

O SeaWorld enviou um comunicado à imprensa hoje à tarde informando sua política de furacão. Basicamente o SeaWorld, Busch Gardens e Discovery Cove ficarão fechados nos dias 10 e 11 de setembro enquanto o Aquática e Adventure Island (aquáticos) ficarão fechados dias 9, 10 e 11 de setembro

Achei o comunicado tão bacana que compartilho com vocês na integra:

Universal Orlando Resort:

A Universal já publicou em seu site oficial que também fechará os parques às 19h no sábado dia 9. Durante os dias 10 e 11 os parques da Universal permanecerão fechados, retornando às atividades normais na terça-feira, dia 12 de setembro. Vocês encontram mais informações sobre as políticas de furacão da Universal clicando aqui.

Walt Disney World:

A Disney também já se pronunciou com relação ao furacão Irma. Basicamente todos os seus parques fecharão mais cedo no sábado, dia 9 de setembro e ficarão fechados durante os dias 10 e 11 de setembro. As atividades voltam ao normal dia 12, quando o furacão tiver passado. Os parques aquáticos já estão fechados a partir de hoje, dia 8 de setembro.

Todas as pessoas que tinham reservas em restaurantes para essas datas terão suas reservas canceladas sem multa. Veja em detalhes que hora fechará cada local Disney no dia 9 de setembro:

Mickey’s Not-So-Scary Halloween Party do dia 10 de setembro:

A festa de sábado foi, obviamente, cancelada. Quem ia na festa nesse dia, pode:

  • Trocar seu ingresso para ir na festa de Halloween outro dia;
  • Trocar seu ingresso para ir na Mickey’s Very Merry Christmas Party que acontece em novembro e dezembro;
  • Trocar seu ingresso da festa por um ingresso de parque Disney para ser usado nos próximos 2 anos ou;
  • Pedir seu dinheiro de volta.

Mais informações sobre como resolver essa questão:

Minhas recomendações:

Dia 9 de setembro:

Por mais que os parques estejam abertos no sábado, dia 9, eu ficaria próximo do meu hotel. Faça coisas a pé na região em que você está hospedado e volte CEDO para o hotel. Furacão não é brincadeira. Como vocês estão vendo, a comida acaba, a gasolina acaba, o trânsito fica insano. Não tem para quê se arriscar.

Dias 10 e 11 de setembro:

Fique no seu hotel e se informe com a recepção como será o procedimento durante os dias de furacão. Recarregue a bateria dos seus aparelhos (a energia elétrica pode faltar) e encha as banheiras com água. Respire fundo e fique calmo: os americanos estão acostumados a lidar com esse tipo de situação. Em seu hotel você estará seguro, bastará sentar e esperar o Irma passar.

Estou enviando orações para que o furacão Irma passe da forma mais tranquila possível pela cidade. Continuem ligados, que assim que tiver mais novidades eu posto por aqui.

Atualização 11 de setembro:

Ele chegou. Mas, por uma “sorte” do destino, desviou para o Golfo do México antes de atingir a Flórida. Isso fez que o impacto em Miami, onde ele era esperado na categoria 5, fosse apenas categoria 3. Em Orlando, de categoria 3 ele passou para categoria 1. Por outro lado, outras cidades que amamos, como Tampa foram mais impactadas que o esperado.

Baía de Tampa com a chegada do Irma:

E, Orlando? Como ficou?

Ontem, dia 10 de setembro, o clima foi tenso para quem estava na cidade. 750 mil casas e negócios ficaram sem energia desde 18h de acordo com o jornal Orlando Sentinel. O barulho do vento era assustador e, junto com o furacão chegaram diversos alertas de tornado. O toque de recolher entrou em vigor e as pessoas se refugiaram em abrigos e quartos de hotel. Felizmente, tudo indica que não houve mortes.

Hoje, o Irma continua em Orlando, mas com força de tempestade tropical, uma situação considerada mais tranquila pelos residentes da Flórida Central. Mesmo com o novo status, a recomendação geral é que todos permaneçam em suas casas. Ainda não se sabe o estrago que o Irma pode ter causado nas ruas. Postes podem ter caído gerando riscos elétricos graves. Já é possível observar buracos nas estradas e estragos em estabelecimentos comerciais. Mas, tudo indica que o pior já passou.

Posto de gasolina de Orlando destruído com a passagem do Irma:

Estragos na I-4, uma das rodovias mais importante da cidade. Árvores caídas dificultam o trânsito na cidade:

A Universal Studios Boulevard, que dá acesso aos parques, cheia de destroços:

Alagamentos por todos os lados dificultam a locomoção em Orlando:

Fonte de imagens: Orlando Sentinel 

E agora, o que esperar?

Mesmo que o pior já tenha passado, é importante permanecer dentro de lugares fechados e seguros até que a tempestade tropical se afaste de Orlando. Se informe com a recepção do seu hotel e com as autoridades locais para ficar por dentro das próximas ações. O jornal Orlando Sentinel tem feito atualizações em sua página quase de hora em hora, é uma excelente forma de ficar informado #ficaadica.

Quando tudo volta ao normal?

É difícil dizer… O que posso adiantar é que os americanos são muito rápidos e organizados em tempos de crise. Eles possuem diversos protocolos de ação no caso de desastres naturais e já estão se movendo para amenizar a situação na cidade. Acredito que muito em breve a Orlando estará de volta em pleno funcionamento. Assim que tiver mais novidades eu volto aqui.

Beijos,

Nine

Posts relacionados:

Postado por:

Nine Boianovsky

6 Comentários

  1. Melissa -  6 de setembro de 2017 - 21:48 103832

    Nossa! Já imaginou? Um furacão nível 5 em orlando!! Q horror!!! Sabe,acompanho alguns sites sobre disney,mas só aki vi reportagem sobre o furacão irma! Deve ser mto apavorante e desesperador:vc esperando sya vida toda pela viagem dis seus sonhos e descobre q junto com vc chega lá na terra dis sonhos o pior furacão da história!!!! Por favor,continua nos informando!! Força!!!

    Responder
    • Nine Boianovsky -  5 de outubro de 2017 - 12:57 104249

      Oi Melissa,

      Ainda bem que o Irma foi mais um susto do que qualquer outra coisa em Orlando né? Pode deixar que estou sempre de olho nas notícias, toda vez que tiver algo preocupante na cidade venho aqui informar vocês. Tanto do andamento da coisa, tanto de como agir…

      Beijos,
      Nine

      Responder
  2. José Neto -  7 de setembro de 2017 - 13:35 103838

    Ótimas dicas! Muito obrigado.

    Agora tenho uma dúvida. Chego em Orlando dia 12/09, às 7:00, e o furacão IRMA está previsto para passar pela Florida até Domingo, dia 11/09. Estou indo com esposa e duas crianças pequenas, 2 e 4 anos. Então, gostaria de saber se você mora em Orlando e se saberia nos dizer como está a situação dos supermercados, estão esvaziando as prateleiras? Estão estocando alimentos?

    Responder
    • Nine Boianovsky -  5 de outubro de 2017 - 12:58 104250

      Oi José,

      Só estou vendo seu comentário hoje. A essa altura o Irma já passou (e sua viagem também). Espero que tenha dado tudo certo para vocês, graças a Deus, em Orlando o Irma foi mais um susto do que um desastre…

      Abs,
      Nine

      Responder
  3. Girlane -  7 de setembro de 2017 - 16:15 103840

    Obrigada Nine, excelente post ! Abraços

    Responder
    • Nine Boianovsky -  5 de outubro de 2017 - 12:58 104251

      Oi Girlane,

      Que bom que você gostou, fico muito feliz 🙂 !

      Beijos,
      Nine

      Responder

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão destacados.

Voltar ao Topo