Grávida na Disney – Tudo que você precisa saber
Outro dia estava conversando com uma leitora super participativa, que está planejando uma viagem pra Orlando há mais de um ano. E aí, a surpresa: ela ficou grávida no meio do caminho. O que fazer? Cancelar a viagem e remarcar pra quando o baby estiver maiorzinho? Ou aproveitar que já tá tudo planejado e apenas ir? Eu sou fã da segunda opção.
Apesar da gravidez limitar um pouco as atrações que você poderá curtir durante a viagem, eu acho que estar na Terra da Magia enquanto grávida deve ser super especial. Além de poder fazer o enxoval todinho (aguardem posts futuros/vejam dicas de concierge aqui), essa estadia na cidade será, com certeza, diferente de todas as outras. Além disso, depois da chegada do pequeno você terá que esperar um pouquinho para voltar aos EUA. Então melhor aproveitar, né?
Com as dicas abaixo tenho certeza que você vai curtir muito sua babymoon (sua “lua de mel” antes da chegada do pequeno).
Fonte de imagem: www.mickeytravels.com
Fonte de imagem: www.go-florida.com
Importante: antes de arrumar as malas e se mandar para Orlando é importante conversar com o seu médico sobre a viagem. Considere como estará o clima na cidade (tem uns gráficos bem legais aqui), o fato de que você vai andar bastante, o voo internacional, entre outros.
O médico te liberou? Então vamos às dicas que vão facilitar sua vida de gravidinha nos States:
Fonte de imagem: www.pinterest.com
No dia de parque:
Ritmo de parque: vá com calma!
Assim como quando se viaja com crianças pequenas, durante a gravidez seu ritmo de parque vai mudar. A ideia é que o passeio seja prazeroso e não absurdamente cansativo. Evite caminhar por volta de meio dia, quando o sol fica mais forte, e faça muitas pausas para banheiro (falei mais sobre isso aqui).
Quais atrações evitar:
No mapa dos parques (e nos roteiros de parque aqui do blog) você encontrará diversos símbolos ao lado das atrações. Esses símbolos indicam pré requisitos para andar na atração (como altura e considerações físicas) e acessibilidade para pessoas com deficiência (veja mais sobre os símbolos que uso no blog aqui).
Para grávidas o importante é o símbolo de considerações físicas (representado por um triângulo com um ponto de exclamação no meio). Você não deverá andar nessas atrações. Alguns parques desenham até uma gravidinha e colocam o símbolo de proibido para deixar bem claro que essas atrações devem ser evitadas por vocês.
Normalmente são atrações de maior adrenalina como montanhas russas e simuladores.
Quais atrações ir:
A boa notícia é que o Walt Disney World é um complexo “para toda a família”. Você poderá ir nos diversos shows, atrações mais tranquilas, tirar fotos com personagens, assistir as paradas, shows de fogos… Uma dica legal é ir nas atrações infantis. Praticamente todas são permitidas para grávidas.
Mesmo que você ame montanhas russas, talvez elas nem façam tanta falta durante essa visita. É que você poderá se emocionar ao andar no Dumbo, por exemplo, e imaginar que na próxima viagem estará com o seu pequeno ao seu lado. Realmente um toque de magia especial.
Fonte de imagem: site oficial Walt Disney World
Lembre-se de se hidratar:
Já falei o quanto é importante tomar muita água durante o dia de parque aqui. Mas, grávida então? A água torna-se mais importante ainda! Veja com o seu médico qual a quantidade ideal de água por dia e faça um compromisso de tomar tudinho. Uma dica legal para não esquecer da água é já sair do hotel com a sua garrafinha. Nos parques você encontrará muitas capinhas e coolers que poderão manter a água geladinha por mais tempo. Isotônicos como Gatorade e Powerade também são ótimos para te manter hidratada (verifique com o seu médico a quantidade ideal de isotônico por dia).
Fonte de imagem: www.cheapskateprincess.com
Sobre a alimentação:
Como grávidas tem muitos desejos (e coisas que elas não conseguem comer de jeito nenhum, rs), talvez seja difícil fazer reservas em restaurantes full service. A boa notícia é que tem muitos restaurantes quick service excelentes nos parques (veja os que indico no Magic Kingdom, EPCOT, Disney’s Hollywood Studios, Disney’s Animal Kingdom, Universal Studios, Islands of Adventure e SeaWorld).
Aproveitando que você estará “comendo por dois” por que curtir os snacks? Veja os lanchinhos deliciosos que recomendo nos parques Disney aqui, parques da Universal aqui e SeaWorld aqui.
Importante: se estiver fazendo acompanhamento nutricional, veja quais desses lencinhos o nutricionista aprova.
Fonte de imagem: www.everclevermom.com
Dia a dia:
Pausa no dia de parque:
Se o dia de parque estiver muito cansativo para você, considere voltar para o hotel. Assim você tira um cochilo, toma um banho e volta para o parque no fim do dia pronta para as atrações noturnas. Parece muito trabalhoso ir no hotel e voltar mas, acredite se quiser, você se sentirá renovada.
Que roupas usar:
Use as roupas mais confortáveis que você tiver. Dependendo do calor, seus pés podem inchar, portanto leve opções de tênis bem larguinhos e confortáveis.
Uma dica legal é usar um cinto de maternidade. Ele dará uma sustentação melhor a sua coluna e te ajudará a aguentar as muitas horas em pé (andando, nas filas…).
Fonte de imagem: www.morningdovephoto.com
Leve em consideração a qualidade do seu sono:
Está usando um travesseiro de grávida aqui no Brasil? Então talvez seja interessante usar um também durante a viagem. Ao invés de levar daqui (e sacrificar um espaço gigante da sua mala), você pode comprar um baratinho no amazon para usar durante a viagem (e depois deixar por lá). Outra possibilidade é tirar o enchimento e trazer só a “fronha” na mala. Assim você pode levá-lo em uma costureira quando chegar aqui e pedir para encher de novo.
Fonte de imagem: www.popsugar.com
No roteiro de viagem:
Alguns parques tem mais atrações de aventura (como Universal, Islands e Busch Gardens) e provavelmente não terão tantas atrações sem restrições. Dê prioridade aos parques Disney (Magic Kingdom, EPCOT, Disney’s Hollywood Studios e Disney’s Animal Kingdom) e SeaWorld no seu roteiro.
Considere colocar mais dias “de folga” no seu roteiro de viagem. Escolha menos parques e deixe mais dias livres para atividades que não exigem tanto do corpo como parques aquáticos e passeios diferentes (com I-Drive 360). Ao tirar um “dia de folga” dos parques temáticos, você terá muito mais energia para encarar mais um parque no dia seguinte. Além disso é legal separar uns dias extras para compras. Afinal, você tem muita coisa para comprar para o seu baby, rs.
Fonte de imagem: www.essentialbaby.com.au
Momentos únicos e especiais:
Que tal comprar as primeiras “Mickey Ears” do seu pequeno durante a viagem? Você ainda pode mandar bordar o nome do baby e usar as orelhinhas como decoração no quartinho. Aliás, coisas fofas de materinade é o que não falta em Orlando, aproveite!
Outra ideia legal é fazer o seu ensaio de grávida por lá. Imagina que demais? Existem diversos fotógrafos profissionais em Orlando.
Não quer pagar um ensaio? Então tire uma “magic shot” com um fotógrafo Photopass dos parques Disney. Com certeza eles tem várias poses especiais para fazer com as gravidinhas que estão por lá.
Fonte de imagem: www.wdwradio.com
Fonte de imagem: www.pinterest.com
Fonte de imagem: www.wanderingindisney.com
E aí, gostaram das dicas? Espero que sim ?. Acho que o mais importante é respeitar o seu corpo e essa fase da vida do casal. Afinal de contas, uma nova família está se formando. Aproveitem cada segundo dessa experiência única em Orlando. Logo logo o baby estará junto, curtindo a Terra da Magia em família.
Beijos,
Nine
Fonte de imagem de capa: www.diz-abled.com
4 Comentários
Amei as dicas , uma divida posso passar no raio X do aeroporto normalmente ?
Olá Synai,
Tudo bem? Como a sua pergunta é bem específica, “consultei os universitários” rs.
De acordo com o Baby Center (veja aqui) a energia dos raios utilizados no Raio X dos aeroportos é bem baixa e não deve fazer mal algum ao bebê.
O TSA (órgão de segurança) dos EUA, também confirma que o Raio X não deve afetar grávidas. Mas ele continua dizendo que, caso você não se sinta segura para passar pelo Raio X, pode falar que está grávida e pedir outro tipo de verificação (pat-down) onde uma policial mulher verifica através do tato se você não está entrando com algo ilícito na área de embarque (veja a matéria completa aqui). Assim você evita passar pelo detector de metais, caso não queira fazê-lo.
Espero ter ajudado 🙂
Beijos,
Nine
Ahhh que demais!!! Simplesmente adorei todas as dicas!!! Eu só fiquei com uma dúvida qnto ao seguro viagem, para grávidas tem que ser algum especial?
Bjos Nine!!
Oi Ju,
Que bom que você gostou do post 🙂 . Mais um inspirado nas nossas conversas 😀 . Então, o seguro de viagem (assim como qualquer outro) possui limitações com relação ao que ele cobre e o que ele não cobre com relação às grávidas. Minha dica é: antes de fechar o seguro verifique a apólice e mostre para o seu médico. Assim vocês poderão avaliar juntos a cobertura e ver se aquele seguro se encaixa ou não às suas necessidades.
No mais, acredito que você não terá maiores preocupações. Acredito que a viagem será incrível 🙂
Beijos,
Nine