Guia de Bolso Gratuito | DoJeitoQueBrGosta

St. Patricks Day em Nova York | 17 de março


É muito legal quando estamos no exterior e conseguimos pegar uma comemoração local. Na Grécia consegui assistir a comemoração de Agyos Dyonisius e em Nova York já tive a sorte de pegar o Saint Patricks Day. Confesso que não marquei a viagem pensando no feriado: apenas aproveitei a época. É que o clima por lá é delicioso em março: frio mas não tanto quanto no inverno. Além disso, naquele ano o carnaval caiu nessa época e juntei o útil ao agradável.

Qual não foi minha surpresa ao chegar na Big Apple e descobrir diversas lojas e hotéis enfeitados com trevos e duendes verdes? Pois é, foi aí que descobri que estaria na cidade durante o feriado de Saint Patricks que, até então, eu mal conhecia. Decidi aproveitar a oportunidade e descobri tudo que rolava na cidade por conta dele. Quero compartilhar o que encontrei para que vocês também possam curtir esse feriado irlandês.

st-patricks-day-em-nova-york-dicas

Fonte de imagem: www.timeout.com

nova-york-em-marco-dicas

Fonte de imagem: www.resortrentals.com

O que é o Saint Patricks Day

Na verdade o feriado comemora a morte do Saint Patrick, um monje britânico que viveu lá no século X e que é considerado o responsável por levar o catolicismo à Irlanda. Nos EUA, o feriado comemora ainda os imigrantes irlandeses e suas tradições. Por isso vemos nas ruas muitos símbolos desse país como duendes verdes, trevos da sorte e as cores verde, laranja e branco: cores da bandeira irlandesa.

feriado-saint-patricks-day-em-nova-york-marco

Fonte de imagem: www.nyctrip.com

Saint Patricks Day em Nova York:

Na celebração nova-iorquina acontece uma parada, festa pelas ruas e uma concessão: apenas nesse dia é permitido consumir bebida alcoolica nas ruas. Pra completar o feriado acontece bem no meio do Spring Break, um mês onde acontecem as férias de primavera dos americanos. O resultado? O Saint Patricks Day é uma verdadeira festa, quase um carnaval, repleto de jovens, bebida e muita música.

st-patricks-day-feriado-ny-marco-dicas

Fonte de imagem: www.radixjournal.com

A parada:

A maior atração do feriado para nós, visitantes, é a parada de St. Patricks Day. Diversos soldados vestidos com trajes típicos irlandeses, bandas marciais, gaitas de fólio, cavalos, bombeiros, sociedades históricas e crianças desfilam pelas ruas de Nova York para homenagear o Saint Patrick e a tradição norte americana-irlandesa da cidade.

A parada, que começou no início do século XX, já se tornou a maior parada de Saint Patricks do mundo! Ao total são 150 mil pessoas envolvidas normalmente no evento. Já deu pra imaginar como é legal, né?

nova-york-mes-de-marco-dicas

Fonte de imagem: www.theepochtimes.com

st-pattys-day-em-nova-york-dicas

Fonte de imagem: www.historythings.com

Horário:

A parada começa às 11h da manhã e, normalmente, vai até umas 17h. É que ela passa por diversos pontos turísticos da cidade, como a 5a Avenida e o Central Park.

Dicas para assistir: para nós, turistas, o legal é aproveitar um pedacinho da parada, ouvir um pouco da música e curtir o movimento dos espectadores. Aliás essa é uma das minhas partes preferidas: adoro ver o pessoal vestido nas cores de Saint Patricks, todos os adereços que eles usam… A empolgação de famílias inteiras vestidas para homenagear o feriado é muito diferente. Só isso já vale uma passada pela parada.

17-de-marco-nova-york-dicas

Fonte de imagem: www.nj.com

dicas-nova-york-primavera

Fonte de imagem: www.ibitimes.com

nova-york-saint-patrics-feriado-como-e

Fonte de imagem: www.irishcentral.com

Trajeto:

O pulo do gato para conseguir assistir ao evento é incluir uma visita a um dos locais em que a parada passa no dia 17 de março. Ela começa na 44th Street indo em direção à 5a Avenida. Lá ela passa pela St. Patricks Catedral e segue até a 79a Street. O desfile termina na American Irish Historical Society na 80a Street.

st-patricks-parada-caminho-ny

Fonte de imagem: www.timeout.com

desfile-parada-de-saint-patricks-em-nova-york

Fonte de imagem: www.travelandleasure.com

Minha experiência: peguei um pedacinho da parada enquanto ela passava ao lado do Central Park. Foi demais! Adorei assistir o movimento e ainda comprei uns colarezinhos de Saint Patricks pra entrar na brincadeira, rs. Foi uma comemoração rápida: em seguida continuamos com o roteiro do dia. Mas valeu muito a pena ter curtido um pouquinho do feriado irlandês na Big Apple.

st-patricks-day-pessoal-nine

Fonte de imagem: Acervo pessoal Nine Boianovsky

Outros eventos:

Claro que, além da parada, diversos eventos especiais acontecem na cidade no dia 17. Entre eles estão os pub crawls, as paradas em outros bairros (como Brooklin e Queens, apresentações de dança celta entre outros. Clique aqui para ver tudo que rola na cidade durante o feriado.

Posso dizer uma coisa? Mesmo se você não se programar para ir nos eventos especiais de Saint Pattys, o feriado vai te encontrar, rs. Praticamente todos os bares da cidade se enfeitam para o dia e a animação certamente chega às ruas, especialmente a medida que vai anoitecendo. Aliás, se você não gosta desse tipo de festa, é melhor programar uma noite tranquila no dia 17, em restaurantes distantes dos pontos movimentados como a Times Square.

feriado-jovem-com-bebida-irish-nova-york

Fonte de imagem: www.lovingnewyork.com.br

É isso. Muita coisa legal pra comemorar a vida de um santo, né? Espero que vocês tenham gostado das dicas. E, já que estarão na cidade nessa época, não deixem de ver as cerejeiras que estão começando a desabrochar… São simplesmente incríveis!

Beijos,
Nine

Fonte de imagem de capa: www.bustle.com

Postado por:

Nine Boianovsky

2 Comentários

  1. Milena -  15 de janeiro de 2018 - 12:33 105811

    Oi Nine, estamos chegando em NY dia 15/03 e vamos embora dia 21/03. Vamos pegar o desfile no dia 17/03. Quanto tempo é válido permanecer no desfile? O que podemos fazer depois (passeios)??
    Beijos

    Responder
    • Nine Boianovsky -  17 de janeiro de 2018 - 16:50 105835

      Oi Milena,

      Tudo bem? Tudo vai depender do que vocês curtem :). Eu fiquei só um tempinho na parada (coisa de 30 minutos) e depois continuei minha programação. Como eu estava próxima ao Central Park, e ao Museu de História Natural, depois da parada fomos para lá 🙂

      Mas fica a critério de vocês! Dá para passear pelo Central Park também, ir ao Met…

      Beijos,
      Nine

      Responder

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão destacados.

Voltar ao Topo