Hora do microfone: Magic Kingdom
19 de março de 2015 em: Orlando e DisneyComentei com vocês nesse post aqui que é legal aproveitar o trajeto para o parque e contar algumas histórias e curiosidades da Disney. Para isso vai servir essa “categoria”, Hora do Microfone, pra vocês conhecerem a história dos parques e se inspirarem pra contar tudinho pra turma de vocês. Como guia eu aprendi o tanto que é importante saber a história dos lugares que vamos visitar. Assim damos mais valor a aquilo que estamos vendo, sabem? Isso se aplica para qualquer viagem (Europa, EUA….). Procure saber a história do lugar antes de visitá-lo e você verá o que estou querendo dizer ?.
No dia de Magic Kingdom eu aproveitava o caminho e minha “hora do microfone” (um dos meus momentos favoritos, rs) pra contar como surgiu a Disneylândia (na Califórnia), já que o Magic Kingdom foi criado a sua imagem e semelhança. É que hoje em dia é super fácil a gente chegar lá, ver aquele império e pensar: claro, um parque de diversões que é um mundo! Mas na época que o Walt criou a Disneylândia lá na década de 50 não era bem assim: ele foi completamente inovador, criou algo que não existia e transformou o mundo do entretenimento para sempre. Olha só:
Criação da Disneylândia
…Nesse momento da história Walt já tinha um estúdio, o Walt Disney Productions que funcionava nos arredores de Los Angeles (em posts futuros vou contar “como tudo começou”). O estúdio era um sucesso: seu primeiro longa – Branca de Neve – bateu records de bilheteria e os estúdios Disney já eram famosos por todos os Estados Unidos. Ainda assim, sobrecarregado com problemas de trabalho Walt vivia estressado. Um médico então recomenda que ele encontre um hobby. Uma das grandes paixões da vida de Walt eram os trens que, segundo ele, o transportavam para todos os cantos de sua imaginação. Pensando nisso decidiu construir miniaturas de trens como hobby. Criou então um trem que cabia uma pessoa por vagão e colocou-o em trilhos de 1 km que davam a volta em sua casa. Certo dia o trem descarrilhou e o projeto foi abolido pelas mulheres Disney – sua esposa Lilian e duas filhas Diane Marie e Sharon Mae.
Surge então a ideia de fazer um trem rodeando os estúdios Disney. Esse passeio de trem seria aberto à visitação e os passageiros poderiam assistir aos cartunistas trabalhando e criando a magia Disney. Em frente ao estúdio Walt pensou em colocar ainda um parque de 16 acres com área para piquenique e estátuas dos personagens Disney. Walt, inovador e criativo que era, se apaixonou por sua ideia. No entanto, quando foi conversar com seu irmão Roy, a cabeça financeira da empresa, ela foi negada: para implementar custaria muito caro, poderia atrapalhar o trabalho dos cartunistas e ainda daria margem à concorrência de ir lá, visitar o estúdio e “roubar” suas ideias. Roy acrescentou ainda que Walt não entendia nada de engenharia nem do mercado de turismo. Para ele o projeto era completamente inviável e estava fadado ao fracasso.
Ainda assim Walt era persistente e não desistiu. Criou a WED (Walter Elias Disney) Enterprises, sem nenhuma ligação com os estúdios Disney e começou a trabalhar. Para essa nova empresa ele chamou os funcionários mais criativos do estúdio e passou a chamá-los de Imageneers – uma mistura de “imaginadores” e engenheiros. Walt passou a se encontrar diariamente com esse grupo. Lá ele contava todos os seus sonhos que os Imageneers traziam para a realidade em forma de desenhos e maquetes.
Quando os desenhos ficaram completos Walt foi atrás de financiamento, já que ainda assim Roy se recusava a financiar o empreendimento, que agora levava o nome de Disneylândia. Ele encontrou financiamento junto à rede de TV americana ABC que mais tarde viria a fazer parte da Walt Disney Company. Junto com a ABC Walt desenvolveu um programa chamado Disneylândia (1954) aonde, entre outras coisas, ele contava para a América como seria o seu parque.
Em 17 de julho de 1955 finalmente abre o parque Disneylândia próximo a Los Angeles, Califórnia com o custo total de US$ 5.4 milhões de dólares. Mais tarde só a atração Splash Mountain do Magic Kingdom custaria 5 vezes isso.
É legal saber essa história né? Em imaginar que o Walt Disney, já famoso, criador do Mickey e da Branca de Neve foi atrás de empréstimo diversas vezes para criar seu parque: que foi um sucesso absoluto. É por isso que eu digo: ele é uma insipiração incrível pra todos nós! Sou apaixonada por uma frase sua que diz: if you can dream it, you can do it! “Se você pode sonhar, você pode realizar”. Realmente, Walt nos mostrou isso ?.
Bom, passada essa parte emocional, rs, e como surgiu o Walt Disney World?
Surgimento do Walt Disney World
A Disneylândia se tornou um sucesso! E junto com o sucesso chegaram as cadeias de hotéis e comércio que tomaram toda a área em volta do parque. Isso chateou o Walt pois sua imaginação nunca parava e a Disneylândia ficou sem espaço para crescer. Foi então que surgiu a ideia ousada de criar um outro parque, aliás, não só um parque, mas um complexo, um “mundo” da Disney, aonde Walt pudesse oferecer o melhor do serviço Disney também nos hotéis e lojas.
Começa então a busca por algum lugar nos EUA que tivesse clima agradável por todo o ano, terras a bom preço e muito espaço livre. Em uma dessas buscas Walt encontra a Flórida e seu terreno pantanoso. O governador da Flórida fica lisonjeado com o interesse de Walt e não perde tempo em oferecer-lhe um mundo de regalias: se ele construísse seu empreendimento aqui teria direito a uma área só sua em que ele poderia controlar a polícia, os bombeiros, tudo. Seria sua própria cidade. Walt se apaixonou por essa ideia e decidiu se instalar na Flórida na cidade de Orlando.
Para não levantar suspeitas no mercado, juntou vários compradores anônimos e começou a comprar terras nas redondezas de Orlando que eram marcadas com uma placa: empty lot. Quando a mídia descobriu o que Walt estava aprontando já era tarde: ele já era proprietário de uma área que, mais tarde, foi chamada de Lake Buena Vista e atualmente compreende 121,7 km2 sendo 70 km2 construídos e 25 km2 reservados à preservação ambiental.

Walt e Roy com o então governador da Flórida, Haydon Burns, no dia em que foi anunciada a construção do Walt Disney World.
Seu primeiro parque, Magic Kingdom, foi inaugurado em 1 de outubro de 1971. Infelizmente Walt faleceu de um ataque cardíaco em 15 de dezembro de 1966 um ano antes do início das construções do parque. Em pensar que ele nem chegou a conhecer esse mundo pelo qual você logo logo passeará de carro. Que coisa incrível né?
E aí? É ou não é uma boa forma de começar seu dia no Magic Kingdom? Saber a história é importante também para explicar algumas coisas que vocês verão no parque!
Espero que vocês tenham gostado (e se apaixonado) pela história desse parque e da perseverança de Walt, que lutou pra criar esse mundo mágico que hoje nós podemos visitar.
Beijos,
Nine
Fonte de imagens: www.history.com, www.designingdisney.com, www.wikipedia.com, www.hkdlsource.com, www.startedbyamouse.com, www.flickr.com e www.galleryhip.com

















