Guia de Bolso Gratuito | DoJeitoQueBrGosta

Passaporte Brasileiro | Passo a passo para garantir o seu!


ATUALIZAÇÃO: esse post foi atualizado pela última vez em outubro de 2017. Aproveite!

__________________________________________________________

O passaporte é a sua carteira de identidade no exterior. Portanto, se você pretende fazer uma viagem internacional é imprescindível ter um passaporte. Em poucas palavras: sem ele você não sai do país. Por isso hoje, vou te ensinar um passo a passo de como retirar seu passaporte e poder realizar a tão sonhada viagem ao exterior.

Fonte de imagem: www.nydailynews.com

Passaporte: o 1º passo em direção a realização do seu sonho de conhecer o exterior

Que delícia que você está organizando uma viagem para o exterior! Porque claro, se você está pesquisando sobre passaporte é porque o sonho de conhecer outro país está quase se realizando! E o 1º passo para fazer a viagem dos sonhos é ter os documentos necessários para tal. O passaporte é um deles. Como sei que o processo para retirar passaporte, apesar de simples, assusta num primeiro momento, decidi fazer o post de hoje com um passo a passo para ter esse documento em mãos. Vocês vão ver: parecer complicado mas não tem erro.

Importante:

Caso sua viagem seja para os Estados Unidos, também será fundamental tirar um outro documento: o visto. Com esses dois documentos em mãos você poderá começar de fato a planejar a sua viagem: comprar a passagem, reservar hotéis, pensar no roteiro de viagem

Fonte de imagem: www.shutterstock.com

Mas afinal o que é o passaporte?

O passaporte é o nosso documento internacional, nossa carteira de identidade  que vale no mundo todo. Ele tem um formato “livrinho” justamente por conta dos países que exigem vistos (uma autorização para visitar determinado país). Cada visto é “colado” em uma página do passaporte. Também é nestas páginas que os países informam que você esteve por lá, através de um carimbo com a data de chegada. Quanto mais viagens ao exterior você fizer, mais carimbos no passaporte você terá.

Fonte de imagem: www.thepassportpros.com

Como eu consigo um passaporte?

O passaporte deve ser feito na Polícia Federal e normalmente possui validade de 10 anos. Vou explicar o passo a passo para sua retirada abaixo.

Mas fique ligado:

Mesmo que você já tenha passaporte não pule esse post! Verifique se ele se encontra válido até pelo menos 6 meses após a data de retorno de sua viagem. Caso não esteja, será preciso retirar um novo passaporte novo. Aliás, isso é legal comentar com vocês: ao contrário do que a gente imagina, a gente não renova o passaporte. Toda vez que fazemos o procedimento na Polícia Federal a gente tira um passaporte completamente novo, diferentemente do visto, que é apenas renovado.

Portanto, se você tem um passaporte prestes a vencer, terá que seguir os mesmos passos abaixo.

O procedimento que vou explicar é para a retirada de passaporte comum para brasileiros. Caso você deseje retirar um outro tipo de passaporte (passaporte diplomático por exemplo) deve seguir os procedimentos indicados no site da Polícia Federal (abaixo).

Importante: se você for retirar passaporte para menores, veja mais sobre a autorização de viagem, clicando aqui.

1º passo: Entrar no site da Polícia Federal

A primeira coisa que você deve fazer é entrar no site da Polícia Federal na parte sobre requerimento de passaporte: http://www.pf.gov.br/servicos-pf/passaporte/requerer-passaporte

2º passo: preencher o formulário eletrônico de solicitação e agendamento no site da Polícia Federal

Para esse passo é necessário ter em mãos:

  • Identidade;
  • Título de eleitor;
  • Passaporte anterior (caso tenha);
  • Documento que comprove quitação com o serviço militar obrigatório (homens).

Clique no item 2 do site da Receita para começar a preencher seu formulário de requerimento de passaporte. Se você vai retirar passaporte para todos da sua família, será importante fazer esse procedimento individualmente para cada um dos membros da família. Afinal, cada pessoa tem seu passaporte, né? Mesmo as crianças.

como-emitir-novo-passaporteO formulário é simples, você deverá colocar seus dados pessoais, documentos e informações complementares.   como-emitir-novo-passaporte-2

Por fim você escolherá o local de atendimento colocando sua cidade. É neste lugar que você irá retirar seu passaporte. Portanto, na hora de escolher o ponto, avalie a distância da sua casa, estacionamento, etc.

como-emitir-novo-passaporte-3

Se você alguma dúvida sobre o preenchimento do formulário pode ligar no número 194 ou mandar um email para: faleconosco@dpf.gov.br

3º passo: pagar a GRU

A solicitação de emissão do passaporte vai gerar uma GRU (Guia de Recolhimento da União), que deverá ser paga no prazo estabelecido. Será necessário levar o comprovante de pagamento da GRU no dia do seu atendimento.

4º passo: agende o Atendimento

Clique aqui para agendar o seu atendimento. Poderão ser agendadas até 6 pessoas de uma só vez. Reuna os formulários da sua família e marque apenas uma visita para todos.como-agendar-passaporte-entrevista

 Para realizar o agendamento será necessário colocar o número do CPF, do protocolo de requerimento (que você imprimiu juntamente com a GRU) e a data de nascimento de cada requerente. Após, você deverá selecionar o posto de atendimento de sua preferência.

como-tirar-passaporte-no-brasil-brasileiro


5º passo: separe os documentos necessários

Antes do dia agendado você já deverá organizar os documentos que serão levados no posto da Polícia Federal no dia. Esses documentos devem ser todos os originais, são eles:

  • Carteira de identidade, para os maiores de 12 anos;
  • Certidão de casamento: caso  o seu nome tenha sido alterado por motivo de casamento ou divórcio será necessário levar a certidão de casamento com as devidas alterações. Como não se “renova” o passaporte, e sim tira-se um novo, não importa há quantos anos essa mudança ocorreu: será necessário mostrar a certidão com as devidas alterações para a retirada do passaporte. O mesmo acontece se o nome tiver sido alterado judicialmente: será necessário levar a certidão de nascimento com o nome original. Veja mais sobre isso aqui.
  • Título de Eleitor e comprovantes de que votou na última eleição (dos dois turnos, se houve). Na falta dos comprovantes você deverá levar uma declaração da Justiça Eleitoral de que está quite com as suas obrigações eleitorais, ou justificativa eleitoral.
  • Documento que comprove quitação com o serviço militar obrigatório, para os requerentes do sexo masculino.
  • Comprovante de pagamento da GRU (mais informações acima).
  • Passaporte anterior (caso tenha). Atenção: caso a pessoa não leve o passaporte anterior deverá pagar a taxa em dobro a não ser que este tenha sido roubado. Então não se esqueça de levar o seu.
  • CPF do requerente
  • Formulário de autorização de viagem para menores de 18 anos: veja qual dos 3 tipos de autorização você gostaria de colocar no passaporte do seu filho(a) e imprima o formulário correspondente. Saiba tudo sobre isso clicando aqui.

Fonte de imagem: www.sheknows.com

Fonte de imagem: www.direitosbrasil.com

6º passo: entrevista

Com os documentos em mãos você e todos de sua família deverão comparecer ao ponto de atendimento da Polícia Federal no dia escolhido. Seu dia na Polícia Federal será super simples: primeiro você vai mostrar os documentos a um fiscal. Com tudo em ordem, este vai te dar uma senha para o atendimento. Todos da família serão atendidos juntos. Basicamente esse segundo fiscal vai:

  • Conferir novamente os documentos;
  • Cadastrar as suas digitais
  • Tirar a foto (que constará no documento). Então #ficaadica de ir arrumadinho, afinal essa foto te acompanhará por 10 anos, rs.

Pronto! Com isso feito, seu passaporte deverá ficar pronto em 10 dias.  Você deverá voltar lá pessoalmente (com a sua identidade) para retirá-lo.

o-que-fazer-para-tirar-passaporte

Fonte de imagem: www.gurl.com

7º passo: buscar seu passaporte

Depois de aproximadamente 10 dias (você será informado do prazo no dia da “entrevista”) você deverá voltar a esse mesmo local para retirar o novo passaporte. Cheque se as informações estão corretas e então assine o documento. Pronto! Agora você já pode viajar para o exterior.

 

Viu? Parece complexo mas não tem erro! Basta seguir esse passo a passo e pronto: documento em mãos. E, com seu passaporte em mãos, caso você vá para os EUA, já poderá começar o processo de retirada do visto.

Passaporte em mãos, pés no mundo! Boa viagem!

Beijos,

Nine

Se você gostou deste post, também vai adorar:

Fonte de imagem de capa: Google

Postado por:

Nine Boianovsky

5 Comentários

  1. Regina -  6 de agosto de 2014 - 17:53 32

    Está bem explicadinho…

    Responder
  2. Yasmin -  9 de março de 2015 - 13:33 4948

    Nine, estou ENCANTADA pelo seu site, é tudo tão explicado e organizado! Gostaria de saber se na entrevista precisamos demonstrar algum tipo de domínio sobre alguma língua estrangeira. A questão é que pretendo levar minha mãe para passar uns dias no exterior mas ela não fala inglês, como funciona nesses casos?
    Agradeço desde já.

    Responder
    • Nine Boianovsky -  10 de março de 2015 - 11:49 4972

      Oi Yasmin,

      Que bom que você está gostando do blog, fico SUPER feliz 😀 ! Então, acho que você está confundindo um pouco dois documentos que você precisa tirar para a viagem internacional: o passaporte e o visto. Nesse post eu falei sobre o passaporte, que você tira na Polícia Federal aqui do Brasil. Para tirar o passaporte não tem entrevista, você apenas vai no local selecionado, faz os procedimentos e recebe o passaporte. Tipo assim, você não tem que “ser autorizada” como no visto.

      Já o visto é um documento que te permite entrar nos Estados Unidos. Farei um post em breve explicando o passo a passo para fazê-lo (fique de olho aqui no blog). Esse sim tem uma entrevista no consulado ou embaixada antes de ser autorizado. Olha, acredito que você não terá problemas com o fato da sua mãe não falar inglês. O que eles mais se importam por lá é com as pessoas que tiram o visto e imigram ilegalmente para os EUA (ou seja, passam a morar lá). E muito menos com o fato de você saber ou não a língua.

      Na hora da entrevista de vocês fale para ela explicar que não fala inglês e, caso o agente consular não fale português, ele chamará outra pessoa que fale português para fazer as perguntas a ela 🙂 .

      Deu pra entender? Espero ter ajudado!

      Beijos,
      Nine

      Responder
  3. Monique -  8 de outubro de 2017 - 10:16 104312

    Nine faça um posto explicando como é a permissão do visto

    Responder
    • Nine Boianovsky -  23 de outubro de 2017 - 17:40 104586

      Oi Monique,

      Você fala sobre como tirar o visto? Já tem, é só clicar aqui 🙂

      Beijos,
      Nine

      Responder

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão destacados.

Voltar ao Topo