Temperatura e Clima em Nova York | Aproveite ao máximo cada estação


Por incrível que pareça, Nova York se transforma a cada estação do ano. A temperatura por lá faz toda a diferença, não só no clima, mas no tipo de passeio que você consegue fazer naquela época do ano. Por isso mesmo decidi compartilhar com vocês quais variações climáticas tem maior impacto na viagem, gráficos para interpretar cada uma delas e dicas do que fazer na cidade em cada estação do ano. Assim vocês poderão aproveitar ao máximo a cidade!

Fonte de imagem: www.corsi-di-inglese.com

A temperatura faz toda a diferença em Nova York:

A primeira coisa em que penso quando começo a organizar uma viagem para Nova York é no clima. Como a cidade possui clima temperado, muitos brasileiros não sabem o que esperar do tempo de Nova York. E realmente, para nós, que moramos em um país tropical, o clima da Big Apple mais parece uma caixinha de surpresas.

Os problemas que o clima pode gerar nos desavisados:

Para piorar a situação, se você não embarcar preparado, poderá enfrentar sérios problemas durante a viagem. Se for inverno e você não tiver roupas adequadas, poderá passar frio, o que te levará a gastar uma pequena fortuna em casacos, gorros e cachecóis. O mesmo pode acontecer se você levar roupas muito quentes para uma viagem durante o verão, quando a temperatura chega a 30ºC.

O lado bom das mudanças de temperatura:

Claro que, não precisa se desesperar. Enquanto o clima pode surpreender viajantes desavisados, ele também traz um monte de atrações especiais, atreladas àquela estação do ano. Ou seja: além de estar  preparado com as roupas adequadas, ao conhecer as informações abaixo você ainda poderá deixar a sua viagem ainda mais especial.

Fonte de imagem: www.jeepneyjinggoy.com

O clima em Nova York durante o ano:

Para que a informação do clima seja realmente útil nos preparativos da sua viagem, é necessário saber interpretar os dados. Por isso, decidi te levar passo a passo pelas planilhas de previsão do tempo, mostrando a utilidade de cada informação no preparativo da viagem:

1º passo: temperatura média mês a mês

Fonte de imagens: www.holiday-weather.com

Com esse primeiro gráfico já temos uma ideia da temperatura que nos espera em cada mês. Indico olhar esse gráfico antes mesmo de comprar a passagem. Entenda o porquê:

  • Se você não tem roupas de frio: talvez seja mais interessante conhecer a cidade de junho à setembro, quando as temperaturas se assemelham as do Brasil e você não terá que gastar com um “super enxoval” de viagem.
  • Se você sonha em ver a neve: talvez seja interessante viajar de dezembro a fevereiro, meses em que é comum nevar na Big Apple.

Percebem? Dependendo do que você espera da viagem o clima poderá ser um dos fatores decisivos para escolher a melhor época para você conhecer Nova York.

 

2º passo: temperatura máxima e mínima

Fonte de imagens: www.holiday-weather.com

Uma vez que você escolheu o mês que deseja ir é muito importante ver esse gráfico e analisar a temperatura máxima e mínima da data escolhida. Essa informação vai ser fundamental na hora de arrumar a mala e, até, de escolher os passeios.

Olha só alguns exemplos:

  • Meses de frio: em fevereiro, a máxima é 7ºC. É frio, mas não se compara com a mínima de -3ºC. A sua mala deverá estar sempre preparada para enfrentar a mínima. E, deverá ter uma peça curinga “mais fresquinha” caso você chegue lá e pegue um clima mais ameno, próximo à máxima.
  • Meses de calor: já no verão, a máxima e mínima podem significar um look de viagem totalmente diferente. Olhe junho por exemplo: 27ºC são ótimos para vestidinhos fresquinhos, bermudas e camisas de meia manga. Já os 17ºC, a temperatura mínima que você poderá enfrentar lá neste mês, requer calça jeans, um casaco e, talvez, até uma pashmina dependendo do vento.

 

3º Passo: média de chuva mês a mês

Fonte de imagens: www.holiday-weather.com

A chuva é outro fator climático que afeta, e muito, a viagem para Nova York. Muitos dos passeios por lá são feitos a pé, seja pela Times Square, pelo Central Park ou até mesmo fazendo compras no Woodbury Outlets.

Por esse motivo, sugiro evitar meses como abril e maio, quando a probabilidade de chuva chega à 50%. Se você deseja viajar para Nova York na primavera, opte por março ou junho, quando a média de dias com chuva é menor.

4º passo: horas de sol

Fonte de imagens: www.holiday-weather.com

Outra coisa que nós, brasileiros, mal consideramos mas que faz uma super diferença na viagem, são as horas de sol que você terá durante o dia. Nós, acostumados com o clima tropical, imaginamos que sempre vai escurecer por volta das 18h, como aqui no Brasil.

Mas a verdade é que se você viaja para Nova York entre novembro e fevereiro, por exemplo, terá dias super curtos, com apenas 6 horas por dia de sol. Menos horas de sol significam menos horas para passear na rua, menos horas para fazer os programas ao ar livre e muitas horas noturnas, rs.

Para quem está indo para a Big Apple curtir as baladas, Broadway, shows, bares e restaurantes, esse cenário pode até não ser ruim… Entretanto, se você deseja aproveitar ao máximo a cidade, ir a Nova York em junho ou julho quando você terá quase o dobro de horas de sol por dia é muito mais interessante. Durante esses meses de verão é comum o sol se pôr às 21h. Ou seja: seu dia parece ter 400 horas e você consegue fazer muitas coisas a mais do que em dias em que o sol se põe às 16h40.

Fonte de imagem: www.wallpaperhd.com

Como aproveitar a cidade em cada estação do ano:

Deu para perceber como cada um dos fatores climáticos faz toda a diferença na sua viagem, né? Isso dito, uma das maiores vantagens de Nova York é que, independente da data escolhida, você encontrará programas especiais que só podem ser feitos naquela estação. Muitas vezes esses programas especiais fazem até valer a pena viajar em determinada época. O outono, por exemplo, é um dos períodos mais especiais da cidade para mim. Explico o motivo logo ali embaixo :).

Vamos ver então como é Nova York em cada uma das estações?

Fonte de imagem: www.pinterest.com

Nova York no inverno:

  • Meses: dezembro a março
  • Média de temperatura: 2 a 9ºC
  • Horas de sol: 6
  • Principal atrativo: neve

O inverno não é uma das minhas épocas preferidas para se visitar a cidade. Apesar da neve deixar a Big Apple como um conto de fadas, o frio é realmente muito intenso. Além disso, tem o risco das nevascas que podem te prender dentro do hotel por vários dias. Isso, inclusive, já aconteceu com diversos amigos meus que decidiram passar o Ano Novo na cidade. Uma viagem de 7 dias acaba se tornando de 4 por conta das nevascas que não são tão raras quanto imaginamos.

Passeios:

Isso dito, claro que o inverno nova-iorquino tem seu lado bom. As decorações de Natal e os shows especiais da estação como o Radio City Spectacular, por exemplo, são bons motivos para conhecer a cidade nesta época. Patinar no gelo no Rockefeller Center e curtir o Bryant Park Winter Village também são atividades que você só consegue fazer durante o inverno.

Fonte de imagem: www.dicasnewyork.com.br

Fonte de imagem: www.pinterest.com

O que não pode faltar na mala no inverno:

  • Luvas, gorro e cachecol;
  • Roupas térmicas para usar debaixo da roupa (compro aquelas usadas para esquiar);
  • Bota;
  • Casaco pesado.

Fonte de imagens: acervo pessoal Nine Boianovsky

Nova York na primavera:

  • Meses: março a junho
  • Média de temperatura: 11 à 22ºC
  • Horas de sol: 9
  • Principal atrativo: flores

A temperatura da primavera é uma das minhas preferidas. Ainda faz um frio gostoso quando comparamos aqui com o Brasil e, ao mesmo tempo, não tem o frio de cortar os ossos do inverno, rs. O dia já tem várias horas de sol, o que propicia passeios deliciosos pela cidade. Cidade que, por sinal, está deslumbrante com a chegada das flores. Parques, canteiros, lojas… Tudo vibra com as cores da primavera. A única desvantagem desta época é realmente a chuva, que atrapalha os passeios ao ar livre.

Passeios:

Um dos passeios mais legais para se fazer na primavera é admirar as cerejeiras. Essas árvores tem uma beleza inacreditável e deixam o Central Park ainda mais bonito. O clima mais quente já permite o passeio pela Brooklyn Bridge que é quase impossível no inverno por conta do vento gelado. E claro, para os fãs de esporte a primavera trás as playoffs da NBA e o início da temporada de Baseball. Nova York é uma cidade muito ligada a esportes, assistir uma partida por lá é uma experiência e tanto.

Se você der sorte, poderá pegar o St Patricks Day, um feriado irlandês bastante divertido.

Dica: uma forma de evitar os possíveis dias de chuva é programar passeios em lugares fechados como os museus da cidade: Museu de História Natural, MoMa, Guggenheim e Metropolitan Museum of Art (Met).

Fonte de imagem: www.blog.keenobby.com

Fonte de imagens: www.timeout.com

Fonte de imagem: www.pinterest.com

O que não pode faltar na mala na primavera:

  • Casaco de frio, luva e gorros: porque você nunca sabe se vai chegar uma frente fria. Especialmente se você viaja no início da primavera é bom ter, pelo menos um kit de inverno de reserva, para não passar frio.
  • Guarda-chuva ou capa de chuva;
  • Roupas mais fresquinhas: caso o clima fique gostoso.

Fonte de imagem: acervo pessoal Nine Boianovsky

Nova York no verão:

  • Meses: junho a setembro
  • Média de temperatura: 20 à 25ºC
  • Horas de sol: 11
  • Principal atrativo: festivais a céu aberto e sol

Ah… O verão! A vibe de verão em Nova York é uma das mais gostosas: os parques lotados de gente tomando sol, caminhões de sorvete espalhados pelas ruas, um sol maravilhoso que custa a se pôr e aquele eterno clima de “férias de verão”. Sem dúvidas é uma das melhores épocas para nós, brasileiros, visitarmos a cidade, já que não exige aquisições extras de guarda-roupa.

Apesar de maravilhoso, o verão tem um probleminha na minha opinião: o calor! Já estive na cidade em agosto e puxa, fica até difícil caminhar nas ruas sob aquele sol “torrante”, rs. Além de passar o dia suando, o calor deixa tudo mais cansativo. Ao final do dia me sentia muito mais cansada do que nos meses de outono e primavera quando o clima está mais gostoso. Para quem deseja conhecer Nova York no verão recomendo os meses de julho e início de julho, quando o calor não é tão intenso.

Passeios:

O verão é um dos meses com mais coisas para se fazer em Nova York! Ele é perfeito para passeios ao ar livre como ir à Estátua da Liberdade e passear de bicicleta no Central Park. Aliás, aproveitar o passeio no Central Park para fazer um piquenique é uma ótima pedida. Ah, não se esqueça do biquíni: tem várias praias que estão a apenas um metrô de distância de Manhattan. Você também pode aproveitar a piscina na cobertura do seu hotel para se refrescar.

No verão a cidade também fica fervilhando com festivais a céu aberto, feirinhas e shows de verão #delícia. Aliás, se você estiver por lá no dia 4 de julho não pode perder a festa da independência americana, é demais!

Fonte de imagem: www.wnyc.org

Fonte de imagem: www.weddingwire.com

Fonte de imagem: www.newyork.com

O que não pode faltar na mala no verão:

  • Casaquinho leve: apesar do calor os museus, restaurantes e lojas tem ar condicionado forte;
  • Roupa de banho;
  • Roupas fresquinhas para curtir o calor;
  • Óculos de sol

Importante: nem todos os restaurantes e shows permitem a entrada usando shorts. Considere isso na hora de se vestir para o passeio do dia. Outra coisa: independente do calor, não use rasteirinhas ou chinelos. Primeiro porque a chance de alguém pisar no seu pé é grande, rs. Depois porque eles machucam os pés e prejudicam os outros dias de viagem. Experiência própria: passei um dia inteiro de rasteirinha em Nova York para nunca mais, rs.

Fonte de imagem: acervo pessoal Nine Boianovsky

Nova York no outono:

  • Meses: setembro a dezembro
  • Média de temperatura: 9 à 20ºC
  • Horas de sol: 7
  • Principal atrativo: folhagem avermelhada

O outono é uma das épocas mais perfeitas para se visitar Nova York na minha opinião. É uma das épocas do ano em que menos chove, o clima já está friozinho para usarmos nosso arsenal de inverno mas nada absurdo como o inverno. Se você viaja em outubro ainda pega a cidade enfeitada para o Halloween, um feriado americano super divertido.

Passeios:

Para mim, a coisa mais incrível de estar em Nova York no outono é ver a folhagem avermelhada da estação. Sério, é uma das coisas mais lindas que já vi na vida! É possível curtir essa folhagem tanto em Manhattan, quanto fazendo um passeio de carro pelo Hudson Valley, uma experiência inesquecível.

Se você for em novembro, ainda pega as comemorações de Thanksgiving, o Dia de Ação de Graças. Tem uma parada super especial que acontece na cidade e é transmitida para todo o país (veja 6 dicas para curtir a parada). No dia seguinte ainda acontece o Black Friday, maior liquidação dos Estados Unidos… É, o outono é realmente uma das épocas campeãs para se conhecer a Big Apple.

Fonte de imagem: www.keenhduchoc.vn

Fonte de imagem: www.businessinsider.com

Fonte de imagem: www.timeout.com

O que não pode faltar na mala no outono:

  • Casaco, luva e gorro: especialmente se você for em novembro quando já é bem frio para os nossos padrões;
  • Bota;
  • Roupas térmicas: especialmente se você for friorento como eu, rs.
  • Roupas normais: caso você dê sorte e o frio não apareça durante a sua viagem.

Fonte de imagens: acervo pessoal Nine Boianovsky

Espero que vocês tenham gostado de conhecer melhor o clima de Nova York. Deu pra ver como a temperatura, as chuvas e as horas de sol fazem diferença durante a viagem, né? E claro, também foi possível perceber que dependendo da estação você encontra uma Nova York diferente. Espero que com essas informações vocês consigam fazer a melhor escolha de época de viagem e, caso já tenham comprado as passagens, tenham descoberto a melhor forma de aproveitar a estação da visita de vocês.

Qual a sua estação preferida em Nova York? Me conte ☺. Deixe também um comentário me falando se você gostou desse post. E lembre-se de nos seguir nas redes sociais, Facebook, Instagram e YouTube.

Se você gostou desse post provavelmente também vai adorar:

 

Beijos,

Nine

Postado por:

Nine Boianovsky

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão destacados.

Voltar ao Topo