Guia de Bolso Gratuito | DoJeitoQueBrGosta

Estados Unidos como é a chegada | Imigração, desembarque e alfândega


Você planejou sua viagem, pensou no roteiro, alugou carro, reservou hotel… E agora ela chegou! Mas assim que você chega no país, bate aquela insegurança: você já ouviu falar que antes de ser aceito no país é necessário passar pela imigração. Também já ouviu falar da alfândega americana… Isso sem contar toda a novidade de estar em um país completamente novo e desconhecido. Começa dar um frio na barriga: o que será que vai acontecer agora?

É para acabar com esse mistério que estou aqui ☺. Vou explicar em 3 etapas o que acontece assim que o avião toca em solo americano. Dessa forma vocês saberão o que esperar do momento de chegada e não terão mais que ficar com todo esse receio, apenas com a expectativa boa da viagem que está prestes a começar ☺.

Fonte de imagem: www.intoday.in

1º Saindo do avião

Conforme comentei com vocês no vídeo com 4 dicas para voo internacional, na hora de sair do avião é muito importante verificar se você não se esqueceu de nada. Ao sair da aeronave você vai andar um pouco pelo aeroporto até chegar na imigração. Só depois de passar pela imigração é que você terá sido, de fato, aceito pelos americanos e estará no país.

Algumas dicas para o trajeto entre o avião e a imigração:

  • Passe no banheiro: porque você não sabe quanto tempo a fila da imigração vai levar. E uma vez na fila é complicado sair dela. Então, uma pausa preventiva para banheiro poderá deixar a espera bem mais agradável
  • Tome água: sempre encontramos bebedores ao lado dos banheiros nos EUA. A água nesse momento é importante pelo mesmo motivo do banheiro: não sabemos quanto tempo de fila vamos enfrentar… Isso depois de um voo longo internacional. Melhor se hidratar e garantir uma espera mais agradável

Dei também uma dica rápida que vai economizar seu tempo na chegada aos EUA, no meu canal do YouTube. É uma dica simples mas que pode economizar até 1 hora de espera na tal fila da imigração. Olha só:

2º A imigração (Border Protection):

A imigração é um momento sério eu diria o mais sério da viagem. É aonde a entrada nos Estados Unidos, pode ser permitida ou negada. Por esse motivo uma postura séria é fundamental. Apesar de ser um momento sério não é preciso ficar nervoso. Basta saber como se portar. A primeira coisa é que é expressamente proibido fotografar e filmar nesse ambiente. Também evite chegar falando alto e fazendo brincadeirinhas, eles não gostam.

Você entrará no saguão da imigração e verá a fila com os diversos guichês. A primeira coisa é se certificar que seu formulário está preenchido corretamente. Depois você poderá se encaminhar, juntamente com a sua turma à fila destinada a não residentes (non residents). Durante a fila procure ordenar seus documentos: os passaportes devem estar em mãos e fora de capas. De acordo com as leis americanas passageiros viajando sem a família deverão passar sozinhos pelos guichês de imigração. Familiares poderão se dirigir juntos ao balcão.

Fonte de imagem: www.latinousa.org

O momento da decisão…

O procedimento no balcão de imigração é bem simples e lembra o vivido para a retirada do visto: você terá de responder algumas perguntas como o motivo da viagem, quantos dias ficará no país, quanto dinheiro está levando entre outros. Lembre-se que os oficiais de justiça e estão acostumados a lidar com estrangeiros, fique calmo e dará tudo certo. Se você tem dificuldade com a língua inglesa dei algumas dicas super úteis para este momento aqui.

Ele pedirá também os passaportes acompanhados do formulário de alfândega (customs) preenchido durante o voo. Em algum momento você fará o processo de “four print” de coleta das impressões digitais assim como fez para a retirada do visto. Depois o oficial vai tirar uma foto sua com a webcam. Esse procedimento será repetido com todos da família. Pode ser que o ele não ocorra nessa ordem ou exatamente dessa forma. Independente disso eles são extremamente sérios e profissionais, não há com o que se preocupar.

Após o procedimento ter sido feito com todos da família ele devolverá os passaportes carimbados juntamente com o formulário de alfândega. E aí sim você poderá dizer: cheguei!

Bem-vindo aos Estados Unidos da América ☺!

Fonte de imagem: www.estrategiaynegocios.net

3º Na esteira de bagagem:

Ao sair da imigração você será direcionado às esteiras de bagagem. Procure a esteira indicada com o número do seu voo e retire as malas.

Dica: antes de pegar as malas é legal fazer outra pausa para banheiro, especialmente se a espera na imigração tiver sido muito longa. Digo isso pois assim que vocês pegarem as malas estarão com as mãos cheias. E aí provavelmente vão retirar o carro alugado e só vão no banheiro novamente chegando no hotel.

Fonte de imagem: www.swedavia.com

4º Saída do desembarque e passagem pela alfândega (customs):

Com todas as malas em mãos você deverá se dirigir à saída do desembarque. Aqui, com passaporte em mãos você deverá passar por um último agente da alfândega americana. O formulário azul (customs) pode tanto ter sido entregue na imigração, quanto ser solicitado aqui: na saída do desembarque. O oficial poderá perguntar com quem você está viajando ou quem fez sua mala, por exemplo. E aí ele vai te dirigir para a saída: sem verificação de bagagem ou com verificação.

Caso a sua bagagem seja verificada, fique tranquilo. Eles só querem se certificar que nenhuma substância ilegal está ingressando no país. É importante lembrar que perecíveis, produtos agrícolas, produtos não industrializados, animais, drogas etc, são proibidos pela aduana americana.

Você encontra a lista completa de itens proibidos no site da alfândega americana.

Fonte de imagem: www.nydailynews.com

Pronto! Assim que você passar pelo oficial da alfândega vai chegar no saguão do aeroporto! Uhuuuuu sua viagem está começando! Agora é a hora de pegar o carro alugado e ir para o hotel.

Apesar do cansaço da viagem, é uma sensação indescritível essa chegada nos EUA. É tudo tão lindo, colorido… Nunca me esqueço da sensação que tive da primeira vez que pisei no país, lá em 1998. A magia já começa aqui: as férias dos sonhos finalmente chegaram ☺!

Fonte de imagem: www.visitbrisbane.com.au

Viram só? Parece um bicho de 7 cabeças mas não é: ao sair do avião é fundamental ver se não esqueceu de nada. Depois, uma passadinha no banheiro e bebedouro antes da fila da imigração. Assim que chegar pegue a fila de não residentes e se comporte de forma séria: nada de brincadeiras e fotos. Tire os passaportes das capas e fique calmo: responda as perguntas do oficial e bem-vindo aos Estados Unidos. Depois basta pegar as malas, passar pela alfândega e comemorar: suas férias estão começando!

Beijos,
Nine

Fonte de imagem de capa: www.travelandleisure.com

Se você gostou desse post também vai adorar:

Postado por:

Nine Boianovsky

8 Comentários

  1. Carmem -  21 de setembro de 2017 - 04:46 103993

    Nine.
    Confesso que estou preocupada com essa imigração. Já viajei para outros países, mas para os EUA é a primeira vez. A preocupação é o inglês que não sei nadaaaa, só o basiquinho. Vou com minha filha de 4 anos e o pai dela.

    Responder
    • Nine Boianovsky -  5 de outubro de 2017 - 13:26 104264

      Oi Carmem,

      Tudo bem? Olha, eles só querem saber se você vai imigrar ilegalmente para os EUA ou não. Portanto, como você vai apenas para turismo, não tem com o que se preocupar. Dei algumas dicas de frases para usar nesse momento aqui. De toda forma, eles estão acostumados com turistas brasileiros que não falam inglês. Em último caso peça um tradutor. Acredito que vá dar tudo certo 😉

      Beijos,
      Nine

      Responder
  2. Larissa -  23 de setembro de 2017 - 19:30 104028

    Bom oq eu gostaria saber é q meu pai ele teve um AVC ele anda etc.. Mas não consegue andar distâncias muito longas como a cadeira de rodas dele só vai poder pegar quando for pegar as malas como q faremos para sair do avião e ir até a imigração?
    E TB gostaria de saber como q fazemos em conexões ou se pegamos um vôo direto?

    Responder
    • Nine Boianovsky -  5 de outubro de 2017 - 13:29 104265

      Oi Larissa,

      Tudo bem? Então, se você solicitar a assistência da cadeira de rodas desde o voo aqui no Brasil, terá uma cadeira de rodas esperando por ele na chegada aos EUA, assim que sairem do avião. Mas isso deve ser solicitado com a sua companhia desde o Brasil.

      Com relação a conexões, você faz a imigração no primeiro ponto de chegada nos EUA. Então se você faz conexão em Dallas, por exemplo, vai fazer a imgiração em Dallas antes de pegar o voo para Orlando. Com relação às malas, você normalmente tira da esteira, passa pelo Customs, e coloca em outra esteira, onde ela vai para o avião local que vai te levar até Orlando 😉

      Deu para entender?

      Beijos,
      Nine

      Responder
  3. jessica -  15 de outubro de 2017 - 22:07 104458

    nine to com o certo medo da imigraçao tenho 25 e ano que faço 26 e vou em setembro, vou começa a pós -graduçao devo levar a declaração caso eles pense que va de forma ilegal mesmo com visto, passagem de ida e volta e hotel como forma de confirmaçao?

    Responder
    • Nine Boianovsky -  23 de outubro de 2017 - 18:01 104599

      Oi Jessica,

      Tudo bem? Olha, eles estão acostumados a receber turistas brasileiros. Caso você se sinta mais segura levando a declaração da pós, leve. O importante é você ficar calma e demonstrar seus vínculos com o Brasil 😉 . Você vai ficar sozinha em Orlando? Não tem problema que seus amigos cheguem em outro voo, eles só querem saber com quem você estará e o que você estará fazendo 😉

      Abs,
      Nine

      Responder
  4. Tales -  16 de outubro de 2017 - 23:59 104470

    Oi Nine.
    Estou com bastante medo dessa imigração. Vou sozinho pra Orlando em Abril. Será que terei problemas por não ter companhia comigo? Sou solteiro, mas tenho emprego fixo no Brasil, imóvel, etc.

    Responder
    • Nine Boianovsky -  8 de novembro de 2017 - 15:50 104861

      Oi Tales,

      Olha, o que eles querem é impedir que pessoas entrem no país e permaneçam por lá ilegalmente. Como você tem emprego, imóvel, etc, acredito que não terá maiores problemas.

      Abs,
      Nine

      Responder

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão destacados.

Voltar ao Topo