Guia de Bolso Gratuito | DoJeitoQueBrGosta

Central Park – imperdível qualquer época do ano


Dando uma pausa hoje nos nossos posts diários de Disney, rs, decidi falar um pouquinho sobre Nova York. Já estive na cidade várias vezes e posso dizer que um dos meus passeios favoritos (e também de muitos brasileiros) é ir dar uma volta no Central Park. Aliás, considero essa a melhor forma de começar o roteiro da cidade (aguardem posts futuros).

O parque, que faz parte da ilha de Manhattan (um dos “bairros” de NY), foi planejado, bem como o resto da ilha. Inaugurado em 1857, ele abriga atualmente 843 acres de jardins bem cuidados, caminhos, lagos… Mas para os moradores da cidade ele significa muito mais que isso. Como Nova York é a cidade mais populosa dos Estados Unidos (só Manhattan tem em média 1.6 milhões de habitantes) não sobram muitos espaços para o verde. Quem já esteve na cidade vai se lembrar dos imensos arranha-céus e ruas lotadas de carros e táxis! Mas árvores? Você vê algumas pelas calçadas. Por isso o Central Park é o lugar escolhido pelos locais para relaxar, respirar um “ar puro” e esquecer um pouco da correria da “cidade que nunca dorme”.

central-park-dicas-para-brasileiros

 

Para nós, visitantes, o parque significa um passeio super agradável, onde é possível ver esquilos (que brasileiro não ama?), arte de rua e performances incríveis. Para mim, uma das coisas mais legais do parque é poder ver ao vivo vários lugares já conhecidos pelas telinhas como o local da fonte do Friends (#amo), o Zoológico de Madagascar, as áreas do parque que aparecem em Hitch, Enchanted, Maid in Manhattan e mais inúmeras cenas de séries como Sex and the City, Gossip Girl, Friends…

Não é à toa que o parque foi escolhido como cenário de tantos filmes e séries: os jardins são deslumbrantes, os lagos e pontes lindos e o skyline de Manhattan ao fundo deixa a cena toda ainda mais surreal: você realmente se sente passeando dentro de um filme. Outra coisa super legal do passeio no Central Park é que, na minha opinião ele pode (e deve) ser feito em qualquer época do ano. Ao contrário de passeios como a Estátua da Liberdade (que eu recomendo conhecer apenas no verão, veja aqui), o parque fica cheio de vida 365 dias por ano! E o mais incrível: a cada estação é como se você conhecesse um parque novo, rs. Como eu moro em Brasília e tenho apenas duas estações (seca e chuva) eu adoro visitar cidades de clima temperado, onde você encontra vegetação e atividades diferentes em cada época do ano. Olha só o que eu recomendo fazer no parque em cada estação:

central-park-NY-dicas-como-conhecer

 

Primavera

Já que agora começa a primavera nos Estados Unidos decidi começar por ela. O legal de visitar o parque nessa estação é que ele está voltando a ficar verdinho. Você ainda pode pegar um restinho de neve, mas as árvores e flores começam a tomar vida. Pode ser que esteja um pouco frio, mas não tanto, a ponto de deixar o passeio desagradável. O legal é aproveitar esse clima ameno pra andar por lá tranquilo, sem destino.

Melhores atividades:

  • Alugar um barco na Loeb Boathouse: dar uma volta de barco no lago central do parque é muito coisa de filme né? A Boathouse fica aberta de abril a novembro e considero o auge da primavera a melhor época pra fazer esse passeio, já que o tempo ainda está agradável.
    Dica: depois da volta de barco que tal tomar um chá no café da Boathouse? Super coisa de filme (quem lembra daquele, Maid of Honor?)
  • Apresentações de rua: na primavera voltam a acontecer as apresentações com os artistas de rua com músicos, dançarinos, patinadores, grupos de comédia. Esse tipo de atividade é mais comum aos fins de semana, então se você quer ver, programe-se para ir ao Central Park em um desses dias.

central-park-em-cada-estação

Nine-Boianovsky-dicas-central-park

O parque fica lindo na primavera! Os detalhes em verde no look são porque nesse dia estavam comemorando St. Patricks Day (um feriado “irlandês”) cujas cores são verde e branco ?

 

Verão

No verão o parque está a mil! Com o calor de 40º que invade a cidade, as pessoas não tem muita opção de onde ir para relaxar: ou ficam no ar condicionado, ou vão pro parque curtir um piquenique, rs. E é isso que grande parte dos moradores e visitantes fazem. Nos fins de semana então, se você estiver por lá, vai se encantar com a quantidade de gente e atividades que elas conseguem fazer por lá. Outra coisa maravilhosa dessa estação são os jardins: repletos de flores eles estão, na minha opinião, em sua época mais linda! O mais agradável do passeio ao Central Park no verão é aproveitar a sombrinha tranquila da copa das árvores. Porque vou falar pra vocês: o sol na cidade não é brincadeira, rs. Prepare-se para sentir o seu couro cabeludo queimando durante os passeios a pé pelas ruas da metrópole. O lado positivo são os dias longos (escurece só lá pelas 22:00h) e o céu incrivelmente azul que contrasta com os prédios da cidade. Aproveitar o Central Park é um dos meus programas favoritos para se fazer na cidade durante o verão.

Melhores atividades:

  • Piquenique: é uma ótima forma de curtir os imensos jardins do parque, aproveitar o dia de verão e ainda fazer um programa super “americano”, concordam? Um dos melhores lugares para isso é o Sheep Meadow ao sul do parque e o Great Lawn ao norte.
  • Eventos culturais: durante o verão acontecem inúmeros eventos culturais, festivais de música, concertos, apresentações… Entre elas está o Sheakspeare in the Park que acontece no Delacorte Theater, localizado na parte central do parque.

dicas-Nova-York-passeio-central-park-verão

dicas-Nova-York-verão-Nine-Boianovsky

Eu e minha roomie de Harvard, Jess, curtindo o parque (e o calor) no verão, rs…

 

Outono

Ahhh, o outono é mágico nesse parque. Tá vendo como ele é versátil né? Rs… A agitação e o calor passam e você fica com a calma e as folhas laranja-avermelhadas caídas por todos os lados. Há quem diga que essa é a época mais linda do Central Park de todo o ano. E realmente, a visão é de tirar o fôlego. A grama ainda está verde, mas a copa das árvores vai dando lugar à folhagem encantadora de outono. O vento já começa a aparecer, mas nada que deixe o passeio desagradável.
Só tem um porém de visitar o parque nessa época: conseguir pegar as folhas caídas, rs. É que isso acontece em um período rápido (coisa de 2 semanas). Pode ser que você chegue lá no outono e ainda encontre muitas árvores verdinhas (já aconteceu comigo), ou então que você chegue lá e as folhas todinhas já tenham caído, e tchau tchau cara de outono, rs. Vou fazer um post depois contando um passeio que fiz para ver as folhas de outono que valeu super a pena (elas são realmente incríveis).

Melhores atividades:

  • Visitar o zoológico: como não está tão quente (nem tão cheio), acho o outono a época ideal pra ir conhecer o famoso zoológico do parque ?.

dicas-viagem-New-York-central-park

dicas-Nova-York-Outono-Central-Park-Nine-Boianovsky

Quando eu fui a NY no outono as copas das árvores não estavam todas laranjas… Mas pelo menos já tinha muitas folhas pelo chão, o que já deixa o parque incrível ?

 

Inverno

E você tá achando que no inverno o Central Park perde sua graça? Que nada! São 843 acres de pura Winter Wonderland. As pistas de patinação do gelo ganham vida (já vi competição infantil rolando por lá, a coisa mais fofa), os bonecos de neve aparecem aqui ou lá… Na minha opinião o Central Park no inverno é ainda mais “cara de filme” (#EsqueceramdeMimfeeelings, rs). O mais gostoso do passeio nessa época, além de ver a neve (que eu sou facinada), é aproveitar o passeio enquanto toma um chocolate quente. Essa é a minha forma preferida de curtir o parque no inverno ?.

Melhores atividades:

  • Tomar chocolate quente;
  • Fazer um boneco de neve (“você quer brincar na neveeee?” Rs…);
  • Patinação no gelo: tem dois principais ringues no parque, o Lasker ao norte e o Wollman em mid-town (o que aparece no filme Serendipity). Como chegar: Lasker Rink – pegue o trem 2 ou 3 até a estação Central Park North/ 110 Street. Depois ande no parque em direção ao sul. Para o Wollman pegue a linha N, Q ou R com a 5a Avenida e depois ande no parque na direção noroeste (essa é minha parte favorita do Central Park).

dicas-NY-estações-inverno

dicas-Nova-York-inverno-central-Park

Gente não repara a mochila e o tênis, essa viagem foi depois do meu ICP (janeiro de 2007), tem quase 10 anos! Rs, dá um desconto no look ?

 

dicas-NY-inverno-outono-verão-primavera-Nine-Boianovsky

Nova-York-NY-Central-Park-o-que-fazer-Nine-Boianovsky

Essa foto não foi no inverno, foi no início da primavera. Mas como estávamos tomando o amado chocolate quente no parque, decidi compartilhar com vocês ?

 

Para todas as estações:

Tirar muitas fotos! Rs, um dos meus programas preferidos no parque #confesso, rs.

Viram como ele é um programa para todas as horas? Mais informações no site oficial do parque (clique aqui). Pretendo fazer um outro post com as minhas rotas favoritas pra passear por lá e sobre os meios de transporte (carruagens, bicicletas, etc). Mas a verdade é que, onde quer que você esteja dentro dessa imensidão, será difícil não se encantar. Nesse vídeo aqui vocês conseguem ter uma visão geral do parque e tudo que ele tem pra oferecer (clique em  “legenda” no canto inferior direito para ver as legendas em português):

Quem aí já foi ao Central Park? Qual a época preferida de vocês pra estar por lá?

Beijos,
Nine

Fonte de imagens: acervo pessoal Nine Boianovsky, www.nyhabitat.com, www.wnyc.org, www.guillaumegaudet.photoshelter.com, www.centralpark.com e www.andrewpokos.com

Postado por:

Nine Boianovsky

4 Comentários

  1. Fabi -  30 de maio de 2015 - 09:15 6966

    Nine, sempre muito obrigada! Adorei a dica do hotel e da localização! Vamos mesmo para nova york! Ebaaaaa! Rsrsrs e adivinha? Na volta, vamos dar uma passadinha básica na …….. Disney! Iupy! Bjs fabi

    Responder
    • Nine Boianovsky -  31 de maio de 2015 - 11:12 7024

      Oi Fabi 🙂

      Que bom que eu pude ajudar!!! E nossa, Nova York com Disney é uma delícia (já fiz esse roteiro algumas vezes). Bom que tem diversão pra todo mundo 😀

      Se tiver mais alguma dúvida é só falar! Estou animada que vou poder te ajudar a organizar mais viagens, rs 😉

      Beijos,
      Nine

      Responder
  2. Fabi -  10 de maio de 2015 - 10:37 6592

    Nine! O que vc acha de nova york em outubro? O clima é bom? Vc tem alguma indicação de hotel ou melhor local para ficar hospedado? To pensando em ir com a família. Será que as meninas vão gostar? Algumas amigas falaram que não .duvida! Sr beijos Fabi

    Responder
    • Nine Boianovsky -  11 de maio de 2015 - 12:54 6618

      Oi Fabi,

      Eu adoro Nova York em outubro. Já é bem friozinho (15º, 10ºC) mas eu particularmente amo um friozinho para poder usar os casacos de inverno, rs. Principalmente as árvores e o Central Park ficam incríveis nessa época.

      Hospedagem: gosto de ficar próximo à Times Square (42 a 45 com 6 e 7 avenida) porque vou pra lá todas as noites e com o hotel próximo dá pra ir a pé. Tem alguns acessíveis na região (gostei muito do Belvedere que tinha uma micro cozinha pra preparar o café da manhã, já que por lá é difícil os hotéis oferecerem café da manhã). Vou fazer um post com mais detalhes sobre isso 😉

      Passeios para fazer com crianças: acho que elas vão amar! Não é Disney, rs, mas tem tanta coisa legal pra fazer com as crianças na cidade… Começando pelo passeio no Central Park que é ótimo! Depois tem as lojas de brinquedo que são uma atração a parte como a FAO Schwartz da 5a avenida e a Toys ‘R’ Us da Times. O Museu de História Natural é super interativo, um passeio cultural e interessante pra elas. Tem também os musicais da Broadway da Disney que, apesar de serem em inglês, acho que elas vão amar pelos efeitos especiais e história já conhecida 😀 . Isso é só um pouquinho do que a cidade tem pra oferecer 😉 (também vou fazer um post sobre isso).

      Resumindo: acho que vale super a pena e acredito que vocês vão adorar 🙂

      Beijos,
      Nine

      Responder

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão destacados.

Voltar ao Topo