Outono em Nova York – folhas avermelhadas
Conforme já comentei com vocês aqui, adoro viajar para Nova York em diferentes estações e ver o tanto que a cidade muda ao longo do ano. Depois de ter visitado a Big Apple nas 4 estações, cheguei a conclusão que as minhas preferidas são a primavera e o outono. Primeiro porque não está nem insuportavelmente quente (verão) nem um frio congelante (inverno). Além disso, adoro as surpresas que a mãe natureza prepara nas estações intermediárias: na primavera somos brindados com as cerejeiras e encontramos uma Nova York super florida. Já no outono a cidade nos reserva uma folhagem amarelo-avermelhada de tirar o fôlego. É sobre o outono que quero conversar com vocês hoje.
Amo o clima mais friozinho dessa estação, #casacos e principalmente a vegetação incrível! E olha, não sou só eu que adoro a folhagem de outono: todo o leste americano é invadido nessa época do ano por turistas querendo ver mais de perto as folhas amarelas, laranjas, vermelhas… Esses turistas são tão característicos que receberam o apelido de “leaf peepers”, os “espiões de folhas”.
Se você está planejando uma viagem à cidade nos meses de setembro, outubro ou novembro, vale a pena se planejar para pegar a vegetação de outono. Pode parecer besteira mas, realmente, é uma das coisas mais lindas que eu já vi! Quer ver só?
Fonte de imagem: acervo pessoal Nine Boianovsky
Fonte de imagem: www.shobeiransariphotography.com
Fonte de imagem: www.isadorasorensen.wordpress.com
Fall Foliage – a vegetação de outono
O que é, afinal a vegetação de outono e por que ela é tão especial? Bom, acontece que no hemisfério norte existem muitas árvores e plantas que, durante o seu ciclo anual, passam por uma renovação completa de folhas. Essa renovação (que acontece normalmente no inverno), começa no outono com a queda das folhas antigas e termina com o nascimento das novas folhas na primavera.
O que torna esse ciclo especial para nós é a cor que a folhagem atinge no outono (final de sua vida), antes de cair completamente. Amarelo, laranja, vermelho, roxo, preto, rosa e vinho são algumas das cores que preenchem as copas das árvores durante essa estação. O resultado é encantador: milhares de árvores com as copas alaranjadas cobrindo parques e montanhas. Essa beleza natural é que tem atraído turistas (leaf peepers) não só nos EUA mas também no Canadá, Europa e até Japão.
Fonte de imagem: www.onhudson.typepad.com
Quando consigo ver a vegetação de outono em Nova York?
Por se tratar de um fenômeno da natureza é muito difícil prever quando exatamente a mudança das folhas estará no seu pico. Apesar da estação abranger setembro, outubro e o início de novembro, durante esse período as árvores passam pelos seguintes estágios:
- Início: quando as folhas ainda estão verdinhas;
- Começo da mudança: quando as folhas ficam amarelas;
- Meio da mudança: as folhas ficam (em sua maioria) laranjas;
- Próximo ao pico: as folhas ficam em tons de laranja escuro/ avermelhadas;
- Pico: as folhas ficam vermelhas;
- Próximo à queda: as folhas atingem um tom de vinho e caem das árvores.
Fonte de imagem: www.annestrebinger.org
Fonte de imagem: www.nature.org
Como cada árvore é diferente, é super difícil chegar no Central Park, por exemplo, e pegar todas as folhas amarelas ou vermelhas. Por isso é complicado encontrar a data exata para ver a folhagem. Para vocês terem ideia, existem sites americanos que observam a cada semana como está a folhagem no estado. Nesses sites eles vão prevendo como estará a vegetação nas próximas semanas. Assim os “leaf peepers” podem se planejar para visitar os lugares mais famosos exatamente quando as folhas atingem seu pico.
Como nós, brasileiros, não podemos nos dar ao luxo de esperar as folhas decidirem ficar vermelhas pra marcar a passagem, rs, minha sugestão é apostar nas últimas semanas de outubro. Quando visitei a cidade na primeira semana de outubro (já pensando na folhagem de outono), as árvores de Manhattan ainda estavam começando a mudar de cor. Só depois eu descobri que as árvores do norte do estado é que normalmente mudam nessa época. Veja como foi meu passeio pelo Hudson Valley, onde finalmente consegui ver as folhas avermelhadas.
Fonte de imagem: acervo pessoal Nine Boianovsky
Central Park praticamente todo verdinho no início de outubro.
Fonte de imagem: acervo pessoal Nine Boianovsky
Folhas começando a ficar amareladas.
Fonte de imagem: acervo pessoal Nine Boianovsky
Uma das únicas árvores do parque com folhas caindo, rs.
Manhattan é um dos últimos lugares do estado em que a vegetação de outono chega. Mas cuidado pra não dormir no ponto: uma vez que a árvore chega no seu pico da mudança de cor, as folhas caem em questão de dias! Portanto, nada de deixar a viagem para o meio de novembro porque aí a chance de pegar as árvores sem uma folhinha é maior.
Fonte de imagem: www.amny.com
Onde ver a vegetação de outono em Nova York
Uma vez na cidade, onde eu encontro as tais árvores e suas lindas folhas?
New York Botanical Garden
O jardim botânico de Nova York é um dos melhores lugares da cidade para quem quer fazer o “turismo das folhas”. Uma vez por lá, vá a Thain Family Forest. Esse bosque de 250 acres possui algumas das árvores mais antigas da cidade. Carvalhos, maple trees, tulip trees e sweet gums tornam esse um dos passeios mais encantadores de outono da cidade.
Dica: durante alguns fins de semana de outubro/novembro acontece o “Fall Forest Weekend” com tour guiados e outras atividades voltadas especialmente para a vegetação de outono.
Fonte de imagem: www.nyclovesnyc.com
Fonte de imagem: www.nyclovesnyc.com
Central Park
Já falei sobre ele aqui. Parada obrigatória em qualquer época do ano, o clima melancólico do parque no outono é estonteante. Apesar do Central Park raramente ficar todo vermelho (até porque nem todas as árvores daqui fazem parte das espécies que trocam de folhas), ele tem diversos pontos em que você poderá apreciar a vegetação de outono. É só saber onde ir ?.
Os lugares abaixo são os queridinhos dos “leaf peepers” que visitam a cidade. Cada um deles se fantasia de amarelo, laranja e vermelho durante a estação, realmente vale a pena a visita:
- Gapstow Bridge: os diversos tipos de árvores e plantas que envolvem essa ponte deixam a região repleta de cores vivas durante o outono (entrada pelo sul do Central Park entre a 5ª e a 6ª Av.);
Fonte de imagem: www.fineartamerica.com
- Continue para o norte e passe pelo The Mall, a maior coleção de “American Elms” do parque. Se você der sorte poderá pegar essa avenida de árvores inteirinha amarela #sonho;
Fonte de imagem: www.timeout.com
- Depois vá até a Bethesda Fountain (um dos pontos mais visitados do parque). Suba no Bethesda Terrace para ter uma vista de cima das árvores que contornam o lago e de toda a vegetação ali em volta;
Fonte de imagem: www.gettyimages.com
- Siga até a Bow Bridge, ponte mais fotografada do Central Park;
Fonte de imagem: www.pinterest.com
- Saindo da Bow Bridge passeie pelos caminhos “enroscados” conhecidos como “The Ramble” até chegar no Belvedere Castle. A vista da cidade é incrível por aqui. Pegue então a estrada para o lado leste e saia do parque na 5ª avenida (próximo ao Metropolitan Museum of Art). Pronto, você terá passado pelos pontos mais lindos do Central Park nessa época do ano ?.
Fonte de imagem: www.newyorkled.com
Espero que vocês tenham gostado de conhecer um pouco mais sobre a vegetação de outono em Nova York. E fiquem ligados aqui no blog: fiz um passeio incrível pelo Hudson Valley e foi lá que eu vi o “outono dos filmes” que eu tanto sonhava ?. Já já conto todos os detalhes desse passeio para vocês.
Quem aí também ama o outono?
Beijos,
Nine
Fonte de imagem de capa: www.lebar.in
6 Comentários
Muito lindo, vc saberia dizer o nome dessas espécies de árvores?
Olá Denise,
Tudo bem? Todas as árvores que perdem as folhas recebem o nome de Decidious Trees. Tem várias espécies. Se você está perguntando sobre a árvore que tem aquela folha símbolo do Canadá ela se chama Maple Tree (aqui no Brasil, Platanus).
Espero ter ajudado 🙂
Abs,
Nine
Ótimo post, Nine! Estava procurando exatamente essa informação pra reservar minha viagem pra NY. Quero ver essa vegetação, mas tb sem morrer de frio! Daí penso que nos últimos dias de outubro e inicio de novembro seja possível, né? O que vc acha?? Ou só meados de novembro?
Amei as fotos! São de encher os olhos !! 🙂
Oi Julia,
Que bom que você gostou do post, fico muito feliz 🙂 . Então, acho que nos últimos dias de outubro será ideal para pegar as folhas bem avermelhadas 😀 . De toda forma você consegue acompanhar a “fall foliage” em sites como o weather.com. Ah e não deixe de fazer esse passeio que fiz pelo Hudson Valley. Foi uma das experiências mais incríveis de outono que já tive 🙂 .
Beijos,
Nine
Uau! Adorei o post. Estava há dias procurando informações exatamente sobre essas folhas no central park. Estou indo pra NY dia 23 e fico até dia 01/11. Queria muito ver as folhas amareladas. Tenho procurado fotos postadas recentemente no instagram, mas parece tudo tão verdinho ainda. Será que estarão amareladas ou avermelhadas já daqui a 11 dias?
Olá Nicolle,
Tudo bem? Que bom que pude te ajudar 🙂 . Espero que as folhas já estejam mais avermelhadas a essa altura 🙂 . Caso não estejam sugiro fazer esse passeio aqui que eu fiz para upstate New York. Foi nesse passeio que vi as folhas avermelhadas e o meu sonho de outono 🙂 .
Espero ter ajudado e espero que a sua viagem esteja maravilhosa 😀
Beijos,
Nine