Orlando na alta temporada – como evitar os grupos nos parques
Julho é a mais alta temporada para grupos de adolescentes aqui no Brasil. Os hotéis ficam lotados e tudo se torna uma verdadeira festa. Eu particularmente amo a temporada dos grupos até por ter feito parte dela por tantos anos (vide a foto acima). Sempre que vou aos parques e vejo uma bandeirinha me dá uma saudade, rs…
Mas a verdade é que, para quem está viajando com a família ou turma de amigos, os grupos podem ser um pouco inconvenientes. É chato estar chegando em uma atração e entrar um grupo de 60, 100 pessoas na sua frente. Então, pensando nessas pessoas decidi fazer esse post. Assim todo mundo ganha: os grupos pegam o parque mais vazio no quesito famílias e as famílias conseguem aproveitar a Disney com um pouco mais de tranquilidade, conseguindo até, em alguns casos, evitar a massa de turistas americanos também. Claro que estamos falando de alta temporada, então é quase impossível driblar as filas. Ainda assim acho que as dicas serão úteis e facilitarão um pouco suas aventuras pelas terras de Orlando na alta temporada.
1. Chegue no parque um pouco mais tarde: Existe uma regra que é universal para os grupos: se chega nos parques SEMPRE nas primeiras horas de abertura. Tem grupo que sai do hotel 8:30 h para pegar o showzinho de abertura do parque, tem grupo que sai do hotel às 9:00 h e chega no parque 9:30 h. Mas uma coisa é fato: 10:00 h da manhã já estão todos por lá e os guias estão a todo vapor cobrindo o maior número de atrações antes do parque começar a encher muito. Isso quer dizer que se você quiser evitar os grupos, basta chegar nos parques um pouco mais tarde, por volta de 12:00 h por exemplo. Claro que muitos guias ainda estarão na metade das atrações do dia, outros já terão terminado, mas, pelo menos, eles já terão feito muitas atrações de forma que você as encontrará mais tranquilas, com menos grupos. Outra vantagem disso é que você consegue uns minutinhos a mais de sono, quem não ama? Rs…
2. Almoce mais tarde: O mesmo raciocínio serve para as refeições. Como os grupos chegam bem cedo no parque normalmente os guias não conseguem esticar muito a hora do almoço. Então se você deixar pra almoçar por volta das 15:00 h, por exemplo, provavelmente encontrará os restaurantes mais tranquilos. Mas lembre-se: os americanos ainda estão por lá então você encontrará filas, mas não as quilométricas na hora do almoço dos grupos. Essa dica serve principalmente para os restaurantes dos parques fora do complexo Disney: Universal, Island of Adventure, Sea World e Bush Gardens. Digo isso pois a Disney possui uma preocupação em melhor acolher tanto os grupos de adolescentes quanto às famílias que estão por lá. Por isso ela busca selecionar alguns restaurantes para atender especialmente os grupos (um dos meus trabalhos como Super Greeter em 2011) de forma que os outros restaurantes do parque fiquem mais tranquilos para turmas menores, como é o seu caso.
3. Chegue mais cedo para as paradas: Cada guia possui sua preferência de onde sentar para assistir as paradas, mas uma coisa é comum a todos: chegar bem cedo no local para guardar lugar. E como os grupos são imensos, rapidamente os melhores lugares na calçada (veja o post sobre paradas clicando aqui) são ocupados. Portanto, se você e sua turma desejam assistir as paradas com bastante conforto recomendo que cheguem com uma antecedência ainda maior e garantam seus lugares. Para a altíssima temporada, que é o caso de julho, recomendo chegar com 1:30 h à 2:00 h de antecedência para a parada noturna do Magic Kingdom e show de fogos Fantasmic no Disney’s Hollywood Studios.
Para o show de fogos e show de luzes no castelo do Magic Kingdom não é necessário tanto tempo de antecedência primeiro porque todos já estão por lá por conta da parada (os shows acontecem logo em seguida) depois porque todos ocupam o meio da rua que é bem maior do que os espaços na calçada reservados para ver a parada. No caso do EPCOT é legal chegar com pelo menos 1:00 h à 1:30 h para guardar lugar para o show de fogos Illuminations. O bom do EPCOT é que você consegue ver os fogos de toda a volta do lago World Showcase Lagoon então a chance de você conseguir um lugar legal é maior.
Os outros parques não possuem tanta tradição de paradas e fogos, por isso você consegue lugar com mais tranquilidade, caso queira assistir (tem parada na Universal e show de fogos no Sea World, aguarde posts futuros sobre isso). Mas lembre-se: ainda é alta temporada para os americanos e eles amam as paradas, portanto, uma meia-hora de antecedência é bem vinda.
4. Saia do parque meia hora após seu fechamento: Assim que acaba o show de fogos todos os guias vão desesperadamente em direção à saída para conseguir chegar mais rapidamente no ônibus da agência ou nas filas dos ônibus Disney que levam aos hotéis do complexo, aonde é comum encontrar filas gigantescas para conseguir voltar aos hotéis All Star por exemplo. Então, para evitar essa confusão e tumulto sugiro que você fique mais uns minutinhos pelo parque, antes de se dirigir à saída. Algumas lojas perto da saída tendem a ficar abertas por mais meia hora após o fechamento do parque. Então uma ideia é ficar por lá vendo a criatividade Disney em fazer os mais variados produtos com a cara do Mickey e, na hora que você sair, conseguirá seguir tranquilamente para o carro ou ônibus.
Essa dica se aplica mais aos parques que possuem show de fogos – Magic Kingdom, Disney’s Hollywood e EPCOT. No caso dos outros parques cada um sai em um horário e portanto a saída raramente fica tumultuada.
5.Aproveite as Extra Magic Hours se estiver em algum dos resorts Disney ou Universal: Falarei com mais detalhes sobre as extra magic hours, horas extra de magia, em posts futuros. Mas só para você ficar sabendo, os parques da Disney possuem o costume de abrir o parque mais cedo, ou fechá-lo mais tarde, somente para pessoas hospedadas nos hotéis do complexo. Isso quer dizer que em dia de extra magic hours o parque fecha para a população geral e fica aberto somente para aqueles que estão nos hotéis Disney. No verão você encontra muitos dias de parques com extra magic hours, e é nessa época que vale mais a pena aproveitá-las.
Para quem vai com família e crianças pequenas aproveitar as extra magic hours da manhã pode ser uma excelente opção: ainda não está tão quente para os pequenos e o parque vazio te dá oportunidade de levá-los em mais atrações num menor período de tempo, antes deles se cansarem.
Para quem vai com turma de amigos o ideal é chegar no parque mais tarde e aproveitar as extra magic hours do fim do dia, depois que o parque fecha! É incrível curtir as atrações à noite. E o legal é que a essa hora o parque costuma ficar muito vazio, até porque a grande maioria dos americanos viaja com família, então a essa hora as crianças já estão cansadas. No caso dos grupos os guias já foram embora porque no dia seguinte a programação começa cedo de novo. Ou seja, parque muito vazio na alta temporada com quase nenhuma fila nas atrações! Aproveite!
No caso dos hotéis do complexo da Universal, as pessoas hospedadas por lá podem entrar todos os dias uma hora antes do horário normal de funcionamento do parque. Pode parecer que não, mas em uma hora você consegue fazer muitas atrações, especialmente com o parque tão vazio! Vale super a pena.
É isso. Espero que você consiga driblar as multidões e ter uma experiência incrível na Disney, mesmo na alta temporada. Agora, meados de julho é a época mais cheia dos parques, pois todos os grupos já chegaram – os do início e do meio do mês – e os americanos estão no auge das férias. Mas nada que um pouco de ginga, e ajuda de quem já foi muito pra lá nessa época não te ajude a contornar.
Depois quero saber da experiência de vocês por lá, na alta temporada ?.
Beijos Nine
Fonte de imagens: acervo pessoal, www.dailymail.co.uk, www.wdwmagic.com, www.endorexpress.net, www.insidethemagic.net, www.anytots.com, www.prnewswire.com/multivu/
15 Comentários
Oi Nine! Bacana demais os seus posts!
Sairemos daqui no feriado de 07 de Setembro de 2016.
Pretendemos rodar bastante: Orlando, Clearwater, Kennedy Space Visitors Complex. Miami e até Key West!
1) Pretendemos visitar os parques em dias de semana para enfrentarmos menos filas. E as compras serão aos fins de semana. Acha uma boa idéia?
2) Ficaremos em Orlando e na madrugada de segunda feira sairemos rumo à Miami. Vamos curtir South Beach e dormir em algum hotel por lá. Creio que Miami deve ser mais tranquilo na segunda-feira, certo?
3) Na terça-feira pela manhã sairemos rumo a Key West. Passaremos o dia e a noite lá. O que é mais vantajoso para quem vai para Key West, pernoitar em Miami ou na cidade Homestead já a caminho de Key West?
4) Na quarta-feira sairemos pela manhã de Key West e voltaremos até o Sawgrass Mills para compras, almoço, e mais compras rssss. Ao fim do dia voltaremos para Orlando. Acha que é tranquilo fazer tudo isso num dia?
Se puder nos dar uma luz, ficaremos felizes!
Olá André,
Tudo bem? Que bom que você curte os meus posts, fico muito feliz 🙂 .
Olha só, sua viagem já está chegando! Estão animados? Vamos às suas perguntas:
1) Acho uma excelente ideia! Também é legal revezar parques com shows de fogos com parques sem shows de fogos (para não ficar um ritmo tão cansativo). Falei sobre isso aqui;
2) Em setembro Miami já está bem mais tranquila, porque as aulas nos EUA voltam e começa a baixa temporada 😉 . Mas sim, segunda-feira deverá estar ainda mais tranquilo do que o esperado 🙂
3) Melhor já ficar próximo a Key West né? Assim no dia seguinte vocês não perdem tantas horas viajando e conseguem aproveitar mais a cidade.
4) Acho muito apertado! De Key West para Fort Lauderdale (onde fica o Sawgrass) são 300 km (o que dá umas 3h30 de viagem com as paradas para banheiro, abastecer etc). Vocês terão que almoçar, fazer as compras (o outlet é gigantesco) e depois disso tudo ainda dirigir mais 350 km pra chegar em Orlando (mais 4 horas de estrada). Acho muito cansativo. Minha sugestão seria dormir em Fort Lauderdale e aproveitar o Sawgrass até o último segundo (vai por mim, vale a pena gastar um tempinho nesse shopping, rs). Aí, no dia seguinte cedo, vocês seguem para Orlando 😉
Espero ter ajudado 😀
Abs,
Nine
Nine,
Queria saber se na última semana de junho é muito lotada ou mais tranquila que julho.
Oi Tatiana,
Conforme expliquei nesse post aqui, as duas semanas são bem cheias. Isso dito, a última semana de junho é bem mais tranquila do que a primeira semana de julho (mesmo as duas sendo alta temporada).
Eu explico o porquê: na primeira semana de julho os grupos de adolescentes brasileiros e argentinos já estão chegando na cidade (porque as férias começam por aqui). Além disso acontece o feriado de 4 de julho (dia da independência americana) quando MUITOS americanos decidem visitar os parques para ver os fogos especiais da data. Nesses dias (3 e 4 de julho) parques como Magic Kingdom atingem sua lotação máxima (70 mil pessoas).
Resumo da história: entre a última semana de junho e a primeira semana de julho, fico com a última de junho sem dúvidas 🙂 . Os parques estarão mais tranquilos (apesar de ainda estarem cheios por serem férias escolares americanas).
Deu pra entender o que eu quis dizer? Espero que sim 🙂
Beijos,
Nine
Oi Nine,
suas dicas são excelentes! Parabéns pelo trabalho e obrigada por compartilhar conosco ;)! Estive na Disney em set/14 e peguei uma época excelente; os parques estavam super vazios. Meu esposo e eu voltaremos em jan/16 e gostaria de lhe perguntar se, lá para o dia 12, em especial o MK, a lotação fica semelhante a junho/julho ou se é mais “suportável” rsrs. Pretendo agendar fastpass, mesmo assim, evitar aquela afobação é sempre melhor, né? rsrs.
Beijos e obrigada!!
Oi Franciene,
Boas notícias: em janeiro a Disney é SUPER tranquila. Até expliquei sobre isso nesse post aqui, como os americanos não tem férias nesse mês, os parques ficam super vazios, tipo setembro (ou até melhor) 🙂 . Menos na terceira semana, já que dia 18 é feriado para comemorar o aniversário de Martin Luther King. Durante esse período (16 a 19) evite os parques mais movimentados como Magic Kingdom, Universal Studios e Disney’s Hollywood Studios. Eu explico porquê: o pessoal da Flórida Central aproveita o feriado pra ir curtir os parques 🙂
Fora isso acredito que sua viagem será sensacional! Era mais ou menos isso que você queria saber? Espero ter ajudado 🙂
Beijos,
Nine
Oi Nine, tudo bem? Tenho outra dúvida, vou na época de parques muitos cheios, mas como não tem jeito e sou uma pessoa extremamente organizada estava pensando na seguinte programação, o que vc acha? Chegar na hora do parque abrir, fazer duas atrações bem populares e depois fazer as 3 atrações tb populares com o FastPass+! e depois o que vier é lucro e fico aproveitando o parque e as paradas. O que acha? Será que consigo pegar duas atrações com pouca fica no começo do dia e só depois usar o FastPass+ ? ou só devo conseguir 1 atração ou será que consigo mais? meus parques são do dia 27 ao dia 31 de dezembro. (estou falando só dos parques Disney) Muito obrigada! Parabéns de novo pelo site!
Olá Manoela,
Então, vale a pena sim! Os americanos não costumam chegar bem cedo nos parques, então você realmente pode aproveitar o início do dia para ir em atrações populares para as quais você não tenha pego fastpass. Deixe para agendar os fastpass para o fim da manhã então. Lembrando que depois de usar os seus 3 fastpass+ você poderá tentar agendar mais fastpass pelo aplicativo ou pelo totem no próprio parque 😉 . Então seu raciocínio está ótimo: aproveitar as primeiras duas horas e ir no máximo de atrações que conseguir, depois ir nas atrações com fastpass agendado, almoçar, fazer as paradas e, talvez, aproveitar mais um fastpass ao final do dia 🙂 .
Você vai estar hospedada em um dos hotéis Disney? Se sim você poderá aproveitar as Extra Magic Hours (dei mais detalhes sobre elas aqui), que são excelentes para os dias de alta temporada 😉
Era mais ou menos isso que você queria saber? Espero ter ajudado 🙂
Beijos,
Nine
Obrigada Nine, ajudou sim! Vou ficar hospedada no complexo e estou muito feliz em usar as extra magic hours! Amanhã, por ser quatro de julho vou ficar de olho no tempo de fila pelo aplicativo para ter uma ideia do que devo encontrar na semana do Natal, deve ser semelhante, né?! rs. Obrigada!
Que bom que você gostou, fico feliz 🙂 .
Isso, a lotação do 4 de julho é bem semelhante a lotação do Natal: lotação máxima do Magic Kingdom (70 mil pessoas, rs). E aí, como estavam as filas? Lembrando que durante a hora do almoço, normalmente você consegue filas um pouco menores (já que grande parte dos visitantes está almoçando). Quem sabe isso também não te ajuda? 🙂
Boa sorte, rs! Ah, e se tiver alguma outra dúvida é só falar 😀
Beijos,
Nine
Era isso mesmo o que eu queria saber, sim! Muito obrigada!
Bjs.
Achei muito boa a dica de deixar para ir um pouco mais tarde! Mas será que não vou deixar de fazer algumas atrações por ficar sem tempo no final do dia? De qualquer forma, adorei a dica!! =D
É, tem esse medo mesmo… Mas, como é o meio do dia as atrações tendem a ficar com filas menores. A noite então fica super tranquilo, mas aí dependendo corre o risco de perder a parada noturna e o show de fogos. É uma questão de escolha. A verdade é que em julho a chance de você perder alguma atração porque a fila está mais de duas horas é grande. E logo de manhã as atrações mais disputadas ficam com mais ou menos isso, ou seja, na manhã toda eu normalmente fazia 2 no máximo 3 atrações. E você recupera essas 3 atrações no tempo de uma fila se chegar lá meio dia e pegar todo mundo no almoço ;). Mas quem não quiser perder nada de jeito nenhum melhor chegar lá as 9:00 h mesmo e sair correndo na frente dos grupos pra chegar na atração primeiro, rs…
Nine,
Adorei o site, é muito simpático! Pretendo viajar até lá pela primeira vez em outubro e tudo será de utilidade para mim. Obrigada!
Iris
Oi Iris, que bom que você gostou :)! Qualquer dúvida que tiver pode deixar comentários aqui no blog e vou fazendo posts sobre os assuntos que precisar :).