Festival de inverno em Nova York – Bryant Park Winter Village
Tem alguns lugares nos Estados Unidos que são simplesmente mágicos durante as festas de fim de ano, né? Nova York é um deles. Me lembro que da primeira vez que estive na cidade, escolhemos a época do Natal, justamente por já termos visto aqueles arranha-céus cobertos de neve tantas vezes antes na TV e nos filmes.
Apesar do frio ser intenso durante essa época do ano, ainda considero os meses de novembro e dezembro legais para visitar a cidade. Existem diversas atrações especiais como a árvore de Natal do Rockefeller Center e o espetáculo Radio City Christmas Spectacular. O Central Park fica coberto de neve, uma verdadeira winter wonderland. E, pra aproveitar ainda mais o inverno, o Bryant Park promove seu Winter Village, um verdadeiro festival de inverno que promete muita diversão nova-iorquina. É sobre ele que quero conversar com vocês hoje.
Sobre o Bryant Park
Com uma localização premium entre a 5a e a 6a Avenida na altura da 40th até a 42th Street, o Bryant Park já faz mesmo parte dos pontos turísticos da cidade. Como ele fica próximo a New York Public Library e a famosa Avenida das Américas, o parque faz parte de muitos roteiros turísticos “a pé” da Big Apple. Para os interessados em ver a famosa New York Public Library #HomemAranhaFeelings, o parque também é uma parada estratégica: é que ele fica bem em frente à biblioteca (aliás, diversos departamentos da NY Public Library funcionam em um subsolo que fica embaixo do parque). Dá pra passear por aqui antes de encontrar o imponente prédio branco.
E o parque em si? Apesar de pequeno (38mil m2), por ser tão central ele é muito utilizado. Durante o verão seu gramado verdinho é um excelente local para piquenique ou para assistir o movimento da cidade. Já no inverno esse mesmo local se transforma em um imenso ringue de patinação no gelo, o ponto central do Winter Village.
Sobre o Winter Village
O que eu mais amo no Winter Village é o clima de “feirinha de Natal” que ele tem. Apesar do ringue de patinação funcionar da última semana de outubro até a primeira semana de março, para mim, a graça está em visitar o festival nos meses de novembro e dezembro quando funcionam os Holiday Shops. São eles que dão a cara de “fim de ano” ao festival, juntamente com a imensa árvore de Natal (que fica no ringue) e com as comidinhas gostosas que você encontra por ali. Quer entender melhor do que eu estou falando? Então da play no vídeo abaixo:
Muita fofura, né? Agora quero explicar para vocês em detalhes tudo que vocês encontram nesse festival:
Holiday Shops
Imagine uma feirinha de artesanato dessas que visitamos nas cidades de praia, só que mil vezes mais sofisticada. As “lojinhas de Natal” são feitas de vidro e contêm mais de 125 expositores. Por aqui você encontra desde souvenirs até bijuterias, enfeites de Natal… O legal é que a grande maioria dos itens à venda é produzida artesanalmente. Ou seja: você estará comprando algo completamente único nos EUA, o país da globalização #original, rs. Muitos americanos aproveitam as lojinhas para comprar seus presentes de Natal inclusive #ficaadica.
Pra quem quiser, alguns dos quiosques vendem também comidas típicas, produzidas localmente. É uma oportunidade de conhecer a comida não industrializada dos EUA #elaexiste, rs.
Quer ver todas as lojinhas que estarão presentes no festival desse ano? É só clicar aqui.
- Quando? De 29 de outubro até 2 de janeiro.
- Horário:
- De 29 de outubro até 24 de novembro de 11h às 20h;
- De 25 de novembro até 2 de janeiro: segunda à sexta de 11h às 20h, sábado e domingo de 10h às 20h.
Public Fare
Depois de passear nas lojinhas, que tal aproveitar pra fazer um lanche? O Public Fare é um espaço estilo feirinha também, com barraquinhas servindo lanches especiais da estação, sanduíches, doces, café, vinho e muito chocolate quente. Tem algo mais nova-iorquino do que fazer um lanche assim? #amo.
- Quando? De 29 de outubro até 5 de março.
- Horário: 8h às 22h.
Ringue de patinação no gelo
Claro, para os mais aventureiros, existe sempre a possibilidade de aproveitar o ringue de patinação. Esse ringue é o único gratuito da cidade, portanto ele costuma ficar sempre movimentado. Ainda assim, acho que vale a pena conhecer.
Mesmo sem custo para usar, como nós, brasileiros, não temos patins de gelo, temos que alugar, rs. O aluguel fica em US$ 20,00 o patins normal e US$ 28,00 o patins mais rápido (express skate). Ainda assim o custo pra patinar aqui é inferior ao do Rockefeller Center, né? Normalmente é possível ficar até 1h30 patinando.
Não vai patinar? Você pode assistir ao movimento dos patinadores no deck que fica em volta do ringue. Se alguém da sua turma decidir se aventurar, você também poderá esperar dentro do Skating Pavillion.
Não sei vocês, mas eu simplesmente amo ficar assistindo os patinadores de Nova York. Sempre tem uns casais super “profissionais” que fazem milhares de piruetas. E as criancinhas, treinando as coreografias? Lindas demais ?. É como nos filmes mesmo, uma coisa mágica. Como eu não tenho coordenação para me aventurar pessoalmente, só assistir já é mais que o suficiente #amo.
- Quando? De 29 de outubro até 5 de março.
- Horário: 8h às 22h.
Para crianças pequenas o Winter Village disponibiliza esses pinguins que auxiliam a aprender a patinar. Bem que podia ter pra adulto também né? Rs…
Para quem tem crianças pequenas
Além de curtir a patinação no gelo, as crianças poderão aproveitar o Le Carroussel, uma das atrações mais tradicionais do Bryant Park. Apesar de não ser exclusividade do inverno (ele funciona o ano todo), ele complementa bem o passeio pelo Winter Village, dando um toque especial para as crianças.
- Quando? O ano todo
- Horário: varia, no inverno fica aberto pelo menos de 10h às 18h. Saiba mais clicando aqui.
Eventos especiais:
Além disso tudo ainda rolam diversos eventos especiais durante o Winter Festival. Dá só uma olhada:
Tree Lighting Skate-tacular:
Se você estiver na cidade na primeira semana de dezembro, possivelmente terá a sorte de pegar esse espetáculo de patinação no gelo. O show acontece anualmente no primeiro dia em que a árvore de Natal do Winter Village é acesa. Mas não estamos falando só de uma simples cerimônia para acender as luzes: ela inclui um show de patinação no gelo e fogos de artifício #incrível.
Para esse ano o show é:
The Lights Before Christmas
- Dia: 2 de dezembro de 2016
- Hora: 18h.
Depois do show de abertura, a árvore é acesa durante um espetáculo de fogos de artifício. A comemoração se encerra com a abertura do ringue de patinação ao público e um show de uma hora pela cantora Lapis Luna.
Holiday Movies
Durante o mês de dezembro, o parque exibe filmes de Natal ao ar livre às 17h30. É uma ótima oportunidade de pegar um chocolate quente e se sentar no friozinho para assistir seu clássico de Natal preferido. A exibição acontece no Southwest Porch e normalmente vai de 17h30 às 19h30. Veja a programação dos filmes para a semana da sua viagem clicando aqui.
E aí? O festival não é incrível? Sem gastar nada você visita uma das atrações típicas de inverno da cidade #amo. Se você estiver planejando visitar Nova York durante o inverno, vale a pena incluir um passeio pelo Bryant Park Winter Village ?.
Quem também já esteve na cidade no inverno? O que acharam?
Beijos,
Nine
Deixe um comentário