Guia de Bolso Gratuito | DoJeitoQueBrGosta

Fazendo a mala para uma viagem de navio


Não sei vocês, mas eu amo o momento de fazer a mala! É quando eu sei que a viagem está alí na esquina e que agora falta pouco. O friozinho na barriga bate e cai a ficha: estou mesmo indo viajar, logo logo ?. Hoje quero conversar com vocês sobre o que levar na mala para uma viagem de navio. Para isso vou considerar um cruzeiro de 7 dias por praias tropicais (Caribe, Bahamas, Bermudas, etc.), pois considero esses os destinos favoritos entre nós, brasileiros, na hora de fazer um cruzeiro. Para destinos como Europa, basta trocar as roupas bem casuais por conjuntos um pouco mais arrumados e voilá: lista de mala pronta, rs. Vamos ver então o que é legal levar pra uma viagem de navio?

o-que-levar-mala-viagem-navio-caribe

Fonte de imagem: www.panamajack.com

 

Conforme conversamos no post sobre como fazer a mala para Orlando (veja aqui), recomendo levar 1 parte de baixo para cada duas partes de cima. Assim você aproveita melhor o espaço da sua mala e utiliza todas as roupas que está levando. Para a mala do navio, vou separar os itens por “eventos”:

Roupas para os dias navegando: normalmente cruzeiros de 7 dias tem 3 dias de navegação. Esses dias são ótimos para curtir todo o entretenimento que o navio tem pra oferecer. Lembrando que, apesar de ser uma viagem tropical, o ar condicionado do navio é super forte! Então, a não ser que você vá passar os dias navegando inteirinhos na piscina, recomendo que você leve roupas de verão mas não tão fresquinhas para passear na parte interna.

Importante: o costume dos americanos é diferente do nosso com relação a roupa de banho. Para evitar constrangimentos, sugiro às mulheres que levem biquínis maiores (principalmente na parte de baixo) e homens que levem shorts para ir a piscina. Assim a gente consegue curtir o navio com mais tranquilidade e sem chamar atenção ?.

Roupas para os dias em terra: normalmente cruzeiros de 7 dias tem em seu itinerário a visita a 3 locais em terra (praias/ cidades/ ilhas). Como estamos falando sobre um destino com clima tropical, é importante vestir algo bem fresquinho. Costuma fazer muito calor nas ilhas e muitas das lojas, restaurantes e cafés não possuem ar condicionado.

Roupas para a noite: aqui está um dos pontos mais importantes de uma mala para cruzeiro. O jantar no restaurante principal possui algumas regras de vestimenta que devem ser respeitadas. Já que estamos por lá… Acho bem legal entrar na brincadeira e usar os trajes recomendados. Olha só quais são eles:

  • 4 Roupas casuais: vestidos, calças compridas e blusas para as mulheres e camisas esportivas para os homens. A ideia é que seja uma roupa mais arrumada (como as que usamos para sair pra jantar aqui no Brasil). Não são permitidos tênis esportivos, shorts e chinelos havaianas.
  • 2 roupas esporte fino/semi formal: vestidos ou calças compridas para as mulheres e blazer para os homens. Para esses dias é indicada uma produção um pouco maior: as mulheres capricham no salto e na make e os homens colocam um blazer para dar um charme.
  • 1 roupa formal: enquanto antigamente a “Noite do Capitão” significava vestidos longos e roupas de casamento, hoje em dia isso mudou um pouco. Apesar de ainda vermos aqui e ali pessoas vestidas dessa forma, a grande maioria se veste como se fosse para uma festa na empresa ou casamento durante o dia. As mulheres colocam vestidos mais finos (bordados, de renda, etc) mas não necessariamente longos e com aquela “cara de casamento”, rs. E, enquanto os homens mais velhos colocam sim terno e gravata, os mais jovens são vistos com trajes um pouco mais despojados. Aqui vai depender de quão formal você deseja estar nesse dia.

Dica: não quer se arrumar? Todos os navios oferecem outro restaurante onde não há um código de vestimenta (normalmente o restaurante buffet onde é servido o almoço).

Pronto! Vamos ver como ficou essa lista de roupas?

Mulheres:

navio-mulheres

Homens:

mala-masculina-navio-viagem

 

Acessórios:

Tá achando que a mala terminou por aqui? Agora é a hora de falar dos acessórios, fundamentais para a viagem, como:

mala-cruzeiro-navio-dicas-acessorios

 

Na necessaire:

É muito importante levar todos os produtos que você está acostumado a usar. Lembre-se que você estará em alto mar: caso tenha esquecido alguma, coisa será necessário comprar no navio (e os preços não são baixos, rs). É importante levar:

mala-navio-cruzeiro-o-que-levar-necessairenavio-necessaire-dicas-viagem

 

Utilidade:

São aqueles itens que a gente leva na mala e que são super úteis no dia a dia da viagem, sabe? Para o navio serão muito úteis:

mala-navio-o-que-levar-utilidades

 

O que não levar: existem alguns itens que não são permitidos a bordo de um navio. Além dos itens óbvios (e ilegais) são proibidos: ferros de passar roupa, facas (incluindo a Sgian Dubh, faca escocesa), velas, cafeteiras, transformadores elétricos, líquidos inflamáveis e explosivos (tais como fogos de artifício), equipamento de rádio amador, bastões de hóquei, drogas ilegais, bebida alcoólica pessoal, skates e pranchas de surfe.

viagem-navio-cruzeiro-malas

Fonte de imagem: www.tniuzai.com

 

Ufa, bastante coisa né? Apesar de ser uma viagem curta (7 dias) é ideal que você leve o número de peças suficientes para não ter que lavar roupas no navio. Digo isso porque os serviços de lavanderia por lá são caríssimos, e aí compensa mais, na minha opinião, levar mais roupas e não ter que contratá-los. Diferentemente dos EUA, você provavelmente não fará muitas compras no navio. Talvez alguns souvenirs nas ilhas em que parar, mas nada que necessite muito espaço na mala. Isso acontece porque os próprios souvenirs vendidos no navio não costumam ser baratos e, nas ilhas, o foco é grande em joias, pedras preciosas, etc (nada que ocupe muito espaço na mala). Então você pode fazer uma mala maiorzinha, já que não terá que se preocupar tanto com o espaço para comprinhas na volta.

navio-cruzeiro-viagem-oceano-mala-dicas

Fonte de imagem: www.icruise.com

 

Espero que vocês tenham gostado dessas dicas de mala e que elas sejam super úteis pra quem está de viagem de navio marcada ?. A minha mala para o meu cruzeiro já está pronta, até porque já estou aqui nos EUA, rs… Aliás, todo mundo aí está acompanhando nossas aventuras no Insta @dojeitoquebrasileirogosta e Snapchat dojeitoqbrgosta? Espero que sim ?.

Beijos,
Nine

 

Fonte de imagem de capa: www.gofox.com 

Postado por:

Nine Boianovsky

12 Comentários

  1. Margarete -  7 de novembro de 2017 - 11:33 104840

    Bom dia, adorei as dicas acima, me clareou um monte o que levar e para que..
    Afinal nossa viagem é dezembro e foi excelente eu ter me informado qto o que irei utilizar e para quais ocasiões.
    Valeu… bora arrumar a bagagem !!

    bjs

    Responder
    • Nine Boianovsky -  24 de dezembro de 2017 - 12:29 105596

      Oi Margarete,

      Puxa que bom que você gostou, fico muito feliz :)! Aproveite muito sua viagem!

      Beijos,
      Nine

      Responder
  2. Silvia -  14 de outubro de 2017 - 16:02 104441

    Muito legais as dicas. Eu e meu marido estamos pensando em viajar num cruzeiro para o Caribe, mas já vi que ele não vai querer para as áreas de roupas formais, pois ele detesta, ainda mais em viagem de férias, em que ele gosta de ficar bem casual e ficar à vontade.

    Responder
    • Nine Boianovsky -  23 de outubro de 2017 - 17:59 104598

      Oi Silvia,

      Na minha última viagem de navio mostrei em video como são as roupas formais. Não precisa ser nada muito exagerado. Mas se ele quiser ficar apenas de bermuda e chinelo, aí será necessário aproveitar os restaurantes informais mesmo 😉 .

      Viajar de navio é uma delícia, recomendo muito 🙂

      Abs,
      Nine

      Responder
  3. Flávia G -  25 de setembro de 2017 - 00:46 104047

    Qual o tamanho de malas permitido no navio? No caso será um casal, portanto 2 malas e provavelmente uma de mao.

    Responder
    • Nine Boianovsky -  7 de outubro de 2017 - 15:01 104297

      Oi Flávia,

      Tudo bem? Depende da companhia do seu navio. A Royal, por exemplo, não coloca um limite de bagagens a serem levadas a bordo (veja aqui). Como nós normalmente pegamos um voo internacional para fazer o navio, nossas malas acabam ficando mais ou menos dentro dos limites da companhia aérea. Já fiz vários cruzeiros e nunca tive problemas com as malas 😉

      Mas claro que tem a questão do espaço que as malas ocupam na cabine. Então, se você levar muitas (muitas mesmo) malas, pode ser que elas ocupem um espaço legal do seu dia a dia. Mas claro, isso fica a seu critério 😉

      Beijos,
      Nine

      Responder
  4. MILA -  28 de julho de 2017 - 15:36 103219

    BOA TARDE. PODERIAM ME DAR DICAS DE HOTEIS ONDE PODEREI DEIXAR AS MALAS POR UNS DIAS E VIAJAR DE NAVIO? OBRIGADA

    Responder
    • Nine Boianovsky -  5 de agosto de 2017 - 11:31 103363

      Olá Mila,

      Tudo bem? O ideal é você ligar para a recepção do hotel que pretende ficar (ensinei como fazer ligações Brasil-EUA) e perguntar: “Do you do luggage Storage while I am in a Cruise Ship”? Sei que os hotéis da Disney costumam guardar as malas pelo tempo que for necessário. Fiz uma viagem de 3 semanas uma vez e deixei todas as malas no hotel que ia ficar no fim da viagem, antes de voltar para o Brasil (na ocasião fiquei hospedada no Wilderness Lodge).

      Mas, mesmo nos hotéis Disney é bom ligar e confirmar 🙂

      Abs,
      Nine

      Responder
  5. Cristiane Correa -  19 de abril de 2017 - 15:56 101606

    ola amei as dicas, vc teria uma sugestao do que fazer com as malas (geralmente vazias) que levamos aqui do Brasil? Vamso para orlando e faremos um cruzeiro mas nao queria embarcar com todas as malas da familia, acredito que no maximo 2 bastariam.
    Obrigada

    Responder
    • Nine Boianovsky -  29 de abril de 2017 - 09:31 101836

      Oi Cristiane, tudo bem?

      Que bom que você gostou das dicas, fico feliz 🙂 . Vocês vão para Orlando depois do cruzeiro, é isso? Então vocês podem tentar deixar as malas que não serão usadas no cruzeiro já no hotel de Orlando.

      Muitos hotéis na cidade tem um sistema para guardar as malas até que você retorne (um guarda volumes). Nos hotéis da Disney mesmo isso é possível. Pode ser que o seu hotel cobre uma taxa simbólica para guardar as malas, mas será melhor do que ocupar a cabine toda com as malas, né? 🙂

      Espero ter ajudado!

      Beijos,
      Nine

      Responder
  6. Hiandra -  24 de dezembro de 2016 - 15:37 99949

    Oi Nine. Estou adorando suas dicas. Irei para o Harmony of the Seas em fevereiro de 2017. Vi nas suas dicas que não pode levar ferro de passar roupas. Como fazer nos casos das roupas que amassam na mala? Pq camisas, vestidos, muitas vezes chegam totalmente amassados na viagem.
    Conseguimos ferro de passar roupas lá gratuitamente ou tem que pagar?
    Aguardo sua resposta
    Obrigada

    Responder
    • Nine Boianovsky -  6 de janeiro de 2017 - 14:34 100039

      Olá Hiandra,

      Tudo bem? É isso mesmo: ferros de passar não são permitidos a bordo (nem steamers portáteis) por representarem um perigo de incêndio. Por esse mesmo motivo não são fornecidos ferros na cabine. O que o navio tem é um serviço de lavanderia (onde as roupas chegam passadas) mas o preço é elevado.

      Minha sugestão: leve roupas que não amassem facilmente. As que amassarem, pendure no banheiro em um cabide. O vapor do chuveiro ajuda a desamassar um pouco 😉 . Se for uma roupa muito especial (para a noite do Capitão por exemplo) e você faça questão, talvez valha a pena usar o serviço de lavanderia do navio 🙂

      Espero ter ajudado!

      Beijos,
      Nine

      Responder

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão destacados.

Voltar ao Topo