Eletrônicos nos EUA | Como comprar, dicas, como usar depois
Outro dia uma leitora fez uma pergunta lá no Insta (@dojeitoquebrasileirogosta) a respeito dos eletrônicos comprados nos EUA. Parei pra pensar e percebi que eles estão entre as nossas compras favoritas de viagem! Por isso, hoje decidi dar dicas de como fazer essas compras da melhor forma possível.
Além das dicas de como comprar eletrônicos com desconto, fiz um passo a passo de como comprar e expliquei como você vai fazer pra usar o produto quando voltar aqui para o Brasil (muito importante, rs). Vamos lá?
Vale a pena comprar eletrônicos nos EUA?
SIM! Eu mesma já comprei taaantos eletrônicos nos EUA que já perdi as contas, rs… Além dos tradicionais máquina fotográfica e celular, eu já trouxe: impressora, monitor de computador, chapinha, babyliss, home theater, sound bar, telefone… Também né, os produtos por lá são de última geração e qualidade maravilhosa! Ficando dentro da cota, vale a pena mesmo trazer eletrônicos para o Brasil.
Fonte de imagem: www.greenerpackage.com
Comprando eletrônicos no exterior, passo a passo:
1º – Pesquise bem o produto que você quer comprar:
Na verdade, a compra do seu eletrônico começa antes mesmo da viagem, aqui no Brasil. Conforme já falei com vocês, acho super importante fazer uma wishlist de viagem. No caso dos eletrônicos, além de se programar para os gastos que você pretende fazer, a pesquisa sobre o produto é fundamental para que a compra seja um sucesso.
Mas você pode me perguntar: por que a pesquisa é tão importante? Como nós compramos o item lá nos EUA e, normalmente, só vamos usar aqui no Brasil, é fundamental saber exatamente o que você quer! Afinal, caso você não goste do produto não vai ser possível trocar, rs. Então anote aí algumas coisinhas para pesquisar sobre o seu eletrônico:
Fonte de imagem: www.techpp.com
Para facilitar a sua pesquisa:
- Marca: veja quais marcas produzem o que você quer e qual marca tem o produto que mais se adequa as suas necessidades;
- Modelo: nos EUA existem milhares de modelos diferentes de um mesmo produto. Veja as diferenças entre cada um deles e já coloque na sua lista de compras o número do modelo que você pretende comprar;
- Tamanho: lembre-se que você terá duas malas de 32 kg para voltar ao Brasil. Escolha um eletrônico que caiba nas suas malas juntamente com tudo que você trouxe do Brasil e mais o que você vai comprar por lá, rs.
- Voltagem: dê preferencia a produtos bivolt (110V-220V). Muitos home theaters, sound bars e videogames já tem opções bivolt nas lojas americanas. Lembre-se de verificar a voltagem na especificação do produto antes de fazer a compra.
- Comparação de preço: depois de escolher a marca e o modelo é a hora de escolher onde você vai comprar. Já falei aqui que uso muito o Amazon para fazer minhas compras (ainda mais de eletrônicos que não precisa “experimentar”, rs). Vale a pena pesquisar quanto está o produto que você quer nas mega stores como Walmart, Target, Best Buy, Circuit City… Todas elas também vendem online. Você pode já escolher a loja mais barata e, quando chegar perto da viagem mandar entregar no seu hotel. Ou então, caso prefira pegar no produto, experimentar no mostruário, tirar dúvidas com o vendedor, entre outros, anote o endereço da loja mais próxima de você e já encaixe essa visita no seu roteiro de viagem.
Importante: caso você vá comprar online e mandar entregar no hotel, lembre-se de ligar para o hotel primeiro e verificar se eles aceitam encomendas.
Fonte de imagem: www.huffingtonpost.com
2º – Fique de olho nas promoções:
Dependendo da época que você viajar poderão estar rolando promoções incríveis, onde os produtos ficam ainda mais baratos. As Semi Anual Sales em janeiro e julho, o Black Friday na sexta-feira após o Thanksgiving e o Memorial Day (no final de maio), são alguns exemplos de épocas com promoções incríveis.
3º – Depois de comprar:
Tem coisa mais gostosa do que estar com o produto que você tanto pesquisou em mãos? Agora, enquanto você está na viagem, será importante deixá-lo guardado dentro de uma mala com cadeado por questões de segurança (veja mais sobre isso aqui). Se não for um produto que você já vá usar na viagem, recomendo trazer dentro da caixa. Essa é a forma mais segura dele chegar intacto no Brasil. Guarde também a nota fiscal para apresentar na Polícia Federal caso seja solicitado.
Fonte de imagem: www.finance.yahoo.com
Fonte de imagem: www.philstar.com
Cheguei no Brasil, como usar?
1º – Verifique a tomada:
Uma coisa que você já percebeu na viagem é que a tomada americana é diferente da brasileira: os produtos vem com dois pinos chatos (um maiorzinho que o outro), ao invés de dois/três pinos redondos (até recomendo levar na viagem adaptadores para seus produtos brasileiros, conforme expliquei aqui).
Se a sua casa tiver tomadas mais antigas, provavelmente você conseguirá ligar os aparelhos sem problemas (veja foto abaixo). Caso sejam tomadas mais novas (três pinos) será necessário comprar adaptadores para conseguir usar os seus produtos aqui no Brasil (eu mesma tenho vários deles, rs).
Fonte de imagem: www.viagem.uol.com.br
2º – Verifique a voltagem:
Muitos eletrônicos vendidos nos EUA ainda tem modelos apenas de 110 volts. Se você morar em um estados onde a voltagem é 220, será necessário comprar um transformador. E não se preocupe, ele não é um bicho de 7 cabeças: basta ir em uma loja elétrica e pedir um transformador. Existem de diversos modelos, tamanhos e potências. Basta comprar um adaptador que seja suficiente para o seu aparelho (verifique quantos watts ele utiliza) e pronto.
Eu, por exemplo, deixo um transformador no banheiro pra servir de apoio aos aparelhos de beleza (chapinha, secador, babyliss). Toda vez que vou usar um desses aparelhos é só ligar no transformador que já “mora” lá e depois ligar o transformador na tomada. Não tem erro.
Fonte de imagem: www.qhdreviews.com
Espero que vocês tenham gostado das dicas e que elas facilitem muito as compras de vocês durante a viagem (e o uso depois aqui no Brasil ?).
Beijos,
Nine
Fonte de imagem de capa: www.naprotek.com
2 Comentários
Olá, você pode me dar uma dica de qual adaptador comprar? Comprei um secador de cabelo da revlon nos EUA e o adaptador que tinha era muito fraco. Quero um que dure bastante. Obrigada
Oi Kiara,
Tudo bem? Então, você tem que ver quantos VA tem seu secador e aí comprar um transformador que dê conta dessa potência. Passei pelo mesmo problema aqui, comprei um secador mega potente e agora vou ter que gastar uma pequena fortuna em transformador, hehehe. Confesso que ainda estou criando coragem.. Segue a tabela de conversão para te ajudar na pesquisa:
100 V.A……………………………………………………………… 70 WATTS
200 V.A……………………………………………………………… 140 WATTS
300 V.A…………………………………………………………….. 215 WATTS
500 V.A……………………………………………………………. 350 WATTS
750 V.A…………………………………………………………… 525 WATTS
1.000 V.A………………………………………………………… 750 WATTS
1.500 V.A………………………………………………………… 1.050 WATTS
2.000 V.A………………………………………………………… 1.400 WATTS
3.000 V.A………………………………………………………… 2.100 WATTS
Beijos,
Nine