Guia de Bolso Gratuito | DoJeitoQueBrGosta

Viagem e tomadas: qual modelo vou encontrar


Outro dia expliquei pra vocês como usar aqui no Brasil, os eletrônicos comprados nos EUA. Foi aí que eu me toquei que uma das coisas que mais presto atenção na hora de viajar, é a tomada do destino que vou visitar (lembram que eu já até falei disso na hora de fazer a mala?). Afinal de contas, para mim já foi-se o tempo em que viajar “desconectado do mundo” era possível, rs… Celulares, máquinas fotográficas, iPads e laptops estão entre os eletrônicos que normalmente não saem do nosso lado, nem mesmo em viagem.

tomadas-mundiais-modelos

Fonte de imagem: www.cheapflights.com

 

E como manter nossos queridinhos com a bateria completa durante as férias? É aqui que entra o planejamento de viagem. Para você evitar o stress de chegar no destino e não ter como carregar seu celular, decidi mostrar hoje as tomadas de diversos países. Assim, antes mesmo de ir, você já pode comprar um adaptador e garantir tranquilidade no passeio. Vamos lá?

tomada-adaptador-viagem

Fonte de imagem: www.pagesjaunes.ca

América do Norte, Central e Japão: tipo A e B

Essas tomadas já são bem conhecidas entre nós, né? Antes do Brasil adotar o novo modelo, aparelhos com esse tipo de tomada conseguiam, inclusive, ser usados aqui #bonstempos.

Tipo A:

Dois pinos chatos.

  • Variações tipo A: existem pequenas diferenças com relação a tomada americana e a japonesa. É que a americana tem um pino um pouco maior que o outro. Isso pode dificultar o uso de aparelhos americanos no Japão, por exemplo.

Tipo B:

As tomadas tipo B (para mim sinônimo de “tomada de computador”) tem um terceiro pino que é usado como entrada para um fio terra #quemdiria.

tomada-eua

Fonte de imagem: www.viagem.uol.com.br

 

Europa (exceto Reino Unido): tipo C, E, F, J e L

Tipo C:

A tomada mais comum na Europa é aquela de dois pinos redondos (que até lembra nosso formato antigo brasileiro).

  • Curiosidade: esse é o plug mais comum em todo o mundo.
  • Variações do tipo C: com o tempo alguns países fizeram modificações nesse tipo de tomada (pensando em deixá-la mais segura). A boa notícia é que isso não afetou os plugs comuns tipo C. No entanto, em alguns países as variações tornam difícil e, portanto, não seguro esse encaixe. Caso você sinta dificuldade na colocação da tomada é recomendável usar um adaptador (mesmo que a entrada e os pinos sejam semelhantes).

tomada-europa

Fonte de imagem: www.viagem.uol.com.br

 

Tipo F:

Também com dois pinos redondos, a grande diferença dessa tomada é que ela tem dois pinos laterais que são usados como fio terra.

  • Países onde ela é usada: Alemanha, Áustria, Bulgária, Croácia, Espanha, Estônia, Finlândia, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Portugal, Noruega, Rússia, Suécia.

tomada-europa-2

Fonte de imagem: www.viagem.uol.com.br

 

Tipo E:

Nessa tomada redonda se encaixam dois pinos arredondados e paralelos. Ela possui um pequeno orifício que funciona como fio terra. Seu formato evita choques.

  • Países onde ela é usada: Bélgica, França, Polônia, República Checa e Eslováquia.

tomada-europa-3

Fonte de imagem: www.viagem.uol.com.br

 

Tipo L:

Essa tomada com 3 pinos paralelos é encontrada na Itália e possui uma diferença de amperes (unidade de medida da corrente elétrica). É o seguinte: o país tem dois modelos de tomada, para duas quantidades de amperes diferentes (10A e 16A). A mais fraquinha (10A) é a mais comum e compatível com os plugs de tipo C (que nós, brasileiros, usamos muito). Já a entrada de 16 amperes possui mais espaço entre os pinios que também são mais largos. Ou seja, não seria uma boa escolha para os nossos aparelhos e não deve ser usado com tomadas de tipo C. Portanto, se você estiver na Itália, cheque quais tomadas do seu hotel são de 10 amperes e use apenas essas #ficaadica.

  • País onde ela é usada: Itália

tomada-europa-italia

Fonte de imagem: www.viagem.uol.com.br

 

Tipo J:

Bem parecido com o novo modelo brasileiro, esse tipo de tomada possui 3 pinos redondos: dois paralelos e um central. Infelizmente ele não é compatível com o nosso, portanto, nada de tentar ligar nossos aparelhos sem adaptador nesse tipo de tomada.

  • País onde ela é usada: Suíca

tomada-suica-europa

Fonte de imagem: www.viagem.uol.com.br

Reino Unido, Cingapura, Emirados Árabes, Escócia, Inglaterra, Irlanda, Hong Kong, Malásia e Uganda: tipo G

Com 3 pinos retangulares (que formam o desenho de um triângulo), essa tomada é a mais segura do mundo. É que além do formato (que dificulta a retirada rápida do aparelho), cada plug possui um fusível. Esse padrão foi inventado no Reino Unido e, por sua qualidade, seguido nos outros países.

  • Importante: informe-se sobre o numero de amperes na hora de comprar o adaptador e garanta que seus aparelhos funcionarão corretamente.

tomada-reino-unido

Fonte de imagem: www.viagem.uol.com.br

Ásia Meridional: Índia, Paquistão, Nepal, Sri Lanka, Namíbia e Qatar: tipo D

Com 3 pinos largos e redondos, formando um triângulo, esse plug é precursor da tomada britânica (que vimos acima). Apesar de ter saído de circulação no Reino Unido na década de 60, ele ainda é padrão em muitos países da Ásia meridional.

tomada-asia

Fonte de imagem: www.viagem.uol.com.br 

 

Israel: tipo H

Com 3 pinos largos e redondos formando o desenho de um V, essa tomada é usada apenas em Israel. A boa notícia é que tomadas do tipo C (padrão europeu), se encaixam facilmente nesse desenho diferente.

tomada-israel

Fonte de imagem: www.viagem.uol.com.br

 

Argentina e Oceania: Argentina, Austrália, Figi, Nova Zelândia e Papua Nova Guiné: tipo I

Com 3 pinos achatados (dois na diagonal e um na posição vertical) essa tomada não tem nenhuma compatibilidade com as outras. Se você está viajando para algum desses países os adaptadores serão absolutamente necessários.

tomada-argentina-e-oceania

Fonte de imagem: www.viagem.uol.com.br

África do Sul: tipo M

A África do Sul possui 3 tipos de tomadas diferentes, sendo esse o mais utilizado: três pinos largos e redondos formando o desenho de um triângulo. Eles também adotaram o padrão N (atualmente usado no Brasil) mas, como ele é menos popular, sugiro levar adaptadores na viagem mesmo assim.

tomada-africa-do-sul

Fonte de imagem: www.viagem.uol.com.br

 

Brasil: tipo N

Depois de falar desse tanto de tomadas, ficou curioso para saber qual é a nossa, afinal? Desde 2010 usamos o tipo N: três pinos redondos sendo dois paralelos e um mais baixo. Apesar dessa nova tomada ter acabado com a nossa compatibilidade com os EUA (tipo A e B) ela, pelo menos, ainda pode ser usada com o tipo C, europeu (especialmente com produtos lançados depois de 2008).

tomada-brasil

Fonte de imagem: www.viagem.uol.com.br

Importante: além do modelo da tomada, é super importante checar a voltagem do país (110V ou 220V). A boa notícia é que a maioria dos aparelhos que usamos atualmente (celulares, máquinas fotográficas e laptops) são bivolt. Mas, de toda forma, não custa checar nas informações do aparelho a sua voltagem e verificar se é compatível com a voltagem da tomada do hotel #precauçãosempre.

Espero que as dicas tenham sido úteis e que vocês consigam comprar seus adaptadores antes da viagem. Assim, sem dúvidas, a viagem de vocês será mais tranquila (e com os aparelhos sempre carregados, rs).

tomada-dicas-adaptadores

 

Beijos,
Nine

Fonte de imagem de capa: www.wrywingpolitics.com
Fonte de conteúdo: www.viagem.uol.com.br

Postado por:

Nine Boianovsky

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão destacados.

Voltar ao Topo