Alarme de incêndio disparou nos EUA – O que fazer
Claro que a gente espera que nada de errado aconteça na nossa viagem. Mas, é legal estar preparado para a eventualidade de alguma coisa de fato acontecer. Na minha última viagem aos EUA, passei por duas situações bastante tensas que achei legal compartilhar com vocês (e ensinar o que fazer nesses casos). A primeira foi o alerta de tornado (que falei aqui) e a segunda foi o alarme de incêndio do hotel, que disparou na minha última noite em Miami.
Primeiramente, acho legal explicar que o sistema de detecção de fumaça americano é bem eficaz. Os alarmes de incêndio estão presentes não só nos hotéis, mas nas casas, escolas, shoppings, hospitais e basicamente em qualquer prédio do país. Portanto, fique atento para os sinais do alarme também em outros locais que você passar. Como os lugares que visitamos nos EUA são bem turísticos e seguros, a maior chance de você ouvir um alarme de incêndio é no seu hotel mesmo. Ainda assim, caso aconteça em algum outro lugar, as dicas abaixo também serão úteis.
Fonte de imagem: www.vintechnology.com
Fonte de imagem: www.safebee.com
Como agir em caso de alarme de incêndio:
São 3h da manhã e você acorda com um barulho alto no seu quarto. Tem alguma coisa errada no hotel: é o alarme de incêndio. Muita calma nessa hora, veja como se proteger (e proteger os outros a sua volta) com os passos abaixo:
1º passo:
Nada de pânico: entrar em pânico é a pior coisa que você pode fazer em uma situação dessas. Se mantenha calmo.
2º passo:
Se você estiver no quarto a primeira coisa é checar se a maçaneta da porta está quente. Caso ela esteja (e não dê pra abrir a porta), abra a janela e comece a gritar por socorro. Dessa forma os bombeiros saberão que você está preso no quarto e providenciarão outra maneira de tirá-lo de lá.
Dica: segure um objeto de cor viva ou lanterna na hora de acenar aos bombeiros: isso fará com que eles te vejam mais rapidamente.
3º passo:
Se a maçaneta não estiver quente, abra a porta devagar e saia do quarto levando a chave do seu quarto.
Importante: use as escadas para sair do prédio, jamais o elevador. Se o prédio tiver escadas de incêndio (com portas corta-fogo) melhor ainda.
Dica: muitos hotéis possuem um mapa com rota de evacuação no caso de incêndio. Esse mapa costuma ficar atrás da porta do quarto. Olhe rapidamente e veja qual a rota indicada para a sua saída.
4º passo:
Se você estiver na academia, lavanderia ou outras partes do hotel na hora que o alarme disparar, siga as mesmas instruções acima (começando pela maçaneta da porta).
5º passo:
Assim que você chegar em um lugar seguro (entrada do hotel do lado de fora), espere por ali. Não entre no prédio até que os bombeiros tenham dito que é seguro entrar novamente.
6º passo:
Busque não fazer muito barulho para que as ordens dos bombeiros consigam ser ouvidas mais rapidamente.
Fonte de imagens: www.wikihow.com
Minha experiência:
Comigo aconteceu mais ou menos assim: o alarme disparou por volta de 6h30 da manhã. Como eu já morei nos EUA e na minha casa o alarme disparava cada vez que a gente “fritava um bife” meu primeiro impulso foi voltar a dormir (não façam como eu, rs). Uma vez que o alarme não parou de tocar depois de 15 segundos (como acontecia na minha casa), decidimos sair do hotel. Colocamos a primeira roupa que encontramos (mas recomendo que você saia imediatamente de pijama mesmo), pegamos nossos passaportes e saímos do quarto. Rapidamente chegamos à entrada do hotel usando a escada de incêndio. Lá chegando qual foi minha surpresa ao encontrar vários hóspedes assustados e ninguém do hotel para dar satisfação a respeito do ocorrido e da situação de segurança do hotel #ninguémmerece. Tivemos que esperar bastante tempo até que os bombeiros chegassem e informassem que foi, afinal, um alarme falso.
Fonte de imagens: www.emergencydisasterpreparedness.org
Alarme falso ou não, aqui vão algumas dicas que eu aprendi depois de ter vivido essa situação:
- Assim que o alarme disparar, não questione se é realmente um incêndio, apenas saia do quarto;
- Leve consigo APENAS a chave do quarto, os documentos da sua turma (passaportes), remédios de uso controlado e celular (se estiver bem a mão);
- Nunca pegue o elevador;
- Não evacue o prédio com as suas malas nas mãos: elas poderão atrapalhar a evacuação dos outros hóspedes, retardar a sua saída do prédio e ainda obstruir as vias de saída (fazer com que poucas pessoas consigam usar as escadas): vimos alguns brasileiros descendo 14 andares de escada com as malas nas mãos. Não façam isso, ok? É perigoso para você e para os outros hóspedes do hotel #ficaadica #nenhumabungingangaémaisimportantequeasuavida;
- Mantenha a calma;
- Procure os funcionários do hotel e bombeiros para mais esclarecimentos.
Fonte de imagem: www.extras.mnginteractive.com
Sobre incêndios nos Estados Unidos:
Os Estados Unidos levam os incêndios muito a sério. Seu sistema de segurança é bastante avançado quando comparado com o nosso (clique aqui para visitar o site do governo americano sobre segurança em incêndios). Apenas 8% dos incêndios nos EUA acontecem em prédios não residenciais. Mesmo esses são, praticamente todos, contidos e controlados. O número de feridos e mortos está cada vez menor.
Fonte de imagem: www.firesafekids.org
Com relação aos hotéis, o governo preparou uma lista de dicas de segurança e prevenção para o caso de incêndio. Achei interessante compartilhar com vocês:
- Escolha hotéis/motéis que estejam protegidos com alarmes de incêndio e sistema de resfriamento (sprinklers) em todos os quartos (mais informações abaixo);
- Quando você fizer o check-in se informe com a recepção qual o barulho do alarme de incêndio;
- Quando você entrar no quarto, preste atenção na rota de fuga estabelecida para o caso de incêndios;
- Separe um tempo para conhecer todas as saídas de emergência. Conte o número de portas separando o seu quarto da saída para o ar livre mais próxima. Caso uma das portas de emergência esteja trancada, avise a gerência do hotel.
- Mantenha a chave do seu quarto próxima a sua cama e leve-a consigo no caso do alarme de incêndio disparar;
- Caso o alarme dispare saia imediatamente, fechando todas as portas pelas quais passar. Use as escadas. Nunca use elevadores durante uma suspeita de incêndio.
- Se tiver fumaça em partes de sua saída, se abaixe e ande por baixo dela até chegar do lado de fora.
Se você não conseguir sair do seu quarto….
- Desligue os ventiladores e ar condicionado;
- Coloque toalhas molhadas tampando a fresta debaixo da porta;
- Ligue para o 911 e alerte-os sobre a sua localização (nome do hotel e número do quarto);
- Espere o socorro com a janela aberta sinalizando a sua localização com um pano colorido na mão ou lanterna;
- Caso a sua roupa pegue fogo: pare, se jogue no chão imediatamente e role (stop, drop and roll).
Veja se o hotel que você reservou é considerado seguro pelo governo americano clicando aqui.
Fonte de imagem: www.cornwall.gov.uk
Claro que eu espero que ninguém tenha que passar pelo que eu passei. Mas, se acontecer, espero que com essas dicas você esteja preparado para agir com segurança no caso de um alarme de incêndio.
Beijos,
Nine
Fontes de informação: Wiki How e National Fire Protection Association.
6 Comentários
Que ótimo seu tutorial! Obrigada!
Que bom que gostou, fico feliz 🙂
Abs,
Nine
Nossa! Vc realmente pensa em td!! Q sorte a nossa! mas uma dúvida :existe seguro q cobre perdas dis bens por incêndios? Ou tempestade? Furacão? Esses desastres naturais? Tipo,algum seguro ajuda a gente a voltar ou pagar despesaa?
Oi Melissa,
Tudo bem? Então existe o seguro saúde (que recomendo muito fazer e já falei sobre ele nesse post aqui) e o seguro viagem. O seguro saúde, diz respeito apenas a questões de saúde do viajante.
Já o seguro de viagem trata também de questões de bagagem, perda de voos etc. Cada seguro de viagem tem uma apólice e nela tem especificado que tipos de acidentes ou perdas o seguro cobre. Caso você se interesse em comprar um seguro de viagem para a sua próxima viagem, recomendo que você pergunte se está incluso também o seguro contra desastres naturais (enchentes furacões), e incêndios, etc para a pessoa/empresa que estiver te vendendo o serviço. O vendedor de seguros vai saber te informar direitinho se o seguro cobre ou não esses acidentes. Como a cobertura varia de empresa para empresa, não consigo te dar uma resposta genérica (cobre ou não cobre) vai depender de cada empresa mesmo 😉 .
Deu pra entender? Espero que sim 🙂
Beijos,
Nine
Nine,
Como sempre, suas dicas são super úteis!! Obrigada por compartilhar!
Bjs
Oi Franciene,
Que bom que você gosta das minhas dicas, fico muito feliz :). Essa sobre o alarme de incêndio eu acho particularmente importante, pra todas as pessoas, nos EUA e até aqui no Brasil. É bom saber o que fazer no caso dessas eventualidades, né? 🙂
Beijos,
Nine