Guia de Bolso Gratuito | DoJeitoQueBrGosta

Restaurante delicioso em Paris – Le Relais de l’Entrecôte


Ah, a culinária francesa… Escargot, refeições com 6 pratos, nomes elaborados que nem conseguimos pronunciar…. Há quem ame e há quem não goste, né? Mas hoje quero conversar com vocês sobre um restaurante que promete agradar a todos: sem perder o charme parisiense, ele oferece um dos pratos mais simples (e gostosos) da cidade. Talvez seja por isso que todas as suas unidades estejam sempre lotadas (com fila na rua). Se você está de viagem marcada para a Cidade Luz, não deixe de incluir no seu roteiro uma refeição no Le Relais Entrecôte, restaurante sobre o qual eu quero conversar com vocês hoje.

restaurante-em-paris-entrecote

 

Tudo começou…

Em 1959 para ser exata. Um descendente de uma família nobre do sul da França, Paul Gineste de Saur, decidiu investir em uma nova carreira familiar. Para isso ele comprou um restaurante em Paris – Le Relais de Venise. Ao invés do menu tradicional italiano, ele pensou em servir o prato que fazia o maior sucesso naquela época nos bistrôs da cidade: carne com batata frita. Simples né? Mas absolutamente delicioso. Apesar de ser um prato hiper comum na cidade (imagine nosso feijão com arroz por aqui), foi um toque de Paul que fez toda a diferença: um molho completamente diferente do servido na época (a base de ervas). O molho do Le Relais de Venise era a base de manteiga, mais encorpado e absolutamente delicioso. Para completar a refeição, ele servia uma salada simples de alface com nozes e castanhas. Combinação perfeita né?

restaurante-entrecote-famoso-paris-batata-frita

 

Além do menu delicioso, outro fator foi importante para criar o Le Relais Entrecôte que conhecemos hoje em dia: Paul decidiu oferecer apenas esse prato em seu restaurante. O menu só se expandia na hora da sobremesa (profiteroles ou creme brullee) e dos vinhos: todos produzidos no castelo da família no sul do país. Claro, por que não aproveitar o restaurante para fomentar os outros negócios da família? Apesar da sua ideia não ter sido lá tão original – o Café de Paris em Genebra já oferecia esse mesmo cardápio desde 1940 – a verdade é que alguma coisa na fórmula de Paul pegou. Pode ter sido a localização do restaurante, seu charme parisiense, seu molho inigualável ou as batatinhas perfeitamente fritas e crocantes. Independente do motivo, a verdade é que desde então a família Ginese de Saur entrou de vez para o mundo dos restaurantes e lá ficou.

entrecote-restaurante-em-paris-carne-e-batata

entrecote-paris-dica-restaurante

Castelo da família no sul da França

 

Le Relais Entrecôte e suas variações

Como em qualquer família… Cada um gosta de conduzir os negócios do seu jeito, né? Isso resultou em 3 ramificações do restaurante de Paul:

Le Relais de Venise – L’ Entrecôte:

Ficou com uma de suas filhas, mantendo a localização do restaurante original no 17º arrondissment de Paris. Até o letreiro luminoso se mantém como na época do pai: com Le Relais de Venise em cima e em baixo “son entrecote” – apenas entrecote, para que os primeiros clientes entendessem o conceito do restaurante. Recentemente ela abriu filiais em Londres , México e Nova York .

le-relais-de-l-entrecote-em-paris-dicas

 

L’ Entrecôte:

Essa filial em Tolouse é comandada pelo filho de Paul e fica à 50km do castelo da família. Você também encontra o L’Entrecôte em Bordeaux, Nantes, Montpellier e Lyon.

l-entrecote-tolouse-montpellier-dicas

 

Le Relais de l’Entrecôte:

A terceira filha escolheu o nome Le Relais de l’Entrecôte e a sua ramificação do restaurante se tornou a mais famosa. Com 3 localizdades em Paris, uma filial em Genebra e mais 8 franquias espalhadas pelo mundo, seu restaurante foi o responsável por difundir o conceito do Le Entrecôte que conhecemos. Aliás, encontramos vários restaurantes inspirados na sua ideia aqui no Brasil. O jeitinho de bistrô parisiense, com os toldos vermelhos, decoração típica do início do século e prato espetacular são uma combinação realmente incrível. Quase impossível não ser copiada, né?

Essa filha de Paul também toca a vinícola da família ao lado do marido, desde 1981 #empresária.

restaurante-entrecote-em-paris-dicas-imperdiveis

 

Motivos para conhecer:

Apesar do restaurante ter sido copiado mundialmente, nada se compara ao charme de conhecer os originais. Além disso, a batatinha frita e molho deles são realmente únicos, bem diferentes. Fora que, conhecer o Le Relais de l’Entrecôte é viver uma experiência: ao contrário da maioria dos restaurantes da cidade, eles não aceitam reserva. Isso quer dizer que você tem que esperar em uma fila, na rua, mais ou menos meia hora antes de conseguir uma mesa. Sei que nós, brasileiros, não temos lá tanta paciência para esperar. Mas nesse caso acho que vale a pena: a espera faz parte da experiência e te deixa com ainda mais água na boca para finalmente degustar esse contrafilé.

comida-boa-paris-dicas

 

Mais informações:

Se animou para incluir o Entrecôte no seu roteiro de viagem? Então se liga nas informações abaixo e comece a organizar a sua visita:

Champs-Elysée

Essa é a unidade mais central do restaurante, fica entre a avenida George V e a famosa Champs-Elysée. Por esse motivo é também uma das mais lotadas. O bom é que a Champs está no roteiro de praticamente todo brasileiro que viaja a Paris. Incluir um almoço ou jantar por aqui vai ser super fácil.

Endereço:

  • 15, RUE MARBEUF – 75008 PARIS
  • Tel. : +33 1 49 52 07 17
  • Metro : Franklin Roosevelt (linhas 1 e 9)

dicas-de-viagem-paris-restaurante-entrecote-le-relais

restaurantes-paris-franca-dica-perto-champs-elysee

entrecote-dicas-paris-delicioso-restaurante

 

6º Arrondissement

Localizado em um dos bairros mais tradicionais e artísticos de Paris, esse Le Relais de l’Entrecôte também é uma excelente opção para incluir no seu roteiro de viagem: pertinho do Jardim de Luxemburgo ele é a pausa ideal depois de uma manhã de passeio.

Endereço:

  • 101, BLD DU MONTPARNASSE – 75006 PARIS
  • Tel. : +33 1 46 33 82 82
  • Metro : Vavin (linha 4)

restaurante-paris-dicas-entrecote

entrecote-restaurante-paris-batata-frita-carne-e-molho

 

Saint Germain des Prés:

Apesar de também ficar no 6º arrondissement, essa unidade do Le Relais de l’Entrecôte fica próxima a igreja Saint Germain, em um local muito charmoso da cidade junto com os cafés tipicamente parisienses.

Endereço:

  • 20, RUE SAINT-BENOÎT – 75006 PARIS
  • Tel. : +33 1 45 49 16 00
  • Metro : St-Germain (linha 4)

dicas-restaurantes-paris-perto-jardim-luxemburgo

dicas-de-restaurantes-em-paris

dicas-alimentacao-restaurantes-paris-famosos-e-gostosos

 

Horário de funcionamento:

  • Almoço: de 12h às 14h30
  • Jantar: de 19h à 23h30

Fins de semana e feriados:

  • Almoço: de 12h às 14h45
  • Jantar: de 19h à 23h30

Preço:

O prato principal (e único, rs) custa 26,50 por pessoa. Sobremesas, bebidas e vinhos são adquiridos a parte.

Saiba mais sobre o Le Relais de l’Entrecôte visitando o site oficial do restaurante clicando aqui.

menu-restaurante-entrecote-paris

 

O original:

Caso você queira conhecer o Le Relais de Venise – L’ Entrecôte, o original que ainda se encontra no 17º arrondissement, vale a pena se ligar nas informações abaixo:

Endereço:

  • 271 Boulevard Pereire Porte-Maillot

Horário de funcionamento:

  • Almoço: de 12h às 14h30
  • Jantar: de 19h à 23h45

Preço:

27,00 por pessoa. Sobremesas, bebidas e vinhos são adquiridos a parte.

Saiba mais sobre o Le Relais de Venise – L’ Entrecôte visitando o site oficial do restaurante clicando aqui.

dicas-de-paris-restaurante

 

Espero que vocês tenham gostado de conhecer essa opção deliciosa de restaurante em Paris ?.

paris-comida-boa-dicas-entrecote

 

Beijos,
Nine

Postado por:

Nine Boianovsky

2 Comentários

  1. Hirton -  21 de junho de 2017 - 23:37 102706

    Mas como funciona, é por pessoa ou por porção servida? Se for por pessoa qual a quantidade que servem? Se for por porção para 2 pessoas tem que ser 2 porções também para satisfazer?

    Responder
    • Nine Boianovsky -  1 de julho de 2017 - 17:14 102861

      Olá Hilton,

      Tudo bem? O preço é por pessoa e o prato é individual. Mas não se preocupe, normalmente as pessoas costumam sair bem satisfeitas 🙂 .

      Abs,
      Nine

      Responder

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão destacados.

Voltar ao Topo