O que fazer em caso de alerta de tornado
Quem já acompanha o blog há algum tempo sabe que estive em novembro em Orlando com a família. Além de visitar nossos amados parques na cidade, fizemos um cruzeiro pelo Caribe para comemorar os 80 anos da minha avó e depois passamos alguns dias em Miami. Pois bem, em um desses dias, quando estávamos a caminho do outlet Sawgrass Mills, fomos surpreendidos por um alerta de tornado (quem segue o Snapchat DojeitoqBrGosta acompanhou de perto a tensão, rs). Fiquei impressionada com o alerta que recebi no celular e depois com a falta de informação da internet sobre o que fazer nesses casos. Por isso decidi fazer esse post. Assim, caso o mesmo aconteça com vocês, vocês saiberão exatamente o que fazer e como agir.
Fonte de imagem: www.clipart.me
1. O que é um tornado:
A primeira coisa que precisamos fazer é entender o que é um tornado já que não temos (normalmente) esse tipo de manifestação aqui no Brasil e, portanto, não sabemos com o que estamos lidando. Um tornado é um fenômeno meteorológico que se manifesta em forma de uma coluna de ar que gira de forma violenta e potencialmente perigosa, estando em contato com a superfície da Terra e com uma nuvem cumulonimbus (nuvem de desenvolvimento vertical). A maioria dos tornados conta com ventos que chegam a velocidades entre 65 e 180 km/h, mede aproximadamente 75m de diâmetro e translada-se por vários metros, senão quilômetros, antes de desaparecer.
Nos Estados Unidos acontecem em média 1200 tornados por ano, mas apenas 20 desses são considerados “tornados mortais” que matam anualmente cerca de 60 pessoas. Mesmo sem matar os tornados americanos costumam deixar muitos feridos.
Na Flórida acontece uma média de 50 tornados por ano. Mas calma, isso não é motivo para se desesperar. Apesar de ser um fenômeno frequente, os americanos já estão acostumados e preparados para esse tipo de situação. Ao final desse post você também já estará preparado para encarar qualquer coluna de vento que decida cruzar seu caminho, rs.
Fonte de imagem: www.dailymail.co.uk
2. Como funciona o alerta de tornado:
O WEA (Wireless Emergency Alerts) é um sistema de alerta que foi desenvolvido pelo governo americano em 2012. Usando um sistema semelhante ao do rádio, ao captar sinais de uma emergência climática que possa gerar risco à população, o governo americano envia um alerta aos celulares presentes na região de risco avisando da potencial ameaça e possíveis ações preventivas a serem tomadas.
Se o seu celular for compatível com o sistema da WEA você poderá receber alertas sobre: tornados, inundações, furacões, ventos muito fortes, nevascas, tempestades de gelo, tsunamis e tempestades de areia que estejam previstos para acontecer na região em que você se encontra.
Fonte de imagem: www.gottabemobile.com
Fonte de imagem: www.coyoteblog.com
3. O que fazer ao receber a mensagem?
Depende. Na maioria dos casos as mensagens são um aviso para que você procure mais informações sobre a possível ameaça. Você poderá receber dois tipos de mensagem com relação a tornados:
- Tornado Watch: quer dizer que as condições climáticas são favoráveis a formação de um tornado, mas não necessariamente que ele vai acontecer. Quando você receber um alerta de tornado watch deverá fazer exatamente isso: ficar atento a mudanças climáticas a sua volta. Repare nas suas redondezas se existem abrigos e esteja preparado pra agir rapidamente caso um alerta de tornado seja enviado.
- Tornado Warning: quando você receber um alerta de tornado efetivamente, significa que uma tempestade está se aproximando da sua área. Você deverá procurar abrigo imediatamente. Esse tipo de alerta é enviado quando o National Weather Service americano registra uma tempestade com forte rotação em seu radar, ou quando recebe confirmação de um tornado já formado.
Fonte de imagem: www.bustle.com
Foi nesse momento que começou a tensão para mim. Após receber a mensagem do WEA com o alerta de tornado (ela tem inclusive um toque e vibração únicos, diferente do que estamos acostumados), vi que ela recomendava que eu procurasse abrigo e também mais informações com as redes de notícia locais. Nesse momento procurei no google informações sobre um tornado na região mas não encontrei nada. Pra completar eu não conseguia encontrar informações claras sobre como agir no caso de um tornado. Por esse motivo, seguem instruções abaixo do que fazer em caso de alerta de tornado:
Fonte de imagem: www.gethdwallpapers.pw
4. Como proceder em caso de alerta de tornado:
Antes do tornado começar:
Fique atento às rádios de notícia local (a NOAA Weather Radio é a rádio oficial do governo que dá notícias constantes sobre as mudanças climáticas) e preste atenção nas mudanças no clima/aproximação de tempestade. Os seguintes sinais representam perigo:
- Céu escuro (muitas vezes com uma coloração esverdeada);
- Chuva de granizo (com “pedras” grandes);
- Uma nuvem escura e grande que esteja mais baixa no céu (especialmente se ela estiver girando);
- Um barulho alto semelhante ao de um trem;
Fonte de imagem: www.tsln.com
Algumas coisas que você deve saber a respeito dos tornados:
- Eles podem acontecer de uma hora pra outra;
- Eles podem quase não ter coloração, até que a poeira e detritos sejam carregados com ele ou até que uma nuvem forme o funil;
- O tornado comum se movimenta normalmente do sudoeste para o nordeste, mas isso não é regra;
- A velocidade comum de um tornado é de 48 km/h, mas ela pode variar de um tornado estático à 112 km/h;
- Um tornado pode acompanhar uma tempestade tropical ou furacão que venha do oceano para a terra firme;
- A temporada de tornados nos estados do sul dos EUA é de março a maio e nos estados do norte é do fim da primavera ao início do verão;
- Tornados acontecem normalmente entre 15h e 21h, mas novamente isso não é regra.
Fonte de imagem: www.wikipedia.org
5. Após tornado:
- Fique calmo. Permaneça no seu abrigo até que a tempestade tenha passado;
- Fique atento a outros perigos relacionados ao tornado como granizo, inundações e raios;
- Em caso de queda de energia, use uma lanterna para iluminar o ambiente (jamais velas pois podem ter ocorrido vazamentos de gás);
- Se o seu abrigo tiver se danificado por conta do tornado e não seja mais seguro, busque outro lugar mais seguro para esperar a chegada dos bombeiros;
- Caso você vá sair na rua tome muito cuidado com fios de eletricidade, detritos, árvores caídas (ou com risco de cair) e outros perigos pós tempestade.
Minha experiência:
Alguns minutos após receber o alerta, percebi rapidamente a formação de nuvens bem escuras (em um céu que estava clarinho segundos atrás), início de chuva e aumento no vento. Estávamos na autoestrada sem nenhuma construção em volta (ou lugar para nos abrigar) com previsão para chegada no shopping nos próximos 2 minutos. Entendi que esse seria o lugar mais seguro para aguardarmos o fim da tempestade. Não sei se o tornado se formou efetivamente, se ele se formou não o vi. Mas assim que chegamos no shopping, meu pai deixou todas as pessoas na porta e estacionou o carro o mais rapidamente possível. Fomos para o centro do ambiente (praça de alimentação) e em seguida em busca de um banheiro. Acabou que não passamos maiores problemas e, em poucos minutos, a tempestade já se dissipava. Graças a Deus deu tudo certo, mas a situação foi um ótimo alerta pra que eu (e nós brasileiros no geral) esteja mais preparada para agir em caso de emergência no exterior.
Fonte de imagem: www.pawhuskajournalcapital.com
Espero que nenhuma emergência aconteça na viagem de vocês. Mas, se acontecer, espero que esse post seja útil, explicativo e realmente faça a diferença no momento de tensão. Fique calmo e dará tudo certo ?.
Beijos,
Nine
9 Comentários
Estamos em Orlando nesse momento e acabamos de receber o alerta no celular. Foi as 04:45hs o alerta. Como estamos dentro de uma casa vamos aguardar.
Muito obrigada pela postagem esclarecedora! Estou com a viagem toda planejada pra Novembro e fiquei preocupada! Agora já sei como agir!
Oi Bruna,
Que bom que pude ajudar 🙂 . E olha, pode ficar tranquila: novembro não é época de furacão, alertas de tornado (como o que eu recebi) são super raros neste mês 😉 . E claro, se acontecer você já sabe como agir…
Beijos,
Nine
Recebi hoje!
Oi Marcela,
Puxa que tensão :O . Espero que minhas dicas tenham ajudado nesse momento difícil. Deu tudo certo ou acabou realmente acontecendo um tornado?
Abs,
Nine
Obrigapó pelas informações… Me deixaram mais aliviado!!!
Olá Ricardo,
Que bom que pude ajudar 🙂 . Vi que teve um alerta de ciclone ontem em Orlando, fiz esse post exatamente para esses casos. Fico muito feliz que ele tenha sido útil e tenha te deixado mais aliviado 🙂 .
Curta bastante suas férias por aí!
Abs,
Nine
Olá! O ocorrido foi em qual mês do ano?
Aguardo
Oi Tamires,
Tudo bem? Foi em novembro de 2015. Essa não é uma época de tornados na Flórida. Mas, ainda assim, por se tratar de um fenômeno meteorológico sempre corremos o risco né? De toda forma, o importante é estar preparado e saber como agir caso surja um alerta desses durante a sua viagem, não é mesmo? 🙂
Espero ter ajudado 🙂
Beijos,
Nine