Guia de Bolso Gratuito | DoJeitoQueBrGosta

Novo sistema de fiscalização da Receita Federal


É, parece que a maré de má sorte tá realmente atingindo o turista brasileiro essa semana. Depois das notícias sobre a onda de furtos em Orlando (veja como se prevenir aqui) agora foi a vez da Receita Federal informar que reforçará a fiscalização dos aeroportos em 2015.

É que entrará em vigor um novo sistema de fiscalização que utiliza inteligência e cruzamento de informações e que promete uma fiscalização eficaz e ágil dos viajantes pelos profissionais do órgão federal. O sistema, que custou 15 milhões, funcionará da seguinte maneira: as companhias aéreas serão obrigadas a informar à Receita os dados de cada passageiro de voo internacional com destino ao Brasil. Entre essas informações estarão o peso da bagagem e número de volumes trazidos por cada viajante (#INVASÃOdeprivacidade, não acham?). Depois, segundo a Receita, essas informações serão cruzadas com um banco de dados para identificar passageiros suspeitos que serão abordados assim que desembarcarem no Brasil. De acordo com a Receita, essa medida não busca punir o turista – nós – ou o executivo que viaja com frequência, e sim as pessoas que viajam em busca de produtos com o intuito de realizar comercialização ilegal aqui em nosso país (#muambeiros).

 

novo-sistema-da-receita

 

O novo sistema de fiscalização contará até com tecnologia de reconhecimento facial, que será implementada gradualmente em todos os aeroportos do país até o final do primeiro semestre de 2015 (veja a matéria completa sobre essas mudanças no Correio Braziliense clicando aqui).

É pessoal, não vai dar mesmo para fugir da Receita Federal que vem a cada dia com rédeas mais curtas para cima de nós. O jeito vai ser andar 100% dentro das regras. Já fiz um post sobre Alfândega (clique aqui) que tem até um vídeo explicativo feito pela própria Receita sobre os itens que podem ser trazidos ao Brasil. Veja também o post que eu fiz explicando de forma super simples e detalhada o que fala no vídeo com mais detalhes e algumas dicas clicando aqui.

É isso. Busque ficar dentro dessas regras e tenho certeza que o seu retorno ao Brasil será bem tranquilo e que as mudanças na fiscalização da Receita não te afetarão ?.

 

receita-federal-novo-sistema-

 

ATUALIZAÇÃO: de acordo com a Revista Veja dessa semana (1º de outubro de 2014) o buraco é ainda mais embaixo do que eu estava imaginando. Além do peso da bagagem e número de volumes trazidos por cada viajante a Receita terá os dados da classe em que os passageiros voaram e os destinos visitados. Esses dados serão então cruzados com o banco de dados da própria Receita que trará informações sobre a profissão do viajante e seu nível de renda. Segundo a Receita o objetivo dessa medida será checar, entre outras coisas, se o padrão de compras é compatível com o histórico financeiro do passageiro e também identificar os passageiros mais propensos a estourar os limites – praticamente todos nós, rs… O sistema terá ainda informações como frequência de viagens ao exterior. De acordo com a revista tais medidas já levaram alguns advogados a questionar se a Receita não estaria avançando na linha da invasão da privacidade e sigilo individual, mas por enquanto o órgão ainda não explicou como será feita a abordagem uma vez que for implementado o novo sistema.

Vamos continuar aguardando as cenas do próximo capítulo dessa história que compromete cada dia mais nossas comprinhas no exterior.

 

Beijos
Nine

 

Fonte de imagens: www.florida4less.co.uk, www.mirror.co.uk e www.theweekinimaging.com

Postado por:

Nine Boianovsky

5 Comentários

  1. Frederico -  28 de setembro de 2014 - 15:41 294

    Gostaria de ver o empenho, dedicação e competência que o governo tem em coletar impostos, aplicado a saúde e educação.

    Responder
  2. Jessica Marques -  26 de setembro de 2014 - 12:52 273

    Bom saber! Adoro seu Blog, Nine. Informações em primeira mão 🙂

    Responder
    • Nine Boianovsky -  27 de setembro de 2014 - 08:56 279

      Oi Jéssica,
      Obrigada :). Estou buscando ser o mais rápida possível nas informações :). Fico muito feliz que você esteja gostando. Ah se tiver algum assunto em especial que você gostaria que eu falasse aqui é só dizer viu? 🙂 Pra mim é um mega prazer poder ajudar :).
      Beijos
      Nine

      Responder
  3. Bruno -  26 de setembro de 2014 - 09:03 263

    Uma pena mas um sistema desse já nasceu perdido. Os muambeiros vão viajar com a quantidade de peso aproximado. Vão levar lixo, pedras, sei lá o quê, pra compensar as diferenças.
    Nós, despreparados, vamos ser pegos com 250gramas a mais daquele seu Tenis de corrida novo…

    Responder
    • Nine Boianovsky -  26 de setembro de 2014 - 10:26 264

      Exatamente Bruno… Quem trabalha com “muamba” profissionalmente vai achar um jeito de burlar o sistema – como eles sempre fizeram. E nós, turistas, trazendo presente pra nossa vó, é que vamos dançar nessa brincadeira. Mas enfim, vamos aguardar. A Receita diz que não está visando nos visando, aguardemos 2015 pra ver o que acontece… Quem sabe, ainda tenho esperanças que fique tudo bem para nós :).
      Beijos
      Nine

      Responder

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão destacados.

Voltar ao Topo