Guia de Bolso Gratuito | DoJeitoQueBrGosta

Eleição do Donald Trump nos EUA – Como isso afetará os viajantes brasileiros


Todos nós, brasileiros, temos acompanhado as campanhas eleitorais dos Estados Unidos, né? A tensão dos últimos meses culminou nas eleições que aconteceram ontem, dia 8 de novembro. Após uma disputa acirrada, Donald Trump foi eleito como o novo presidente do país. Sei que aqui nós costumamos não conversar sobre política. Mas, uma vez que o novo presidente possui propostas severas com relação a política de imigração e de emissão de vistos, achei importante discutir o assunto com vocês.

Como vocês sabem, aqui no blog falamos sobre os destinos internacionais que o brasileiro mais vai. Considerando que cinco deles estão em solo americano ( Orlando , Miami, Nova York , Las Vegas e Los Angeles), acho que vale a pena entender o que a eleição de Trump significa e como ela vai afetar, de fato, nossa relação com o país do ponto de vista turístico. Vamos lá?

eleicao-eua-2016-e-agora-trump

Fonte de imagem: www.irishcentral.com

eleicao-eua-2016-trump-ganhou

Fonte de imagem: www.google.com

 

O efeito Trump nos viajantes brasileiros

Apesar do Brasil não ter se qualificado para a isenção do visto americano, nos últimos anos vimos uma política de vistos mais tranquila. O próprio presidente Obama anunciou em 2014 que os Estados Unidos estavam de portas abertas para os turistas brasileiros. Depois disso, os Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASVs) foram implementados em diversas cidades do Brasil, acelerando o processo de solicitação de visto. Para completar, os EUA voltaram a emitir vistos com validade de 10 anos para os brasileiros. Isso demonstrou estabilidade e confiança no nosso público.

Também, não é para menos. Apenas o turismo em Orlando atraiu 62 milhões de pessoas em 2014, gerando 2.1 trilhões de dólares para a economia americana. Como nós, brasileiros, somos parte significativa desse número, a facilitação dos vistos fez total sentido, inclusive do ponto de vista econômico. Pensando nisso, por mais instável que o Trump seja, deixar de investir no turismo internacional não pode estar entre os seus objetivos.

como-fica-visto-para-os-eua-depois-eleicao-trump

Fonte de imagem: www.vacationscount.com

 

Isso dito, o que me assusta na plataforma de Trump é a suspensão de emissão de vistos nas localidades em que eles não conseguirem fazer uma triagem eficaz dos aplicantes. Essa medida foi pensada para evitar a imigração ilegal, um dos pilares de Trump em sua campanha eleitoral. Pois é, o novo presidente americano deseja barrar a imigração ilegal a todo custo. Sua determinação chegou ao ponto de propor a construção de um muro separando os Estados Unidos do México (país com um dos índices mais altos de imigração ilegal).

Como nós, brasileiros, já somos 1 milhão de imigrantes no país (boa parte em situação migratória irregular de acordo com a BBC Brasil), meu medo é que o Trump “aperte” o processo de emissão de visto para os brasileiros, buscando evitar a chegada de novos imigrantes ilegais. Se você ainda não possui visto para os Estados Unidos, sugiro que solicite o quanto antes (veja como fazer isso aqui).

eua-eleicao-donald-trump-como-afeta-brasileiro

Fonte de imagem: www.teamsharkbjj.com

 

O efeito Trump nos imigrantes brasileiros morando nos EUA

Enquanto a princípio a eleição de Trump, pelo que tudo indica, afetará apenas a emissão de vistos para nossos viajantes, os brazucas que residem em solo americano tem mesmo com o que se preocupar. A política de Trump é extremamente protecionista, beirando ao xenofobismo. Sua visão com relação a imigração se resume em:

  • “Priorizar os empregos, salários e segurança do povo americano”
  • “Criar novas formas de controlar a imigração para garantir que os empregos sejam oferecidos aos cidadãos americanos primeiro”
  • “Selecionar imigrantes baseando-se nas suas chances de obter sucesso nos EUA e em sua habilidade de se manter financeiramente”
  • “Reformar a imigração legalizada para que ela tenha como prioridade os Estados Unidos e seus trabalhadores, mantendo os níveis de imigração nos padrões históricos”

donald-trump-novo-presidente-eleito-eua

Fonte de imagem: www.vulture.com

 

O que isso tudo quer dizer?

É difícil ter certeza, já que Trump é tão instável. Mas tudo indica que, aos imigrantes que já estão legalizados, aparecerão dificuldades para conseguir empregos. Já os imigrantes ilegais tem a deportação quase “garantida” segundo Trump. Em sua plataforma ele afirma que “todas as leis de imigração serão cumpridas”. Para isso pretende triplicar o número de agentes de imigração (ICE agents) tanto nos pontos de entrada (aeroportos e portos) como na fronteira. Trump continua dizendo que: “qualquer um que entrou no país ilegalmente está sujeito a deportação. É isso que significa ter leis e ter um país” (veja as propostas de imigração de Trump aqui).

Já Hillary pretendia seguir o caminho de Obama, apoiando a reforma no sistema de imigração americano. Com essa reforma, o pais daria cidadania para os imigrantes ilegais que já vivem por lá (BBC Brasil). Infelizmente, pelo que parece, os imigrantes ilegais brasileiros podem dar tchau ao tão sonhado Green Card. Trump vai no caminho oposto de Hillary e promete devolver os imigrantes ilegais aos seus países de origem, mesmo que eles tenham contribuído muito para a economia americana nas últimas décadas.

eua-donald-trump-presidente-o-que-afeta-turista-brasileiro

Fonte de imagem: www.oigente.com

 

O efeito disso tudo na relação brasileiro x americano

O que mais me preocupa na plataforma de Trump é o sentimento de ressentimento e ódio reforçado por ele com relação aos imigrantes. Vivendo em um país miscigenado como o nosso, é difícil imaginar que possa haver tanta hostilidade, por conta do lugar onde você nasceu. Minha maior preocupação está em como o povo americano vai tratar a nós, turistas brasileiros, agora que Trump está no poder. É difícil saber qual efeito um líder seriamente perturbado terá sobre seu povo.

Infelizmente, teremos que esperar para ver.

eua-novo-presidente-trump-e-agora-brasil

Fonte de imagem: www.universalweather.com/blog

 

Beijos,
Nine

 

Fonte de imagem de capa: www.defesaereaenaval.com.br

Postado por:

Nine Boianovsky

2 Comentários

  1. Melissa -  10 de novembro de 2016 - 11:24 99721

    Oi! Realmente eh mto preocupante! Não acho q o novo presidente vai tomar atitudes exageradas,como obrigar estrangeiros a andar com identificação na roupa,igual na era Hitler! Mas acredito q ele vai apertar mais as normas já existintes! O problema maior eh a xenofobia! A agressividade contra nós! Isso eh p s ppensar…vamos rezar p ser só um melodrama! E q possamos continuar a sonhar com a magia daquele país!

    Responder
    • Nine Boianovsky -  14 de novembro de 2016 - 15:51 99759

      É isso aí Melissa… Meu maior medo é mesmo a xenofobia. O clima está bem esquisito por agora nos EUA. Vamos esperar que seja só algo passageiro e que realmente não passe de um melodrama. Até porque… Parte significativa do lucro americano vem do turismo! Eles não iriam querer estragar isso né? Aguardemos cenas dos próximos capítulos 😉

      Beijos,
      Nine

      Responder

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão destacados.

Voltar ao Topo