Dicas de boa convivência nos EUA
Assim que você chegar nos EUA, vai reparar como tudo é diferente. Especialmente quando chegamos lá pela primeira vez (friozinho na barriga), reparamos nas lojas, pessoas, costumes… É realmente muito diferente, mesmo do que nós já vimos na TV. Eu sempre dava umas dicas de “boa convivência” para os meus passageiros. É que, ao longo dos anos como guia e nas vezes que morei lá, aprendi a melhor forma de lidar com os americanos e com o ambiente a minha volta. Claro que em Orlando , especialmente nos parques, as pessoas são super simpáticas. Mas com essas dicas você estará ainda mais “inserido” no meio deles. Deu pra entender? Como aqui no blog considero vocês meus passageiros, decidi compartilhá-las com você também. Vamos lá?
Evitar contato físico:
Os americanos são mais reservados que nós, brasileiros. Enquanto aqui estamos acostumados a tocar nas pessoas, cumprimentar, cutucar para chamar, lá, isso é considerado um pouco de “invasão” do espaço pessoal. Então, a melhor coisa é evitar o contato físico com eles. Nas filas, nas atrações… Quando quiser perguntar alguma coisa, a melhor forma é falando e não cutucando.
Acreditem, aprendi isso com a experiência, rs. Eles podem ser bem rudes quando sentem seu espaço pessoal invadido! A melhor coisa é manter a distância e só falar. Aí eles são uma simpatia só. Claro que ninguém é igual e podem existir americanos que amam estranhos que toquem neles, rs. Mas na minha opinião, é melhor evitar.
Melhor forma de falar:
Já que vamos evitar tocá-los, como fazer uma pergunta? O jeito mais educado e simpático de iniciar uma conversa com qualquer pessoa é primeiro falando “excuse me” (com licença). Depois, é comum dar bom dia/boa tarde/boa noite antes de começar a falar o que você quer dizer: excuse me, good morning, I would like to know where I can find the nearest restroom? (com licença, bom dia, eu queria saber aonde encontro o banheiro mais próximo). Quando você os aborda dessa forma, as chances de ser bem atendido aumentam 99%. Isso se aplica não só aos parques, mas aos shoppings, restaurantes… Basicamente em qualquer interação. Eu percebi essa diferença de tratamento na primeira vez que trabalhei na Disney (lá em 2006). Comecei a tratá-los da forma como eles me tratavam e percebi a diferença no atendimento. Hoje em dia eu ainda adiciono uma despedida nos meus cumprimentos: bye, have a nice day (tchau, tenha um bom dia). Esse é bem “Disney” mesmo, rs, mas eu adoro. Além de ser simpático com a pessoa, me deixa com um sorriso no rosto ?. Podem acreditar: começar a frase com “excuse me, good morning”, fará uma super diferença na interação de vocês durante a viagem.
Recolher as bandejas nos restaurantes:
Esse é um ponto mais delicado. Apesar das praças de alimentação serem comuns aqui no Brasil, aqui existe uma controvérsia sobre esse assunto. É que muitos shoppings contratam moças para ficarem recolhendo as bandejas. Por esse motivo, algumas pessoas deixam-nas propositadamente nas mesas para proteger o emprego dessas pessoas.
Bom, nos EUA o funcionamento é diferente: lá não existe a posição de “recolhedor de bandejas” dos restaurantes. Sei disso pois tive vários amigos que trabalharam em restaurantes quick service (em que você pega a sua bandeja e se senta) durante meus programas em Orlando. O trabalho da pessoa que cuida das mesas é de apenas passar um pano e deixar a mesa limpa para o próximo visitante. Então é legal sempre recolher o lixo de sua mesa (mesmo a do café da manhã do hotel se estiver em algum hotel Disney), e deixar tudo pronto para o próximo visitante. Dependendo da época do ano os parques ficam tão cheios que mesa livre vale ouro, rs. Tão rápido você sai, já tem outra pessoa a postos com sua bandeja para sentar no seu lugar. Ninguém gosta de chegar e ter que recolher a sujeira alheia né? Vamos fazer com os outros o que gostaríamos que fizessem por nós ?.
Posso contar uma coisa para vocês? Conforme falei, sempre tenho essa conversa com meus passageiros. Sempre que ficávamos nos All Star Resorts, dividíamos o refeitório com vários outros grupos de brasileiros (pense em um café da manhã movimentado, rs). Infelizmente o meu grupo era um dos únicos a recolher o lixo. Era muito triste ver aquela praça de alimentação enorme toda suja… Os Cast Members do hotel sempre me agradeciam pela nossa atenção e cuidado.
Papel higiênico deve ser jogado no vaso sanitário:
Essa é uma dica meio íntima. Mas, acho que já temos intimidade para isso né? Rs, até já comentei com vocês nesse post aqui que, nos Estados Unidos, não existe o lixinho do banheiro. O papel higiênico deve ser descartado no próprio vaso sanitário com a descarga. É assim em todos os hotéis, parques e shoppings. Nos parques você verá um pequeno lixo que deverá ser usado para absorventes e protetores higiênicos somente. O lixo de lá não é trocado com tanta frequência e nem comporta tanto papel. Por isso é importante jogar o papel no vaso e ajudar a manter os banheiros limpos por mais tempo ?.
Viram? São dicas simples que vocês podem seguir, ou não. Mas, se seguirem, provavelmente terão uma viagem mais agradável ?. E sabe, os americanos costumam ser bem gente boa, especialmente em Orlando. Por isso eu acho que vale a pena o esforço para conviver bem com eles, né? Pra mim, saber que serei bem tratada em um destino de viagem é um dos primeiros pontos para o lugar entrar para a minha wishlist de próximas viagens, rs.
Beijos,
Nine
Fonte de imagens: site oficial Walt Disney World, www.cosmopolitan.com, www.mikeandthemouse.com, www.disneylies.com, www.allears.net, www.disneycareers.com, www.disneydining.com, www.familygetaways.com e www.tripadvisor.com
Deixe um comentário