Guia de Bolso Gratuito | DoJeitoQueBrGosta

Dayana compartilha sua viagem – Mohamed na Disney


O Compartilhe sua Viagem de hoje é, provavelmente, o mais emocionante que já tivemos. Cada viagem, mesmo que seja para o mesmo destino, é completamente diferente da anterior. Hoje, Dayana S. Dalloul nos conta como foi levar seu irmão Mohamed de 16 anos (que tem síndrome de down), para conhecer os parques. Dayana já tinha estado por lá várias vezes antes, mas para levar seu irmão ela pesquisou bastante para planejar uma viagem que agradasse a família ao máximo, focando sempre nas vontades do seu irmão. O resultado vocês leem no relato abaixo:

compartilhe-sua-viagem-Mohamed

 

Quando tinha 4 anos, recebi um grande desafio em forma de amor. Meu irmão, Mohamed, tem síndrome de down e venceu seus primeiros obstáculos antes mesmo de eu compreender o que sua chegada significava. Muito tempo se passou e eu finalmente entendo, por completo, a grande inspiração que ele representa. Talvez seja por isso, ou simplesmente por sermos uma daquelas famílias unidas e insuportavelmente felizes, que levá-lo ao meu lugar preferido tenha sido tão especial.

dicas-orlando-e-disney

 

Primeiramente temi estar sendo egoísta. Durante o planejamento, indagava se tudo aquilo que me deixava ansiosa se encaixaria nos desejos do meu irmão, principalmente porque ele nunca reclama e é sempre positivo, portanto não iria me contrariar. Mas a cada dia riscado do calendário, suas perguntas ganhavam mais entusiasmo. Mostrei fotos de minhas outras idas, vídeos de atrações e belas lembranças. Quando finalmente chegamos, seus pulos e seu largo sorriso acalmaram minha alma. Naquele momento eu soube que o sonho era nosso e que começava ali um pedaço inesquecível da nossa jornada.

Compartilhe-sua-viagem-Mohamed-Daoull

 

E agora montando o álbum da viagem, fico recordando a energia daquele lugar tão feliz. Todas as experiências foram mágicas, como era de se esperar, mas algumas se destacam em meio à alegria que vivenciamos. Lembro que no primeiro parque, o Hollywood Studios, Mohamed queria se aventurar na Rock’n Roaller Coaster, ou como nós brasileiros a chamamos: “a montanha-russa do Aerosmith”. Depois de uma pequena fila (graças a Deus pelo fastpass) vimos a decolagem da atração. Com os olhos arregalados, Momo se assustou e então notei que seus batimentos estavam altos demais. Meu pai o acompanhou até a saída, decepcionado. Então sentei com ele e conversamos sobre aquela enorme cicatriz que cruza seu peito. Ele sabe que aos 4 meses seu coração foi curado, e por isso não poderíamos correr riscos. E sabem qual foi a melhor parte? Eu já tinha determinado que aquela era a viagem dele, então o acompanhei em brinquedos e shows que o faziam gritar de alegria, não medo, e foi absolutamente perfeito. Acho que é muito importante estabelecer o objetivo da viagem, pois sacrifícios sempre terão de ser feitos e nenhum deles tira a diversão do pacote.

Dicas-Disney-compartilhe-sua-viagem

 

Pois estava decidido, iríamos apenas nas atrações que obtivessem previamente o selo Mohamed de aprovação. E devo dizer, são muitas! Até pensei em lista-las, mas vocês provavelmente desistiriam de ler, portanto confiem nas dicas da Nine pra essa parte. Só garanto o seguinte: sempre haverá algum Cast Member (funcionário Disney) para indicar brinquedos de acordo com o que procuramos. De qualquer forma, notei que simuladores e atrações em 4D são ótimos pra quem gosta de se divertir e ser levado a mundos fantásticos, fugindo um pouco do roteiro de quedas brutas e alta-velocidade. A imaginação é algo muito importante pra mim, e percebo que estimular essa paixão com meu irmão o faz ter ainda mais prazer em suas atividades, não que ele precise do meu incentivo para se perder em contos e finais felizes. O importante é deixá-lo fazer escolhas e lidar com suas consequências, se bem que na Disney as consequências eram sempre maravilhosas, tornando a tarefa bem fácil.

Compartilhe-sua-Viagem-Orlando-blog-Do-Jeito-que-Brasileiro-Gosta

 

Nós enfrentamos filas enormes para conhecer as irmãs Anna e Elsa, para passear com os 7 Anões em sua montanha-russa e para ver quem era bom de mira com os personagens do Toy Story, e enfrentaríamos o dobro para termos em retorno um garoto cantando enquanto se vestia às 6:30 da manhã porque cansaço algum continha seu encanto. O lugar sem dúvidas transborda carinho e muitas boas energias.

Dicas-de-viagem-Disney-Dayana

dicas-de-viagem-COMPARTILHE-Mohamed

 

E não posso dar todo o crédito apenas para os maravilhosos imagineers (engenheiros da Disney). Momo amou poder tomar sua primeira cerveja, amanteigada é claro! Ele conheceu o castelo de Hogwarts que tanto sonhava, tirou fotos com seus heróis preferidos, enfrentou dinossauros enormes e passeou pela terra do Dr. Seuss, entretendo a todos com seu espírito dançante. Aliás, ele dançou muito! Dançou e tornou aquele universo fantástico ainda mais radiante.

Dicas-Disney-e-Orlando-Mohamed

 

Ao recordar, lembro de seu ciúme porque os talentosos artistas do Blue Man Group (sim, aqueles dos comerciais da TIM) deram um beijo na bochecha da nossa mãe. Lembro de como não piscava ao assistir o magnífico show do Magic Kingdom, Wishes, e de como quis ficar para a segunda passagem só pra cantar “Let it Go” mais uma vez. E ele pulava até mesmo pelos corredores da farmácia, assim como esperava pacientemente enquanto entrávamos em todas as lojas dos outlets. Lembro do fascínio ao entrar no restaurante T-REX, em Downtown Disney, que nos surpreendia com imensos dinossauros e chuvas de meteoro, além de um delicioso prato de nachos. Lembro de agradecer, antes de cair no sono, por estar ali presenciando o renascer da infância inacabável e por me sentir em harmonia com a minha família e com o pequeno guerreiro que me inspira diariamente.

Compartilhe-sua-Viagem-Disney-Especial

Meu pai relutava o destino por não saber falar inglês e, de repente, o vi contando piadas quando o Momo sentia medo em algum brinquedo, e ao soltarem aquela risada gostosa que nos conforta eu sabia que devia prestar muita atenção, pois aqueles momentos eram preciosos. E então meu pais se impressionavam com a organização, com o verde das ruas e com sua habilidade involuntária de ser criança, mas agora preciso fechar o álbum antes que as lágrimas molhem nossos abraços.

Uma viagem como esta não pede idade, idioma ou preparo. Na história de qualquer um de nós, ela se torna extraordinária.

Comparitlhe-sua-viagem-dicas-disney-blog-do-jeito-que-brasileiro-gosta

 

Muito linda a história. Para completar a Dayana, estudante de Cinema no IESB (faculdade de Brasília), fez um vídeo, mostrando mais um pouquinho de como foi a experiência deles:

 

Realmente emocionante né? Obrigada Dayana por compartilhar a viagem de vocês com a gente. Muitos leitores não sabem disso, mas a Disney recebe diariamente pessoas com necessidades especiais das mais variadas. Os parques se preparam para atender os sonhos de TODOS (sem excessão). Isso é mais uma das coisas que me deixam apaixonada pelo universo criado pelo Walt Disney: ele une a todos. Que bom que a Dayana compartilhou sua experiência com a gente. Espero que ela sirva de incentivo para outros pais, irmãos e amigos de pessoas com necessidades especiais. Ela nos mostrou que não só é possível como também é mágico e inesquecível.

Para quem (como eu) se apaixonou pela simpatia do Mohamed a Dayana tem uma página no facebook dedicada ao seu irmão. Lá ela compartilha fotos e vídeos que, como ela mesma disse buscam “(…)não apenas quebrar preconceitos mas mostrar a todos que a limitação pode ser rompida com dedicação e perseverança.”. Para conhecer a página basta clicar aqui.

Espero que vocês tenham gostado de mais esse Compartilhe sua Viagem.

Beijos
Nine

Fonte de imagens: acervo pessoal Dayana S. Dalloul.

Postado por:

Nine Boianovsky

20 Comentários

  1. Dani -  12 de janeiro de 2015 - 15:26 3605

    Até agora eu não tinha lido esse compartilhe e to aqui engasgada de tão lindo que foi! Parabéns à Dayana e sua família por proporcionarem um momento tão lindo e feliz para o Mohamed! Tenho certeza que foi maravilhoso para todos!

    Nine, amei esse compartilhe!!!

    Beijos,
    Dani

    Responder
    • Nine Boianovsky -  13 de janeiro de 2015 - 09:56 3634

      Muito fofo né Dani? 😀 <3
      Adoro a ideia do Compartilhe por isso: temos posts e experiências dos mais versáteis :).
      Dayana, a Dani é outra participante super ativa aqui do blog, você provavelmente já viu alguns compartilhes dela :). Obrigada pela participação meninas, estou louca pelas próximas viagens de vocês para termos Compartilhes novos aqui no blog :D!

      Beijos,
      Nine

      Responder
    • Dayana Dalloul -  28 de janeiro de 2015 - 18:04 4283

      Dani, fico muito feliz com as suas palavras e com o carinho demonstrado 🙂 De fato foi maravilhoso, como é cada momento que passamos juntos.

      E Nine, eu é que estou louca pra fazer outra viagem como esta e compartilhar contigo! Obrigada por tudo.

      Beeijos!
      Dayana

      Responder
  2. Jerusa Viecili -  20 de dezembro de 2014 - 09:45 2121

    impossível não se emocionar!!
    Day você é demais, mas não me admira porque sua família maravilhosa tranaborda amor!!
    Me senti na Disney, compatilhando belos momentos com Momo e todos!
    Parabéns pelo vídeo também!

    Responder
    • Dayana Dalloul -  21 de dezembro de 2014 - 22:03 2280

      Mana, muito obrigada pelo carinho! Fico muito feliz em saber que consegui passar através das lembranças todo o sentimento de felicidade de sentimos por lá. Te amamos muito!

      Responder
  3. Nathalia -  18 de dezembro de 2014 - 10:02 2023

    Família linda e com boas energias! Seus textos sempre incríveis transbordando emoções <3 você é demais meu amor!

    Responder
    • Dayana Dalloul -  19 de dezembro de 2014 - 23:49 2104

      Família que também é sua! Obrigada por me apoiar em tudo sempre com muita compreensão, fé e carinho meu amor <3

      Responder
  4. Ali Kader -  18 de dezembro de 2014 - 00:48 2004

    Day, vc é demais, agora a foto do mohamed rindo do pai assustado nao tem preço, parabéns por ser uma irm? tao presente, é puro amor , bjs.

    Responder
    • Dayana Dalloul -  19 de dezembro de 2014 - 23:48 2103

      Aquela foto tá demais né tio???!! Hahahahahaha obrigada pelo amor. Beijo grande!

      Responder
  5. Dêmilli -  15 de dezembro de 2014 - 15:50 1958

    Gostei muito das fotos e vídeo!

    Responder
    • Nine Boianovsky -  16 de dezembro de 2014 - 10:13 1965

      Oi Dêmilli,
      Ficou realmente muito lindo o post né? 🙂
      Beijos,
      Nine

      Responder
  6. KADIGE CADER DA SILVA -  13 de dezembro de 2014 - 15:56 1936

    Boa tarde NINE BOIANOVSKY

    Primeiramente quero te parabenizar por ter publicado um trabalho tão lindo, feito por uma menina abençoada chamada Dayana que teve e tem a capacidade de ver com os olhos do amor que irradia dentro de seu peito pelo irmão Mohamed, trabalho este que me emocionou e me levou as lagrimas, exemplo de bondade e sabedoria, linda e emocionante historia vivida com amor junto a seus pais, que as bençãos do céu abençoe você e esta família.
    um beijo carinhoso
    kadige

    Responder
    • Nine Boianovsky -  14 de dezembro de 2014 - 09:53 1945

      Olá Kadige,
      Pra mim é um prazer poder proporcionar às pessoas essa emoção que você sentiu. O exemplo da Dayana e do Mohamed serve para todos nós, em nossas vidas. Fico feliz que a Dayana compartilhou sua experiência com a gente e mais pessoas puderam conhece-los :).
      Beijos,
      Nine

      Responder
    • Dayana Dalloul -  19 de dezembro de 2014 - 23:46 2102

      Tia querida, muito obrigada por todo o amor e carinho. Suas palavras encheram meu coração de gratidão e saudades. E fico muito feliz por saber que pude emocionar alguém tão importante para o Momo e toda a família. Amo você!!!!!!!!

      Responder
  7. Larissa -  12 de dezembro de 2014 - 11:01 1920

    Dayana, que exemplo maravilhoso! Você é uma pessoa iluminada e uma alma muito evoluída. Impossível não ir às lágrimas.
    Parabéns Nine por permitir que esses belos exemplos sejam compartilhados com a gente.
    Fiquei ainda mais ansiosa para a minha viagem que esta marcada para o final do ano 🙂
    Beijos.

    Responder
    • Nine Boianovsky -  12 de dezembro de 2014 - 15:53 1922

      Oi Larissa,
      Para mim é um prazer poder compartilhar histórias como a da Dayana. Fico muito feliz que você tenha gostado do post (a história do Mohamed também me emocionou). Espero que ela possa inspirar muitas pessoas a viajarem para realizar sonhos, ultrapassando as dificuldades…
      Tenho certeza que a sua viagem será sensacional :). Quem sabe você não pensa em alguma coisa legal para compartilhar com a gente também? 😀
      Beijos
      Nine

      Responder
    • Dayana Dalloul -  13 de dezembro de 2014 - 12:51 1934

      Larissa, nem sei como agradecer pelos belos elogios e pelas palavras de carinho. Confesso que eu mesma não me segurei ao escrever, pois a alegria que compartilhei com a minha família nesta experiência tão especial me toca o coração. E sobre a Disney, saiba que pode ficar muito ansiosa porque, ainda assim, suas expectativas serão superadas! Tenha uma viagem mágica e incrível :)))

      Abraço!
      Dayana

      Responder
  8. Fernanda -  12 de dezembro de 2014 - 09:54 1919

    Achei muito legal a viagem do Mohamed e da Dayana!! É muito especial poder compartilhar momentos deliciosos da nossa vida com pessoas que amamos! AMEI!! =*

    Responder
    • Nine Boianovsky -  12 de dezembro de 2014 - 15:54 1923

      Oi Fê,
      Muito linda a experiência deles né? Também amei 🙂
      Beijos,
      Nine

      Responder
    • Dayana Dalloul -  13 de dezembro de 2014 - 12:48 1933

      Fernanda, de fato é maravilhoso quando estamos em ótima companhia, compartilhando momentos que são eternizados! Fico feliz que tenha gostado da nossa história :)))))

      Abraço!
      Dayana

      Responder

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão destacados.

Voltar ao Topo