Guia de Bolso Gratuito | DoJeitoQueBrGosta

Cesareia – cidade romana em Israel


Um dos passeios pelo qual eu estava mais ansiosa em minha viagem a Israel era a Cesareia (ou Caesarea Marítima). Por que você pergunta? Porque por lá é possível vivenciar a história, de maneira completamente diferente. Desenvolvido pelo governo de Israel em parceria com o Caesarea Development Corporation, o Parque Nacional de Antiguidades passou por trabalhos de restauração e reconstrução que transformaram a Cesareia em um “parque temático da história”. O sítio arqueológico conta com vestígios originais e reconstruções (como o anfiteatro) que respeitam os vestígios históricos encontrados. Com elas fica super fácil vislumbrar como era a vida naquele imenso porto 2 mil anos atrás. Como se não bastasse isso, o parque conta com um vídeo explicativo que mostra as transformações pelas quais a cidade passou em seus 2300 anos de história #DisneyFeelings. Conta também com toda a estrutura: apresentações áudio visuais, mapas, cafés, bares e restaurantes #quaseumparquedeorlando, rs. Por isso eu considero a visita a Cesareia indispensável para quem estiver pelo país. Vamos ver em detalhes tudo sobre esse lugar impressionante?

cesareia-nine-boianovsky-1

Fonte de imagem: acervo pessoal Nine Boianovsky

cesareia-maritma-dicas-viagem-israel

Fonte de imagem: acervo pessoal Felipe Motta Virginio

 

História de Cesareia

Apesar de já existir vestígios de população no local desde o século 3 a.C (período helênico), foi com a chegada do Rei Herodes em 25 a.C que a Cesareia se tornou a potência que ouvimos falar. Construído por Augusto Cesar, esse porto foi um dos mais importantes da região (situado estrategicamente entre Yaffo e Dor) e um símbolo do império romano na Judeia. Augusto mandou construir a cidade em homenagem ao Rei Herodes, que em seguida a nomeou Cesareia voltando a homenagem para seu imperador. Roma naquela época não poupava esforços: foi um porto com tecnologia de última geração (inclusive quebra-mar, portão e local para estacionar mais de 100 embarcações). Em volta do porto, uma grandiosa cidade, digna do império. Que cidade romana sobrevivia sem um bom anfiteatro? O de Cesareia conta com 4 mil lugares (ele foi restaurado e é utilizado até os dias de hoje). Herodes que não era bobo nem nada também construiu um gigantesco palácio beira mar para chamar de seu (já vimos seu outro palácio no deserto em Massada, lembram?). Nos vestígios do palácio é possível ver lindos mosaicos e colunas. Para completar a grandiosidade do império o complexo contava com um hipódromo onde aconteciam corridas de bigas e cavalos. Mais tarde esse foi dividido em 2 “coliseus” onde aconteciam batalhas entre gladiadores.

cesareia-caesarea-dicas

Fonte de imagem: Wikipedia

dicas-cesareia-caesarea-israel-viagem

Fonte de imagem: www.ferrelljenkins.com

cesareia-como-era-a-cidade

Fonte de imagem: www.edwardhays.com

 

A cidade foi palco de muitos grandes acontecimentos, inclusive bíblicos como a conversão do primeiro gentio ao cristianismo por Simão Pedro. Por lá também foi encontrada uma placa que falava sobre Pôncio Pilatos, procurador da Judeia e, supostamente, a pessoa responsável pelo julgamento de Jesus Cristo. Esse é o único artefato histórico encontrado que cita o nome do procurador. A Cesareia também viu as revoltas dos judeus contra os romanos em 66 d.C (as mesmas que levaram aos acontecimentos de Massada). Mais tarde, durante o período bizantino, a cidade se tornou um importante centro do cristianismo. Entre os séculos X e XII seu controle passou das mãos dos cruzados para as mãos de Saladino em mais de uma ocasião. E finalmente no século XIII foi conquistada pelos mamelucos. Cada um desses povos que lá esteve construiu suas edificações, portões e igrejas. Por isso eu acho a visita a Cesareia tão impressionante: é a história viva na nossa frente, pronta para ser revista e revisitada! Não conseguiu sentir o que eu estou falando? Então dá uma olhada no vídeo abaixo:

Demais né? É realmente como um “parque de diversões da história”, rs. Decidiu visitar a Cesareia? Então anota aí o que você não pode deixar de ver durante a visita:

cesareia-dicas-viagem-oriente-medio

Fonte de imagem: acervo pessoal Felipe Motta Virginio

dicas-o-que-ver-em-cesareia-israel

Fonte de imagem: www.caesarea.com

 

Pontos imperdíveis:

Anfiteatro: é o anfiteatro mais antigo nessa área do mediterrâneo. Seus 100 metros de diâmetro possibilitam 4 mil lugares sentados. Com uma linda vista do oceano ao fundo (apesar de na época de sua construção ele ser totalmente fechado) ele serviu como entretenimento primeiramente para os marinheiros e, mais tarde, para os habitantes da cidade por mais de 500 anos. Peças gregas e romanas (tragédias e comédias), apresentações musicais, mímica e até competições aquáticas (ocorridas durante o século IV quando o chão do anfiteatro foi transformado em piscina) aconteceram por aqui.

dicas-viagem-israel-porto-cesareia

Fonte de imagem: www.shalomisraeltours.com

cesareia-viagem-dicas-oriente-medio-israel

Fonte de imagem: acervo pessoal Nine Boianovsky

 

Hipódromo: construído nos tempos de Adriano, o hipódromo serviu como entretenimento para a cidade até o século VI. Por lá aconteciam corridas de bigas e cavalos. O hipódromo contava com locais para armazenamento de animais e equipamentos.

cesareia-dicas-israel-viagem

Fonte de imagem: www.historum.com

cesareia-nine-boianovsky-dicas

Meu grupo super concentrado ouvindo as explicações do guia, rs…

Fonte de imagem: acervo pessoal Vinicius Peiter

cesareia-hipodromo

Em Cesareia venta muito! No dia que fomos ainda estava um tempo meio nublado… Então imagina o frio que passamos, rs.

 

Palácio de Herodes: as ruínas do palácio foram encontradas em um enorme recife que dá para o mar. Parte do palácio foi submersa nas águas, mas as colunas e alguns mosaicos foram preservados. Ainda é possível ver uma piscina na parte mais rasa do oceano. É impressionante o luxo e grandiosidade do palácio de Herodes. Representa fielmente a “glória” dos reis e imperadores daquela época. Mais tarde o palácio serviu de residência para outros governantes romanos na Palestina.

caesarea-dicas

Fonte de imagem: www.ferrelljenkins.com

nine-boianovsky-dicas-israel-do-jeito-que-brasileiro-gosta

Fonte de imagem: acervo pessoal Carol Jedwab Pekelman

piscina-em-cesareia

Fonte de imagem: www.drblyisrael15.com

 

Porto: apesar de a maior parte do antigo porto estar submersa, foram encontrados diversos artefatos em madeira e construções que protegiam a terra das ondas e tempestades. Para quem gosta é possível fazer mergulho de cilindro e ver as ruínas embaixo do mar #deveserdemais.

porto-de-cesareia-maritima

Fonte de imagem: www.thebestheritage.com

dicas-israel-cesareia-cidade-romana

Fonte de imagem: www.abramstravel.com

nine-boianovsky-dicas-cesareia-blog-DJBG

Fonte de imagem: acervo pessoal Nine Boianovsky

 

Aquedutos: um dos traços mais marcantes das cidades romanas são os aquedutos. Cesareia também tem alguns deles, que foram sendo construídos a medida que a cidade foi expandindo e novas fontes de água foram sendo encontradas.

cesareia-aquedutos

Fonte de imagem: www.shalomisraeltours.com

 

Obelisco: construídos no Egito e trazidos para a Cesareia por ordem de Augusto, originalmente dois grandes obeliscos guardavam a cidade. Depois, com as conquistas bizantinas um obelisco foi destruído e o outro se quebrou ao meio. Com os trabalhos de reconstrução e restauração o Obelisco de Cesaréia pode ser visto novamente por aqui.

cesareia-israel-o-que-ver

Fonte de imagem: www.iaa-conservation.org.il

 

Organize sua visita:

Se animou pra conhecer a Cesareia? Então fique ligado nas informações abaixo:

Preço:

O ticket já inclui a visita a todo o sítio arqueológico, ao filme explicativo (Time Trek) e às exibições interativas:

  • Adulto: ? 40,00 (o checkel está mais ou menos equiparado ao real)
  • Criança: ? 24,00

Horário de funcionamento:

Verão (de abril a setembro):

  • Segunda a quinta: 9h às 18h;
  • Sextas e feriados: 9h às 16h;
  • Sábados: 9h às 18h.

Inverno (de outubro a março):

  • Segunda a quinta: 9h às 16h;
  • Sextas e feriados: 9h às 15h;
  • Sábados: 9h às 16h.

Filme Time Trek:

O filme é exibido em uma salinha de cinema a cada hora e 15 e hora e 45 (exemplo: 9h15 e 9h45, 10h15 e 10h45… e daí por diante).

Como chegar:

Clique aqui para informações de como chegar em Cesareia.

cesareia-palestina-romana-israel

cesareia-viagem-nine-boianovsky-dica

Fonte de imagens: acervo pessoal Felipe Motta Virginio

 

Espero que vocês tenham gostado de conhecer essa cidade romana, que consegue nos mostrar tão bem como era a vida 2 mil anos atrás. Foi um dos meus passeios preferidos da viagem e considero uma experiência incrível pra quem estiver em Israel.

Beijos,
Nine

Postado por:

Nine Boianovsky

6 Comentários

  1. Thamara -  30 de maio de 2017 - 14:12 102423

    Olá Nine!
    Muito obrigada pelas dicas! Vou viajar para Israel em Outubro e além de passar alguns dias em Jerusalém e Tel Aviv, gostaria de ficar hospedada em alguma cidade do norte e a partir dela fazer os passeios para Mar da Galiléia, Nazaré, Carmelo, etc. Qual cidade voce sugere? Gostaria de uma cidade animada, com restaurantes, lojas, etc. Pensei Haifa ou mesmo Cesareia… mas gostaria da sua sugestão!

    Outra dúvida… o ticket para conhecer o sítio arqueológico de Cesaréia inclui o passeio com um guia?

    Responder
    • Nine Boianovsky -  14 de junho de 2017 - 18:46 102628

      Oi Thamara,

      Tudo bem? Minha cidade preferida do norte é Haifa. É a 3ª maior cidade do país, muito moderna, cheia de hotéis, bares e restaurantes. Também é beira mar o que é ótimo :). E por lá ficam os Bahai Gardens, um passeio que simplesmente amei! Portanto recomendo se hospedar por lá 🙂

      Com relação ao ticket da Cesaréia incluir um guia, acredito que não. Mas devem existir algum tour guiado por lá (que deverá ser contratado à parte). A Cesaréia é extremamente organizada, parece um parque da Disney, rs… Sem dúvidas você terá opções bem legais. No meu caso eu estava com um guia particular para o meu grupo, que nos levou em todos os passeios da viagem. Mas não se preocupe. Minha dica é se planejar para ir a Cesaréia de manhã, assim você terá mais chances de conseguir o tour guiado 🙂

      Abs,
      Nine

      Responder
      • Thamara -  23 de julho de 2017 - 17:01 103066

        Muito obrigada pelas dicas!!! Já reservei meu hotel em Haifa 😀

        Responder
        • Nine Boianovsky -  5 de agosto de 2017 - 12:11 103378

          Oi Thamara,

          Que bom que pude ajudar 😀

          Desejo que você tenha uma ótima viagem!

          Beijos,
          Nine

          Responder
  2. Marcela Paffaro -  5 de abril de 2016 - 20:38 98896

    Oiii Nine!!
    Acompanhei seus snaps por Israel e reconheci alguns lugares aí pelas fotos!!
    Lindo o lugar e com uma história incrível! Adorei saber!!
    Bjus

    Responder
    • Nine Boianovsky -  7 de abril de 2016 - 14:05 98899

      Oi Marcela,

      Pois é você lembra desse dia na Cesareia? Até peguei chuva de granizo nesse dia, rs… Que bom que os snaps ficaram legais e mostraram um pouco do lugar 😀 . Confesso que salvei os snaps e re-assisti antes de fazer o post. Bateu uma saudade, rs… Louca para organizar uma próxima viagem e mostrar coisas novas no snap pra vocês 🙂

      Beijos,
      Nine

      Responder

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão destacados.

Voltar ao Topo