Hora do Microfone: EPCOT
O segundo parque do complexo Walt Disney World Resorts (veja como surgiu o complexo aqui), foi inaugurado dia 1 de outubro de 1982. Projeto pessoal de Walt, e um de seus maiores sonhos, o EPCOT é dedicado às conquistas da humanidade, nas áreas tecnológica, intelectual e cultural. Talvez seja por isso que esse parque faça tanto sucesso entre o público adulto. Seus 300 acres (duas vezes o tamanho do Magic Kingdom) são divididos entre Future World e World Showcase. Que tal ouvirmos um pouco sobre como surgiu esse parque?
Fonte de imagem: www.disneytouristblog.com
O nome EPCOT vem de uma sigla em inglês – Experimental Prototype Comunity of Tomorrow – Protótipo Experimental Cidade do Amanhã. A ideia inicial de Walt era criar uma comunidade exemplar, um mundo do futuro que funcionaria de forma perfeita. Assim, os visitantes de EPCOT poderiam entender como vive uma sociedade avançada e sem violência, onde todo o lixo é reciclado e cada casa produz sua própria energia. EPCOT seria o exemplo a ser seguido por outras cidades americanas. Como Walt mesmo disse:
“O EPCOT mostrará as novas ideias e tecnologias que estão emergindo de centros criativos da indústria americana. Ele será uma comunidade do amanhã que nunca será concluída, mas sempre estará introduzindo, testando e demonstrando novos materiais e novos sistemas. E o EPCOT será sempre um exemplo para o mundo da imaginação e da livre iniciativa presentes na sociedade americana”.
Fonte de imagem: www.tomorrowsociety.com
Até a forma como a cidade seria construída já havia sido pensada por Walt: em forma de esfera, com áreas empresariais e comerciais no centro, escolas e complexos recreativos ao redor e, finalmente, as áreas residenciais no perímetro da cidade. 20 mil pessoas morariam em EPCOT e colocariam em prática seus exemplos no dia a dia. O transporte seria feito por monorails e people movers (existe essa atração na Tomorrowland do Magic Kingdom). Os carros transitariam por túneis subterrâneos e os pedestres andariam tranquilos nas ruas da cidade.
Fonte de imagem: www.psu.edu
Fonte de imagem: www.planningforwdw.wordpress.com
Infelizmente, Walt faleceu muito antes de seu sonho começar a se tornar realidade. Com medo de criar uma cidade e gerenciá-la sem a presença de Disney, os imagineers acabaram optando por desenvolver o parque dedicado a tecnologia e a visão futurista que temos hoje.
Quer ver como seria EPCOT de Walt? O filme Tomorrowland de 2015 seguiu as imagens e projetos criados por ele (falei mais sobre isso aqui). Além disso, se por um lado criar uma cidade exemplo estava em um nível inalcançável para os imagineers, por outro parte do complexo Walt Disney World já funciona como Walt imaginava: o Reedy Creek Improvement Distric e a cidade de Lake Buena Vista são governadas pelo Walt Disney Company (expliquei um pouco sobre esse processo aqui). Isso quer dizer que a polícia, os bombeiros, e tudo que diz respeito a cidade de Lake Buena Vista é controlado pela Disney (e controlado de forma exemplar, diga-se de passagem). Se não conseguimos chegar na visão total de Walt, pelo menos, já estamos um passo mais próximos da Comunidade Experimental Cidade do Amanhã.
Fonte de imagem: www.wdwmagic.com
Fonte de imagem: www.uk.hotels.com
Espero que vocês tenham gostado de conhecer um pouquinho melhor a história do EPCOT. E fiquem ligados aqui no blog: já já o roteiro de parque estará por aqui.
Beijos,
Nine
Fonte de imagem de capa: site oficial Walt Disney World
Deixe um comentário