Grécia – praia paradisíaca Navaggio em Zakynthos
Oi gente! O post de hoje é como se fosse um “Compartilhe sua Viagem” só que feito por mim. Vou usar essa categoria “Do jeito Nine: minhas experiências pessoais” para contar de outras viagens que já fiz, dar dicas que eu tenho certeza que outros brasileiros vão amar. Só que são lugares que eu não conheço com tantos detalhes como Orlando , Nova York e Miami. Por isso quem vai falar aqui é mais a “Nine turista” do que a “Nine guia”. Deu pra entender? Rs…
Hoje quero contar pra vocês de uma das praias mais bonitas que eu já fui na vida. Depois de trabalhar na Disney no verão no programa Super Greeter (clique aqui para saber mais) decidi fazer um “mochilão” por algum lugar. Na época uma prima minha estava fazendo intercâmbio de faculdade em Barcelona e ia visitar umas amigas na Grécia. Não preciso falar mais nada né? Depois de uma semaninha de despedida com minhas roomies lá estava eu, chegando em terras gregas para viver uma experiência completamente diferente. Passamos 15 dias viajando por lá visitando as cidades que nossas amigas moravam, não tão turísticas. Foi uma experiência incrível e um dia conto pra vocês dos outros lugares que conhecemos.
Nossa última parada foi na ilha de Zakinthos aonde uma de nossas amigas tinha uma casa de praia. Fui para lá por esse motivo e qual não foi minha admiração quando descobri que em Zakinthos estava a praia Navaggio, considerada uma das praias mais bonitas do mundo! É sobre ela que eu quero falar hoje ?.
A praia Navaggio (também conhecida como Shipwreck), é isolada por enormes paredões de pedra, sendo acessível somente de barco. Nem preciso dizer que esse passeio de barco é o mais famoso da ilha.
Fique atento: os gregos não são tão organizados quanto outras partes do mundo no quesito turismo. Marcamos o passeio à praia e nos passaram o horário errado de saída do barco. Resultado: perdemos o passeio no primeiro dia. A sorte é que íamos ficar 4 dias por lá e assim conseguimos conhecer a praia no dia seguinte.
Dica: leve bastante dinheiro em espécie, quase nenhum estabelecimento da ilha, que possui apenas 40 mil habitantes, aceita cartão.
Outra coisa que ninguém conta é que, para manter a praia preservada, como está até os dias de hoje, os barcos de passeio tem horário estipulado para chegar e sair de Navaggio. É regra em Zakynthos que cada barco pode permanecer no máximo 40 minutos na praia! Agora imagina: você cruza meio mundo para conhecer uma praia paradisíaca, paga um passeio de barco e só pode ficar lá 40 minutos? É isso mesmo! Uma amiga minha até estava pensando em passar a lua de mel por lá e eu desencorajei: a ilha é realmente linda, mas a praia mais bonita é essa e você só poderá ficar poucos minutos por lá. Melhor passar a lua de mel em uma praia que você possa ficar mais do que 40 minutos não é? Rs…
De toda a forma, mesmo com o tempo curto minha estadia por lá foi mágica! A praia é realmente isso que vemos nas fotos #semfiltro, rs… Descemos do barco, e, como todo brasileiro, fui logo conhecer o mar que é transparente e absolutamente gelado! A praia é toda de seixos, algo muito comum em praias europeias, mas completamente diferente para mim. Fiquei tropeçando lá com meus chinelinhos tipo Havaianas enquanto os europeus andavam tranquilamente com suas botinhas de neoprene. Se estiver indo para lá providencie uma também e evite desconforto #ficaadica. Por esse mesmo motivo – praia de pedras – os europeus levam à praia um colchãozinho tipo de yoga para poder tomar sol. Eu, mais uma vez a “turista desavisada”, fui tentar tomar sol estendendo minha canga, conforme estou acostumada. Imagina deitar em um chão coberto de pedrinhas? Desconforto total, rs…
Acabei decidindo aproveitar os 30 minutos que me restavam tirando mil fotos (sou dessas, rs) e conhecendo o resto da praia, que é bem pequena. Mais um mergulho no mar e pronto, já era hora de seguir passeio. Ainda passamos por cavernas com água azul transparente – que dizem ter propriedades curativas – ruínas de mosteiros, tartarugas… Foi um dia lindo e esse é um passeio que recomendo bastante.
Agora você pode me perguntar: além da praia Navaggio, o que você achou da ilha? Eu AMEI apesar de ser diferente das ilhas gregas que eu estava imaginando – casinhas brancas e janelas azuis – encontradas na ilha de Santorini, do outro lado do país. Como Zakynthos pertence ao arquipélago Jônico, que fica entre a Grécia e a Itália, sua arquitetura, vegetação e paisagens me passam muito mais sensação de Itália e Capri, o que é maravilhoso também. O centrinho é cheio de restaurantes descolados e prédios lindos. Ainda demos muita sorte porque pegamos o festival de Agios Dionysios, santo padroeiro da cidade, que aconteceu no fim de semana que estávamos lá. Teve procissão, festa, queima de fogos e o pessoal das ilhas vizinhas também veio prestigiar. Foi sensacional ?.
Gostaram de ouvir minhas histórias e saber um pouco mais das minhas experiências pessoais? Espero que sim ?. E para quem estiver com viagem marcada para essas bandas espero que minhas dicas sejam úteis ?.
Beijos
Nine
Fonte de imagens: acervo pessoal Nine Boianovsky, www.gozakynthos.gr, www.somekindofwanderlust.com e www.whotalking.com
18 Comentários
Adorei seu blog!!! Adorei as fotos!! Que lugar lindo!! O passeio de barco contratastes na hora? Durou quanto tempo o passeio? E saiu de onde? Pergunto, pois vou para Zakynthos no final de julho e gostaria de saber se posso ver os passeios no dia que chegarei. Sabes se fazem tour para o mirante de Navagio? Muito obrigada!
Oi Marlise,
Tudo bem? Puxa, muito obrigada, fiquei muito feliz que tenha gostado do blog e das fotos 🙂 .
Contratei o tour de barco no dia anterior ao passeio na própria ilha. Na praia onde estávamos hospedados tinha várias lojinhas turísticas e restaurantes próximos à praia. Entramos em uma, gostamos do intinerário e fechamos o passeio. O barco nos pegaria em um pier naquela mesma praia que estávamos hospedados no dia seguinte. Deu tudo certo no fim das contas, mas confesso que no 1º dia combinado o barco não apareceu :O . A sorte é que tínhamos mais 2 dias na ilha e pudemos remarcar o passeio e foi ótimo.
Por isso, minha sugestão é que você agende o passeio no centro da ilha, assim que chegar. Escolha uma loja bem grande (eles provavelmente serão mais organizados) e peça o tour que sobe no mirante. Nós não sabíamos dessa possibilidade… Nosso tour passou por vários lugares mas só ficou 40 minutos em Navaggio, uma pena. Então vale a pena se informar disso tudo antes de fechar o tour 🙂
Espero ter ajudado e desejo a vocês uma ótima viagem 😀
Beijos,
Nine
OI!!! lindas fotos!!! Gostaria de saber quando vc foi e qual época é melhor para ir!! Obrigada!
Oi Fabiana,
Que bom que você curtiu as fotos, fico muito feliz 🙂 . Então, eu fui no meio de agosto e achei perfeito. Estava bem quente, mas como o objetivo era praia mesmo, isso foi ótimo (até porque o mar na Navaggio é geladíssimo, rs). Acredito que durante todo o verão europeu seja ótimo por lá (a partir de junho). Como agosto já é mais pro final das férias européias, talvez a cidade não estivesse tão animada (bares e baladas). Mas nós demos sorte de pegar o feriado do padroeiro da cidade, Agios Dyonisios, e aí estava tudo perfeito 🙂 . A partir de setembro já acho que deve ficar mais frio, e aí as praias não devem ficar tão agradáveis…
Era mais ou menos isso que você queria saber? Espero ter ajudado 🙂
Beijos,
Nine
Estou procurando uma empresa confiável que faz o passeio a Navachio beach? por qual empresa você fez o passeio?
Olá Carolina,
Então, quando eu fui pra Zakynthos eu estava acompanhada de amigas gregas que tinham família na ilha… Por isso deixei pra reservar tudo lá na hora. Escolhemos uma das milhares de lojinhas de turismo da ilha e fomos nessa, rs. Infelizmente, como expliquei no post, essas empresas locais não são as mais responsáveis :/ . Contratamos o passeio em uma loja na própria praia em que estávamos hospedadas… Talvez seja melhor você contratar o passeio nas lojinhas do centro da ilha, lá o pessoal deve ser mais profissional :).
Você vai perceber que lá é um mundo meio de antigamente, rs, o pessoal não usa muito cartão de crédito e a internet não é muito popular com os locais. Talvez por isso seja difícil encontrar empresas que fazem o passeio online. Mas acredito que chegando lá e contratando uma empresa do centro você provavelmente não terá muitos problemas…
Espero ter ajudado :).
Beijos,
Nine
Por favor me ajude, vou para a Grécia em Setembro do dia 03 ao dia 20, quanto custa o passeio? Quais os horário de saída (geralmente)? e quais os outros passeios que vc fez e custo?
Oi Eduardo,
Tudo bom? Mas você vai a Zakinthos também? É que o arquipélago grego tem mais de 500 ilhas, então fica difícil saber se você vai estar por lá mesmo… Caso você vá realmente a Zakinthos, não tem erro! O passeio para a Navaggio ou Shipwreck (essa praia paradisíaca) é o mais famoso da ilha. Por todos os cantos você vê pequenas agências de turismo vendendo o passeio. E aí tem de vários tipos. Normalmente os barcos saem de manhã. Paguei € 40,00 no meu que incluía a praia Navaggio, ruínas de um mosteiro, mergulho em águas medicinais… Saímos umas 10:00 h da manhã e voltamos 15:30 h mais ou menos. Valeu demais o passeio. Lembre-se do que eu falei no post: leve dinheiro em espécie porque na ilha quase ninguém usa cartão.
Outro passeio sensacional é para a ilha vizinha Kefalonia (também conhecida como Cephalonia), ilha vizinha de Zakinthos. Fizemos um tour completo que incluiu a balsa até Kefalonia e tour completo com direito às cavernas Messilani Caves (olha no google, vou fazer um post futuro sobre esse passeio) um dos lugares mais incríveis que já fui na vida. Meu tour só teve uma desvantagem: não tivemos nenhuma parada nas praias para banho. Somente fotos. E como estávamos lá em agosto, super verão, senti falta. Kefalonia tem uma praia que está no ranking das 10 mais bonitas do mundo, chamada Myrtos Beach, que só pudemos conhecer de longe… Confesso que tenho vontade de voltar só pra poder explorar com calma essa ilha :).
Em Zakinthos nossos passeios principais foram esses: Navaggio em um dia, Kefalonia no outro e curtimos os outros dois dias com nossas amigas gregas, nas praias da ilha mesmo :). Achei 4 dias por lá mais que suficiente :). Você pretende ir a Athenas também? Provavelmente sim né? Lá também é absolutamente maravilhoso, também pretendo fazer um post futuro só sobre a cidade. Acabo falando mais de Disney por aqui, porque tem tanta coisa pra falar de lá… Mas já já dou prioridade a esses destinos também :).
Espero ter ajudado.
Beijos,
Nine
Nine, querida, adorei o seu blog!! Parabéns!! Um espaço maravilhoso para compartilhar viagens e obter informações preciosas, numa organização perfeita. Achei uma delícia o relato desta viagem à Grécia, embarquei com vocês… a imagem do mar azul e as belas paisagens (as fotos estão lindas!) nos deixa com vontade de fazer as malas e voar para Zakynthos, amanhã, hehê!
Qualquer hora, trago uma de minhas aventuras para viajarmos juntas! Muito sucesso!! Beijos mil!!!
Oi Tia :)!
Muiiiito obrigada :D! Fiquei muito feliz que você gostou do blog. Essa viagem para Zakinthos foi realmente mágica. Um dia vocês tem que conhecer. Estou realmente muito feliz com o blog, meu novo trabalho, algo que me faz feliz e que me permite ajudar os outros a terem experiências sensacionais :). Um dia quero mesmo “Compartilhe sua Viagem” de vocês, meus tios mais viajados :D!
Beijos,
Nine
Só de ver as fotos dá a maior saudade da Grécia.. Infelizmente não conheci essa praia, Nine, mas as fotos são maravilhosas! Parabéns pelo blog, é muito legal até pra ter como um “diário de viagem”, que foi o que eu fiz com o meu na época que morei fora… é bom voltar pra lembrar das dicas e etc (que se perdem com o tempo, né?). Enfim, continue trabalhando nisso, miga, é a sua cara mesmo! E a viajante aqui qualquer dia faz um post pra cá também! Beijos! 🙂
Oiii Mari fofa!
Lembro super desse seu blog na época que você morou na Europa, era uma delícia de acompanhar :)! Fico mega feliz que você gostou do blog, falar de viagem é uma delícia né? Estou esperando mesmo seus posts por aqui :)! Quando você foi à Grécia você foi pra parte mais tradicional, de Santorini né? Sou loucaaaa pra conhecer 🙂 <3! E vale a pena, quando você estiver por aquelas bandas de novo, conhecer Zakynthos... Que lugar lindo, só de lembrar me dá saudades :). E agora, quais são seus próximos destinos? Saudades!
Beijos
Nine
Ai que saudade!!! Essa viagem foi TUDO! Quero mais Grécia e mais Zakynthos!
Nine, seu relato ficou excelente!
Primaaaa,
Também quero muito mais Grécia e Zakynthos… Ai que férias boas! Hehehe saudades sempre <3! Que bom que você gostou do post... Ainda quero fazer mais um com Kefalonia e dicas de como chegar em Zakynthos etc :)! Você bem que podia fazer um da Croácia além do de Barcelona hein? <3 Hehehe
Beijos
Nine
Uau!!! Amei! Morro de vontade de conhecer a Grécia!
Dani,
Delícia né? E a vontade que eu fiquei de voltar pra lá? Rs… O dia que estiver por essas bandas vale a pena conhecer :)!
Beijos
Nine
Adorei essa experiência paradisíaca!! As fotos são lindas!!
Muito bom né Fê?
Vocês iam amar a Grécia… Semana que vem as praias paradisíacas continuam com o post das praias da Tailândia de vocês :)! Amo <3!
Beijos
Nine