Gastos na viagem: impostos (taxes)
Outro dia comecei a conversar com vocês sobre os famosos gastos “extras” ou não planejados nas viagens. É importante falar sobre eles e saber que eles existem para que você possa se planejar e evitar surpresas durante a viagem. Já falei sobre a gorjeta (aqui) e hoje quero falar sobre um dos gastos que fará a maior diferença na sua viagem e que assusta grande parte de nós, brasileiros: os impostos (taxes).
Nos Estados Unidos os impostos de venda não estão inclusos no preço do produto. Isso sempre assustava muito meus passageiros no primeiro dia de viagem (e, antes de ler esse post, te assustaria também). Imagina: você vê um preço na prateleira e quando vai para o caixa o produto sai um pouco mais caro. É de assustar mesmo né?
Mas não precisa se preocupar: Impostos de venda (sales tax) são impostos sobre produtos que são utilizados pelo governo estadual para manutenção de infraestrutura e programas do estado ou da cidade. Como os impostos variam de estado para estado o país adota esse sistema em que o preço do produto é único e cada estado adiciona seus impostos. Isso quer dizer que em cada estado que você for poderá pagar valores diferentes de impostos. No caso da Flórida, os impostos em vendas são de 6%. Então saiba que tudo que você comprar (inclusive diárias de hotel e aluguel de carro) será acrescido em 6% do valor.
Fique sabendo
Muitos de vocês poderão me perguntar: nos Estados Unidos não tem o Reembolso de Taxas? Infelizmente não. O serviço, conhecido como reembolso de taxas, VAT (Value Added Tax) ou IVA (Imposto sobre Valor Agregado), restitui ao visitante estrangeiro (que solicitar) o gasto que ele teve com impostos na compra de produtos. Para isso é necessário solicitar o formulário de reembolso na loja e apresentá-lo no aeroporto às autoridades de alfândega antes de deixar o país. Apesar de ser muito comum em países europeus esse serviço não está disponível no nosso vizinho da América do Norte.
O motivo, segundo as autoridades do país, é que os impostos cobrados nos Estados Unidos são pagos para cada estado individualmente e não para o Governo Federal. Diferentemente, no VAT os impostos são pagos diretamente ao governo. Assim sendo como nos Estados Unidos não existe o VAT o Governo Federal não pode reembolsar aos turistas estrangeiros os impostos de vendas pertencentes aos estados. (Veja mais sobre isso no site do governo americano clicando aqui).
Fique tranquilo
A boa notícia é que agora você já sabe que terá esse gasto extra, de 6% a mais em tudo que você comprar na Flórida, por exemplo. Com isso fica mais fácil se planejar e se preparar para tais gastos, de forma que eles não pesem no seu orçamento de viagem. Outra boa notícia é que os produtos costumam ser tão baratos nos Estados Unidos que, mesmo com os impostos, o preço sai muito inferior ao encontrado no Brasil. Aliás, vale lembrar que no Brasil é comum pagarmos de 30% a 40% do valor do produto em impostos. Como eles estão embutidos no preço, nós nem percebemos (ficou curioso para ver nossos impostos? Dá uma olhada nesse link aqui). Pensando assim, o que são 6%, não é? Rs…
Espero ter ajudado. Falar de gastos nunca é divertido, mas é importante para que a sua viagem seja mais diversão e menos preocupação ?.
Beijos,
Nine
Fonte de imagens: www.nypost.com, www.wikihow.com, www.communitytable.com, www.money.usnews.com e www.indytaxpreparation.com
6 Comentários
Olá, tudo bem?
Apenas para adicionar informações, hj reseevei um hotel em Orlando (Florida) e o valor do imposto foi de 11,6%. Deve ter aumentado do anonpassado para cá, não é?
Olá Fernando,
Tudo bem? Então, o valor dos impostos americanos não subiu do ano passado pra esse. O que deve ter acontecido é que o site juntou os impostos americanos aos impostos brasileiros (IOF do cartão, etc). Provavelmente foi isso que causou a diferença.
Caso fique alguma dúvida, sugiro ligar no site de reservas de hotel que você usou pra checar o que estava incluso nos 11% cobrados.
Espero ter ajudado 🙂
Abs,
Nine
Oi Nine, tenho gostado de todas as suas dicas, orientações, e essa sobre gastos e impostos foi muito esclarecedora. Ainda falando sobre quanto levar em dólar, fico na dúvida de quanto levarei em espécie. Li num outro blog, que não se deve levar menos de 500 dólares. isso procede? Há um valor determinado para apresentar às autoridades na imigração? Muito grata!
Olá Ana Lúcia,
Antigamente, era importante levar uma quantia em espécie (ou travellers checks) que cobrisse os gastos da viagem (e isso era perguntado na Imigração). Hoje em dia, com os cartões de crédito o “quanto você está levando em espécie” perdeu um pouco de Importância na imigração. Mas, é legal sim levar uma quantia, não só pela imigração (eles ainda perguntam quanto você está levando, vale ressaltar que você está levando cartão de crédito) mas também para caso você tenha algum problema com o cartão, não consiga sacar, etc.
Por esse motivo, gosto de ter um mínimo em espécie que pague a alimentação (caso seja necessário) por toda a viagem. Algo como US$ 700,00, eu acho de bom tamanho (dependendo do número de pessoas da sua turma) 🙂 .
Era mais ou menos isso que você queria saber? Espero ter ajudado 🙂
Beijos,
Nine
Ótimo, Nine!
Cada vez mais satisfeita com as suas respostas. Era exatamente isso que precisava saber pra viajar tranquila. Deverei levar mais ou menos o valor citado, em espécie.
Obrigada, vou continuar vendo o blog e, qualquer dúvida, vou abusar novamente.
Abraço!
Ana.
Olá Ana Lúcia,
Que bom que pude ajudar 🙂 . Se tiver alguma outra dúvida é só falar mesmo (e não é abuso nenhum, rs 😉 ).
Ah lembrando que é importante liberar o seu cartão de crédito para compras no exterior na semana da viagem (falei mais detalhes sobre isso nesse post aqui). Assim você garante que poderá usá-lo para as compras durante a viagem 🙂
Beijos,
Nine