Pau de Selfie proibido nos parques Disney
Não tem muito tempo (em abril) a Disney divulgou que os paus de selfie estavam banidos de suas atrações (falamos sobre isso nesse post aqui). Na época, os visitantes estavam colocando seus paus de selfie para fora do carrinho, atrapalhando a experiência na atração para outros visitantes e colocando em risco sua própria segurança.
Agora, a regra se estenderá para todos os parques Disney, incluindo os aquáticos (Blizzard Beach e Typhoon Lagoon), Disney Quest, os parques da Califórnia e até a Disneyland Paris e Disney Hong Kong . A medida foi anunciada sexta-feira passada e já entra em vigor amanhã, dia 30 de junho. De acordo com Kim Punty, porta-voz da empresa, eles “se esforçam ao máximo pra proporcionar uma experiência incrível pra toda a família. E, infelizmente, os paus de selfie estavam se tornando uma preocupação na questão da segurança, tanto dos visitantes, quanto dos Cast Members”.
Apesar de outros incidentes terem ocorrido nos últimos meses, aparentemente, a decisão foi tomada após um incidente que aconteceu na última quarta-feira. Um visitante tirou um pau de selfie no meio da montanha russa California Screamin’ no Disney California Adventure. O acontecimento fez com que a atração ficasse mais de uma hora parada.
O uso de paus de selfie, instrumento usado para aumentar o alcance da foto (de câmeras e smarphones) através de uma espécie de monopé que se segura com as mãos, tem sido banido de outras atrações ao redor do mundo. Entre elas estão museus e estádios que alegam que o objeto atrapalha a visão de outros visitantes, além de ser considerado uma ameaça à segurança.
Agora, quem chegar nos parques da Disney com paus de selfie, terá o objeto barrado já na entrada do parque, durante a vistoria das mochilas (falei sobre ela aqui). O visitante terá a opção de deixar o pau de selfie no Guest Relations e pegar depois, ou terá que voltar ao carro/quarto do hotel para guardar o apetrecho. A Disney informa que será clara quanto a proibição, de forma que avisos serão pregados nos hotéis e estacionamentos, como forma de evitar o desconforto.
O pau de selfie não é o primeiro item a ser banido dos parques. Junto a ele estão: skates, tênis com rodinhas embutidas, coolers com rodinhas, cadeiras dobráveis, recipientes de vidro (a não ser pra papinhas e perfumes), tripés que não caibam em mochilas, entre outros (veja a lista completa aqui). Esses objetos são considerados nocivos a boa experiência de outros visitantes e, portanto, não são permitidos no mundo mágico Disney.
A partir de amanhã nossos amados paus de selfie se juntarão a essa categoria. Se por um lado os paus de selfie realmente geram fotos incríveis, por outro sou mais a favor da segurança e melhor aproveitamento do parque por todos. Já consigo imaginar paus de selfie “batendo” na pessoa da frente em dias de parque cheios, ou até invadindo a rota da parada, prejudicando a performance dos artistas e colocando em risco a segurança dos mesmos. Por esse motivo entendo a decisão da Disney e digo: teremos que voltar ao bom braço para as nossas selfies, rs. Se por um lado os paus de selfie farão falta, por outro, boas opções para fotos na Disney é o que não falta: você pode pedir para os fotógrafos photopass tirarem fotos com a sua máquina, o que provavelmente dará uma foto ainda melhor do que a conseguida com o pau de selfie.
Mas, e os outros parques de Orlando ? Na Universal os paus de selfie foram proibidos apenas em algumas atrações e no SeaWorld, por enquanto, eles são permitidos. Mas nada de se empolgar pessoal: pressinto que é uma questão de tempo até os selfie-sticks estarem banidos de todos os parques. Ainda assim, aproveitem enquanto não virar regra, rs.
Beijos,
Nine
Fonte de imagens: www.jaunted.com, www.orlandosentinel.com, www.m-magazine.com e www.fnewsen.com
Deixe um comentário