Guia de Bolso Gratuito | DoJeitoQueBrGosta

5 atrações Disney que viraram filmes


Fazer atrações inspiradas nos filmes dos estúdios não é nenhuma novidade, né? Estamos cansados de ver na Universal Orlando Resort atrações como Jurassic Park, Shrek e Minions, que chegam aos parques depois do enorme sucesso de seus filmes nas telinhas. Mas, e quando a coisa acontece no caminho inverso? É verdade: diversas atrações Disney se tornaram tão marcantes nos parques que acabaram dando origem à filmes de longa metragem. Quer ver só algumas delas?

1ª. Pirates of Caribbean inspirou Pirates of Caribbean Curse of the Black Pearl (2003):

A atração, desenvolvida pelo próprio Walt Disney e inaugurada na Disneyland em 1967 (3 meses após a sua morte), foi extremamente inovadora e marcante para a sua época. Os audioanimatrônicos, cenas com os piratas e barquinho da atração fizeram tanto sucesso que acabaram levando os estúdios Disney à criação do filme nos anos 2000. Nem preciso dizer o tanto que o filme fez sucesso né? Tanto foi assim que em 2006, bonecos audioanimatrônicos do Jack Sparrow foram acrescentados à atração. Eu tive sorte de trabalhar exatamente nessa atração, exatamente nesse ano (veja aqui). Posso dizer em primeira mão que o Jack foi extremamente bem recebido e a atração, que já fazia sucesso antes, passou a ser ainda mais procurada.

Se essa história teve final feliz? Sim! Tanto a atração quanto os filmes continuam aclamados pelo público (Johnny Depp foi inclusive indicado ao Oscar em 2004 por sua atuação como o pirata Sparrow). E a saga continua: as próximas aventuras de Jack serão contadas no filme Pirates of Caribbean: Dead Men Tell No Tales que estreia no cinema em maio de 2017.

curiosidades-atracoes-filmes-disney

Fonte de imagem: Disney Parks Blog

piratas-do-caribe-curiosidades

Fonte de imagem: www.moviepilot.com

 

2ª. EPCOT e Carroussel of Progress no Magic Kingdom inspiraram Tomorrowland (2015):

A ideia do filme, protagonizado por George Clooney, é levar o espectador a conhecer o “mundo do futuro” imaginado por Walt Disney. Esse mundo era uma comunidade perfeita que ele chamava “Experimental Prototipe City of Tomorrow –EPCOT”. A Comunidade Experimental Cidade do Amanhã era um dos sonhos de Walt: criar uma comunidade completamente funcional, com tecnologia incrível e que servisse de exemplo para os visitantes que, depois, poderiam usar algumas daquelas tecnologias em suas casas. O projeto ficou muito difícil de ser executado e acabou se tornando o parque EPCOT. De toda forma, Walt deixou desenhos e filmes de como seria essa cidade do futuro. Anos mais tarde os estúdios decidiram gravar Tomorrowland, que deu vida esse mundo futurista. Menções aos parques acontecem quando eles retratam a feira mundial de 1964 (onde Walt apresentou as atrações Its a Small World e Carroussel of Progress). A música de Carroussel of Progress, atração que fica hoje no Magic Kingdom, toca inclusive no filme #nostalgia. Outra menção é a Space Mountain que também aparece no longa.

Se a visão de “mundo do amanhã” de Walt ficou clara no filme? Alguns dizem que sim, outros dizem que não. Eu, particularmente, gostei da trama e das menções aos parques.

tomorroland-inspiracao-filme-walt

Fonte de imagem: www.waltdisney.org

filme-tomorroland-disney-o-que-tem-a-ver-com-parque

Fonte de imagem: www.projectcasting.com

 

3ª. Haunted Mansion inspirou o filme de mesmo nome Haunted Mansion (2003):

A casa mal assombrada do Magic Kingdom tem motivos para ter se transformado em filme. Também idealizada por Walt, a ideia inicial era que os visitantes andassem a pé pela casa, enquanto seriam surpreendidos pelos fantasmas (mais ou menos como é feito no Halloween Horror Nights da Universal). Os imagineers pensaram que uma atração a pé teria muitos problemas (cada pessoa andando em seu ritmo, fluxo confuso, falta de padrão). Acabaram optando por usar um veículo sobre trilhos, conforme era feito com as câmeras em sets de filmagem. O resultado foi o que nós conhecemos como “carrinhos” presentes em praticamente todas as atrações dos parques. Desde sua inauguração em 1969 a Haunted Mansion está entre as atrações mais populares da Disneyland. Tanto é assim que ela foi transportada também para o Magic Kingdom, Disneyland Paris , Tokio Disneyland e Hong Kong Disneyland.

Além de sua tecnologia, extremamente inovadora para a época, a história da Haunted Mansion (veja aqui) já parece uma temática de filme. Provavelmente foi esse o motivo principal que levou os executivos dos estúdios a criação do filme. Infelizmente, a versão com Eddie Murphy foi considerada pelos críticos como previsível e simplesmente não fez justiça à grandeza da atração que a inspirou.

haunted-mansion-filme-inspirado-em-brinquedp

Fonte de imagem: www.wikipedia.org

disney-filme-inspirado-haunted-mansion

Fonte de imagem: www.moviepilot.com

 

4ª. The Twilight Tower of Terror inspirou o Tower of Terror (1997):

Apesar de atração em si ter sido inspirada em um show de TV (o Twilight Zone que rolou de 1959 a 1964), depois de ter sido inaugurada em 1994, seu sucesso foi tão grande que ela em si acabou virando filme. Protagonizado por Kristen Dunst (super novinha na época), a trama  mostra 2 personagens que buscam libertar os espíritos de 5 pessoas que se encontram presos em um elevador desde seu acidente em 1939. Apesar de ser um filme antigo, entre os filmes inspirados em atrações, este está entre os favoritos da crítica.

Além de inspirar filmes, a Tower faz tanto sucesso que foi levada também para as outras Disneys ao redor do mundo. Nem seu elevado custo fez com que os parques desistissem de ter uma Tower of Terror para chamar de sua.

tower-disney-atracao-inspirou-filme-kristen-dunst

filme-tower-of-terror

Fonte de imagens: www.moviepilot.com

 

5ª. Country Bear Jamboree inspirou The Country Bears (2002):

A atração dos ursinhos caipiras cantantes que fica na Frontierland do Magic Kingdom não faz lá muito sucesso entre nós, brasileiros. Já entre os americanos, eles são bastante populares. Talvez até por isso o Country Bear Jamborre tenha sido a segunda atração dos parques a inspirar um longa para as telinhas. Infelizmente o filme não estourou nos cinemas. Mas, como foi a segunda tentativa de transformação de atração em filme, parece que o público perdoou os estúdios, rs.

filme-inspirado-em-atracao-parque-tematico

filme-disney-atracao-parque

Fonte de imagens: www.moviepilot.com

 

E aí, gostaram de conhecer essa lista? Ela é, no mínimo, curiosa né? E pra quem ama ver as atrações dos parques nas salas de cinema, tem mais uma super produção vindo por aí. Ano passado foi confirmada a participação de Dwayne Johnson em um filme inspirado no Jungle Cruise, mais uma atração idealizada por Walt que fica no Magic Kingdom. Outras tentativas de fazer o filme aconteceram em 2011, quando foram cotados Tim Allen e Tom Hanks para os papéis principais. De toda forma, tudo indica que dessa vez o filme sai e que vai ser uma mega produção #aguardemoscenasdospróximoscapítulos.

filme-jungle-cruise-

Fonte de imagem: www.wdwnt.com

 

Qual atração vocês gostariam de ver transformada em filme?

Beijos,
Nine

Fonte de inspiração: www.moviepilot.com

Fonte da imagem de capa: www.teaser-trailer.com

 

Postado por:

Nine Boianovsky

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão destacados.

Voltar ao Topo