Guia de Bolso Gratuito | DoJeitoQueBrGosta

Vídeo “If american tourists acted like brazilians” – minha opinião


Estava relutante em falar sobre esse vídeo aqui no blog. Em primeiro lugar eu sou uma pessoa que preza pelo respeito, por tudo e todos. Em segundo lugar porque sei que assuntos polêmicos dividem opiniões e esse não seria diferente. Mas, depois de alguns leitores perguntarem o que achei, decidi vir aqui conversar com vocês sobre isso. Em meus tempos de guia, conversava com meus passageiros sobre tudo que acontecia, mesmo coisas polêmicas, durante a viagem. Já que aqui no blog vocês, leitores, são como meus passageiros, acredito que nós já temos a liberdade de conversar também sobre esse tipo de assunto, rs.

Para quem não está a par da situação, os americanos do canal do youtube The Florida Man fizeram uma sátira com a nossa forma de nos comunicar e alguns comportamentos vistos nos parques. Segundo eles, que trabalharam por muito tempo na Disney a sátira seria “Comédia e 75% observação. Estamos apenas tentando fazer as pessoas rirem usando o que vimos na Flórida”. Para quem ainda não viu o vídeo é esse abaixo. Eu, como ex guia, brasileira, e pessoa que trabalhou, duas vezes nos parques, tenho uma coisinha ou outra a falar a respeito da forma como eles veem o nosso público.

 

1. Barulho

Em um momento do vídeo o The Florida Man satiriza os cantos dos grupos de adolescentes, muito comuns na alta temporada em Orlando . Se, por um lado, as famílias americanas não estão muito acostumadas e se incomodam um pouco com o barulho, por outro essa sátira retrata um público específico, adolescente, e não o visitante brasileiro em geral. Os mesmos americanos se sentem incomodados quando seus próprios adolescentes e jovens visitam os parques durante o Spring Break, sendo tão barulhentos e animados quanto os nossos jovens brasileiros.

disney-brasileiros-video-polemico

 

2. Selfies

Eles satirizam nossa animação em tirar mil fotos dos parques. Gente, essa para mim foi engraçada e realista. Acho que principalmente os jovens amam tirar selfies e, se o fundo for o Castelo da Cinderela, melhor ainda. Podem me zoar o quanto quiserem, rs, não vou deixar de tirar minhas fotos e curtir o parque. E, vale dizer, já cansei de ver meninas americanas tirando suas selfies em frente ao Castelo também. Acho que é uma coisa mais de idade do que de país, #ficaadicaFloridaMan.

disney-selfies

 

3. Furar as filas

Em dois momentos do vídeo eles mostram brasileiros furando fila. Um tentando dar um “migué” para entrar na fila de fastpass sem ter fastpass (na Haunted Mansion) e outro simplesmente pulando as cordinhas da fila. Nesse ponto, infelizmente, apesar de ser contra generalizações, eu vou ter que assumir que já vi sim, turistas brasileiros furando fila. Vocês provavelmente já viram também né?
A questão da Haunted Mansion é mais séria. Devemos respeitar as filas e, se um membro da família não tiver fastpass (veja o que é fastpass nesse post aqui), que espere os outros saírem ou que enfrente a fila normal. Para termos respeito é necessário respeitar também os outros.
Sobre pular as cordinhas das filas: enquanto na nossa cabeça isso não representa nenhum problema (visto que não tem ninguém na nossa frente), para eles é uma falta de respeito com o processo da fila. Os americanos pensam assim: as cordinhas estão lá por um motivo, portanto, mesmo que não tenha ninguém na sua frente, você deverá usá-las até em respeito à pessoa que as colocou no primeiro momento.
Quem trabalha nas atrações tira as cordinhas da fila à medida que essa diminui. Se elas ainda estão montadas é porque, até recentemente estavam sendo utilizadas. Eu explicava isso para os meus passageiros que sempre andavam a fila toda. São alguns segundos a mais de caminhada, rs, e não faziam diferença no dia deles.

filas-em-orlando

 

4. Língua

Uma das maiores brincadeiras do vídeo foi com a língua. Essa parte acredito que eles fizeram para criar comédia mesmo. Apesar da língua ser, às vezes, um problema para nós, os Cast Members (trabalhadores dos parques) já estão super acostumados a lidar com brasileiros. Muitos até aprendem algumas palavras em português. O mais importante: o lema da Disney é “atender bem todo e qualquer convidado” (porque para a empresa, qualquer pessoa que está por lá é como se fosse um convidado em sua casa). Então, qualquer comportamento diferente disso por parte dos Cast Members seria contra os princípios do parque.

Isso dito, para eles é fácil reconhecer os brasileiros pela forma como os abordamos “please…”, rs. Eu sempre ensinava aos meus passageiros que o comum nos Estados Unidos é começar uma frase com “Excuse me, good morning, I was wondering if you could help me with…” (com licença, bom dia, eu gostaria de saber se você poderia me ajudar com….). Essa é a forma que eles conversam entre si. Assim como nós, achamos engraçado um turista alemão em Copacabana pedindo um mate “pra mim beber”, eles acham engraçado nossa forma de gesticular e perguntar as coisas. Não acho que esse vídeo deva inibir de forma alguma os brasileiros que não falam bem inglês. Aliás, pode comparar, do primeiro dia da viagem ao último, seu inglês terá melhorado muito ?. E, se quiser algumas dicas de como se virar por lá sem saber inglês, dá uma olhada nesse post aqui.

orlando-e-disney-brasileiros

 

 Se tem uma coisa pela qual nós, brasileiros, somos famosos é pela nossa simpatia. Somos mundialmente conhecidos pelo nosso senso de humor, por saber brincar e por sermos o povo mais gente boa desse planeta. Tenho certeza que com o nosso senso de humor vamos tirar de letra essas brincadeiras dos gringos. Claro, sempre com respeito e simpatia, vamos deixar para lá esse #recalque. Porque a verdade é que viemos para ficar, rs. E como os próprios autores do vídeo falaram “sem os brasileiros, a Disney não seria o que é hoje”.  Por isso mesmo, por sermos o país que mais visita os parques, podem contar com a gente, tirando selfies, curtindo as atrações e deixando muito dinheiro por aí. De nada, rs.

E vocês, o que acharam do vídeo? Me contem nos comentários.

Beijos,
Nine

Fonte de imagens: www.motherhood.modernmom.com, www.youtube.com, www.dailymail.co.uk, www.miceshots.com e www.mydreamsofdisney.com

Postado por:

Nine Boianovsky

18 Comentários

  1. Fábio -  7 de fevereiro de 2015 - 00:32 4494

    Alívio para os ofendidos sem causa: a gente só brinca com quem a gente gosta. Quem nunca ouviu ou disse isso?

    Responder
    • Nine Boianovsky -  7 de fevereiro de 2015 - 17:43 4502

      Verdade né Fábio? Rs…
      Se não fossemos tão importantes para eles nem brincadeiras teriam 😉

      Responder
  2. Heloisa -  6 de fevereiro de 2015 - 22:32 4491

    Olá, Nine!
    Acabei de conhecer o blog, já estou explorando tudo por aqui e gostando bastante.
    Quanto ao vídeo, quando vi não achei ofensivo, interpretei apenas como uma piada. Mas achei bem bacana ler a opinião de quem já trabalhou por lá e conhece o assunto!
    Como vou para Orlando em breve, adorei as dicas e com certeza vou segui-las! Eu jamais furaria uma fila, mas se as cordinhas estivessem lá “à toa”, sem fila nenhuma, eu com certeza as pularia, sem nem imaginar que isso é considerado falta de educação! Agora já ficarei atenta a esses pequenos detalhes, afinal, se estamos no país dos outros devemos respeitar os costumes, assim como gostamos de ser respeitados quando acolhemos os estrangeiros!

    Adorei o post!

    Responder
    • Nine Boianovsky -  8 de fevereiro de 2015 - 16:02 4515

      Olá Heloisa,

      Fico feliz que você esteja gostando do blog 🙂 . Pois é, achei interessante dar essa perspectiva às pessoas, porque, alguns assuntos tratados no vídeo realmente nos parecem inofensivos (como pular as cordinhas). Como trabalhei por lá, pude ver como esse comportamento incomoda aos americanos, e, como você disse, estamos em outro país, então nada melhor do que respeitar seus costumes 😉 . Que bom que você gostou do post 🙂 .

      Beijos,
      Nine

      Responder
  3. rosa boianovsky -  5 de fevereiro de 2015 - 12:26 4462

    Muito bom teu comentario sobre o comportamento dos brasileiros e a análise da situação do turista brasileiro.Isto é importante pára que a imagem nossa não fique denegrida lá fora.Tu és legal no que fazes. Beijos rosa boianovskly

    Responder
    • Nine Boianovsky -  5 de fevereiro de 2015 - 19:18 4471

      Oi Vó,

      Amei te ver aqui no blog 😀 <3 ! Fico muito feliz que você tenha gostado desse post 🙂

      Beijos,
      Nine

      Responder
  4. Gizele -  4 de fevereiro de 2015 - 20:31 4455

    Excelente matéria! Parabéns

    Responder
    • Nine Boianovsky -  5 de fevereiro de 2015 - 10:17 4459

      Olá Gisele,

      Obrigada, fico feliz que você tenha gostado 🙂

      Beijos,
      Nine

      Responder
  5. Dayana Dalloul -  4 de fevereiro de 2015 - 18:46 4454

    Nine, me impressionei com esse post. Achei incrível como você propôs uma visão super tranquila e pacífica da situação, enxergando as coisas com bom humor e até mesmo vendo a oportunidade de um alerta para o que é errado, como o ato de furar filas por exemplo. Eu tenho certeza que estes humoristas não visavam magoar ninguém e estavam simplesmente debochando e satirizando. E o mais legal é que o seu post foi a primeira coisa que li sobre o assunto, até então desconhecido por mim, mas logo depois começaram a aparecer inúmeros links com manchetes que já incitam a revolta e repletos de comentários expressando que isso é um desrespeito e um absurdo, só que todos nós adoramos debochar, inclusive o fazemos sem pensar quando, por exemplo, vemos alguém de pele muito clara. Já apontamos “certeza que é gringo” e geralmente não tiramos essa conclusão nos baseando em fatos plausíveis, mas sim nos trejeitos, na vestimenta, na dificuldade de comunicação. Portanto em um mundo tão sombrio, sinto que é maravilhoso quando conseguimos ver tudo com um olhar mais leve, rir de nós mesmos, aprender e adquirir cada vez mais sabedoria. Parabéns pelo post!

    Beijos!
    Dayana

    Responder
    • Nine Boianovsky -  5 de fevereiro de 2015 - 11:00 4461

      Oi Dayana,

      Fico muito feliz que você tenha gostado :). Tentei abordar o vídeo, exatamente como você disse: da forma como vejo a vida. Não posso negar alguns comportamentos que realmente já vi acontecer. Outros são generalizações e outros ainda foram usados para criar comédia. Quanto mais contato um povo tem com o outro é comum surgirem brincadeiras sobre as diferenças culturais. Nós aqui no Brasil fazemos isso com os argentinos. E, uma vez que o turista brasileiro se tornou o maior visitante internacional em Orlando, era de se imaginar que isso aconteceria, cedo ou tarde.

      Fico muito feliz que você tenha gostado. Apesar da dificuldade de abordar assuntos polêmicos, acho que deu tudo certo 😀

      Beijos,
      Nine

      Responder
  6. Fernanda -  4 de fevereiro de 2015 - 17:05 4452

    Nine, achei uma comédia esse vídeo!! Me identifiquei com vários pontos. Eu pulo a cordinha quando não tem ninguém na minha frente, shame on me ;/.
    Quanto as selfies, eu diria que não devem ir muitos japoneses p Flórida! hehehehehe
    E somos barulhentos msm! Quase um grupo de italianos!! hehehehehe
    Viu?! Todos têm suas características marcantes!!
    😉

    Responder
    • Nine Boianovsky -  5 de fevereiro de 2015 - 10:55 4460

      É isso aí Fê, todos nós temos nossas características marcantes… E nem por isso devemos nos envergonhar disso. São essas coisas que nos tornam únicos e especiais :).
      Beijos,
      Nine

      Responder
  7. Vitto -  4 de fevereiro de 2015 - 15:23 4449

    Ótima colocação, Nine. Vi o vídeo ontem e achei muito bacana a forma como você enxerga e expõe a situação. Nós, brasileiros, somos diferenciados mesmo. Na verdade as pessoas dos outros países que poderiam muito aprender com o estilo brasileiro de ser e viver.
    Não podemos generalizar maus hábitos, afinal educação não escolhe cor, raça e nem classe social.
    E viva o Brasil !!

    Responder
    • Nine Boianovsky -  4 de fevereiro de 2015 - 15:49 4450

      Oi Vitto,

      Adorei seu comentário e sua visita aqui no blog :). Que bom que você gostou do post, assuntos delicados assim são difíceis de abordar. Que bom que “acertei” nessa :).

      Beijos,
      Nine

      Responder
  8. Roberto Silveira -  4 de fevereiro de 2015 - 13:35 4443

    Nine pArabens pelo post. Assuntos polêmicos devem ser tratados assim. Refletindo. Pensando. Dialogando. Eu não achei ofensivo o video como alguns têm escrito. Nós brasileiros como qualquer outro povo do planeta tem seus trejeitos. Suas formas. Esses caras pegaram muito bem a coisa. Em todos os sentidos. Da língua. Dos selfies. Do jeito de ser nosso. Não vi ofensividade apesar claro de tornar a situação um deboche a todos nós… Mas parabéns pelo seu post. É isso ai. Precisamos conversar sobre os assuntos polêmicos sabendo lidar com eles sem o sentido devocionista da religião.

    Responder
    • Nine Boianovsky -  4 de fevereiro de 2015 - 13:56 4444

      Oi Roberto,

      Fico feliz que tenha gostado do post. É difícil abordar assuntos polêmicos, que bom que tratei de forma “certa”.

      Beijos,
      Nine

      Responder
  9. Giovana -  4 de fevereiro de 2015 - 12:56 4441

    Sabe o q eu acho disso tudo??? Quem nunca debochou de um gringo q atire a primeira pedra !!!!!!!!

    Responder

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão destacados.

Voltar ao Topo