Guia de Bolso Gratuito | DoJeitoQueBrGosta

Se as princesas da Disney fossem historicamente corretas…


Fui assistir a Cinderela outro dia (quem aí já viu?) e simplesmente adorei! Além da história encantadora (já nossa velha conhecida), gostei dos toques de realidade dados no filme, como o contexto histórico da época (inclusive, o castelo do príncipe não tem nada a ver com o Castelo do Magic Kingdom, rs). Pensando nisso, lembrei de um post que vi no Buzzfeed outro dia, que perguntava como seriam as princesas Disney se elas tivessem vivido no mundo real. A partir de dicas de contexto histórico nos filmes, eles chegaram as seguintes conclusões:

Jasmin de Aladin – anos 300 na Península Arábica

Algumas coisas como o momento em que o Gênio faz a roupa do Aladin e fala “isso é muito século III”, a música de abertura “Arabian Nights” e o comprimento “Salaam” usado várias vezes, dão o contexto do filme.

Nessa época pré islâmica da sociedade arábica as mulheres se vestiam com roupas soltas e, a maioria das mulheres, usava véus.

princesas-disney-historicamente-corretas

 

Aurora de A Bela Adormecida – 1300 na Inglaterra

Dicas como o manuscrito de ouro que começa o filme, e o Príncipe Felipe falando para o pai que ele está vivendo no passado, que é o século XIV, quando ele acreditava que Aurora era apenas uma camponesa, dão o tempo dessa história. A Aurora ser chamada de Briar Rose, uma rosa comum na Inglaterra desde os tempos antigos, dá a localização da trama.

Assim que descobriu ser da nobreza, provavelmente Aurora se vestiria com vestidos justos de manga comprida e corpetes. Além disso, era a moda da época usar mantas longas por cima dos vestidos que eram mantidas abertas.

aurora-disney-vida-real

 

Branca de Neve de A Branca de Neve e os 7 Anões – Fim de 1500 na Alemanha

O livro que começa a história remonta aos manuscritos dos primeiros livros impressos. A casa dos anões tem artefatos e móveis de madeira típicos da Black Forest na Alemanha. Além disso os anões cantam em iodelei, um estilo típico que surgiu em 1545 na Alemanha. Tudo isso indica o contexto desse conto de fadas.

Durante esse período (em que surgiam as reformas protestantes) a forma de se vestir das mulheres alemãs era conservadora e religiosa, com roupas que vinham até o pescoço, cintura alta e cabelo puxado para trás, muitas vezes guardado dentro de um acessório.

branca-de-neve-historicamente-correta

 

Pocahontas de Pocahontas – 1600 na Virginia

O contexto é bem claro e óbvio baseado em uma história real do início das colonizações americanas, quando John Smith conhece a tribo Powahatan. A verdadeira Pocahontas tinha apenas 11 anos quando a Virginia Company of London chegou na América em 1607. Aos 13 anos seria considerada adulta pela sua tribo.

Como era filha do Chefe da Tribo, Pocahontas usaria pele de veado amarrada na cintura, e colares de contas apenas. O cabelo era longo, usado em tranças (que era cortado mais tarde após o casamento).

pocahontas-história-real

 

Bela de A Bela e a Fera – 1700 na França

Sabe-se que a história se passa na França pela canção inicial Bonjour e pela referência de Lumière na música Be Our Guest quando ele fala “after all, Miss, this is France”. A referência do tempo vem do tour que o Horloge (relógio) fala do estilo Rococó, e do outro exemplo do “Neoclássico Barroco”, ambos estilos dos séculos XVII e XVIII na França. Pra completar, o fato que a Fera é um príncipe, mostra que a história se passa antes da Revolução Francesa de 1789.

Depois de se casar com a Fera e se juntar a aristocracia da época, a Bela, provavelmente se vestiria de forma extravagante como Maria Antonietta, sua contemporânea. Corpetes bem justos e saias com quadris exagerados seriam parte do seu guarda-roupa. Além disso, o cabelo seria altamente trabalhado (ou até peruca). Ainda bem que a Disney manteve uma visão mais romântica né? Rs…

bela-vida-real-roupa

 

Tiana de A Princesa e o Sapo – 1920 em New Orleans

Mais moderninha das princesas, o filme começa contando que a mãe de Tiana era a melhor costureira de New Orleans. O tempo em que se passa a história fica claro com as constantes referências ao Jazz, as saias de cintura baixa e os carros em estilo Gatsby, típicos da década de 20 nessa cidade.

As mulheres dessa época usavam vestidos retões com poucas curvas. O cabelo era usado curto e pequenos chapéus completavam o look. A maquiagem (já presente nessa época) tinha as sobrancelhas marcadas, delineador, rímel e muito blush nas bochechas, no melhor estilo Hollywood da época.

princesa-tiana-disney-como-seria-vida-real

 

Muito interessante né? Por fim o Buzzfeed pergunta: se elas tivessem vivido no mundo real, será que teriam vivido todas, felizes para sempre?

Beijos,
Nine

Fonte de imagens: www.buzzfeed.com e www.orlandoweekly.com

Postado por:

Nine Boianovsky

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão destacados.

Voltar ao Topo