Guia de Bolso Gratuito | DoJeitoQueBrGosta

Passeio imperdível – Estádio Olímpico em Atenas, Grécia


Já contei pra vocês sobre o meu verão trabalhando na Disney como Super Greeter aqui. Depois dos dois meses na Flórida, decidi ir para a Europa encontrar a minha prima que estava fazendo intercâmbio de faculdade por lá. Nosso destino escolhido? Grécia, por conta das amigas gregas que minha prima fez em Barcelona . O legal disso é que tivemos a oportunidade de conhecer muito bem diversos cantos do país (ficamos duas semanas só na Grécia). E o melhor: com quem realmente conhece!

Já falei pra vocês sobre o nosso passeio na Acrópoles aqui. Hoje, aproveitando o espírito olímpico que tomou conta do país, quero contar sobre outro passeio que fiz na capital grega e simplesmente amei: conhecer o Estádio Panatenaico, estádio das primeiras olimpíadas da era moderna!

estadio-olimpico-em-atenas-grecia

Fonte de imagem: www.thousandwonders.net

nine-boianovsky-grecia-dicas

estadio-olimpiadas-atenas-dicas

Fonte de imagens: acervo pessoal Júlia Boianovsky Rios

Estádio Panatenaico:

História antiga:

Construído pela primeira vez no ano 330 a.C, o Estádio Panatenaico (Panathenyac Stadium), tinha como função principal ser a casa dos jogos panatenaicos. Esses jogos, que aconteciam regularmente a cada 4 anos, desde 566 a.C, tinham uma função religiosa, cultural e esportiva: eram parte do festival pagão panathea.

Os jogos costumavam durar uma semana. Durante esse tempo aconteciam competições esportivas (corrida, provas à cavalo, disputas náuticas, entre oturas), provas musicais e sacrifícios aos deuses. A semana terminava com a cerimônia de premiação e um banquete.

olimpiadas-modernas-historia-grecia

Fonte de imagem: www.neh.gov

 

Em 144 d.C, já durante o império romano, o estádio foi reconstruído por Herodes Atticus com capacidade para 50 mil lugares. Ele continuou sendo a casa de jogos esportivos e competições de gladiadores até o século IV, quando Roma aderiu ao cristianismo e passou a condenar as práticas pagãs. A partir de então ele foi abandonado, até ser reencontrado nas escavações de 1869.

primeiros-jogos-olimpicos-grecia-dicas

estadio-panatenaico-em-atenas-dicas

o-que-fazer-em-atenas-estadio-panatenaico

Fonte de imagens: www.panathenyacstadium.gr

 

Era moderna:

Depois da restauração, o estádio serviu de palco para a abertura e encerramento das primeiras olimpíadas da era moderna, em 1896. Foi lá que aconteceram 4 das 7 competições oficiais daqueles jogos. Em 2004 ele foi novamente o lar das olimpíadas modernas.

Também é no Estádio Panatenaico que acontece a cerimônia de passagem da tocha olímpica da Grécia para o país sede dos próximos jogos. É uma tradição que você já deve ter ouvido falar.

estadio-olimpiadas-em-atenas-dicas

Fonte de imagem: www.stadia.gr

olimpiada-grecia-visita-estadio-atenas-viagem

Fonte de imagem: www.twimg.com

 

Símbolo grego das olimpíadas:

Apesar dos jogos olímpicos já existirem na Grécia desde 776 a.C, eles aconteciam na cidade de Elis, na península do Peloponeso. Em Olympia, local onde aconteciam os jogos antigos, atualmente encontra-se apenas ruínas. Talvez tenha sido por esse motivo que o Estádio Panatenaico tenha se tornado o símbolo moderno dos jogos olímpicos. Completamente reformado, durante uma visita é possível imaginar como eram as competições daquela época.

estadio-panatenaico-panathenyan-stadium-atenas-grecia

Fonte de imagem: www.panathenyacstadium.gr

 

Como é a visita:

Com formato de ferradura característico dos estádios romanos, o estádio tem capacidade atualmente para 80 mil pessoas. Construído completamente em mármore, ele impressiona a todos que lá chegam. Na entrada você receberá um aparelho de áudio tour que funciona em 10 linguas (incluindo português). O legal disso é que você pode explorar o estádio no seu ritmo. Eu adorei ouvir com calma as curiosidades de cada cantinho enquanto aproveitava pra tirar muitas fotos #soudessas. Durante o tour você verá:

  • Local onde ficava o templo à Deusa Fortuna;
  • O túnel de onde saiam os atletas e gladiadores;
  • O trono onde os reis se sentavam para assistir às partidas (em 1896 e 1908);
  • As arquibancadas;
  • A tumba de Herodes Atticus;
  • A pista.

tour-no-estadio-olimpico-em-atenas

Fonte de imagem: acervo pessoal Nine Boianovsky

grecia-atenas-passeios-dicas-estadio-olimpico

Fonte de imagem: www.panathenyacstadium.gr

estatuas-no-estadio-panatenaico-atenas-grecia

Fonte de imagem: acervo pessoal Nine Boianovsky

grecia-atenas-passeios-estadio-olimpiadas

Fonte de imagem: www.panathenyacstadium.gr

grecia-estadio-atenas-primeiros-jogos-olimpicos

grecia-atenas-dicas-passeio-olimpiada

Fonte de imagens: acervo pessoal Nine Boianovsky

 

Mais informações:

Já deu pra perceber que a visita ao Estádio Panatenaico vale a pena né? Então anota aí tudo que você precisa saber para que a sua visita seja super tranquila:

Preço:

  • Adultos: € 5,00
  • Estudantes e idosos (65 ou mais): € 2,50
  • Crianças até 6 anos: entrada franca.
  • Pessoas com necessidades especiais (e acompanhantes): entrada franca.

Onde comprar o ticket:

Infelizmente o estádio ainda não oferece tickets online. Você pode deixar pra comprar no dia da visita (como eu fiz, estava super vazio). Caso você queira garantir o passeio, é possível reservar os tickets pelo email info@panathenaicstadium.gr. Para mais informações, visite a página oficial do estádio.

Horário de funcionamento:

  • Março à outubro: 8h às 19h;
  • Novembro à fevereiro: 8h às 17h

Audio Tour:

O áudio tour dura mais ou menos uns 20 minutos, dependendo, claro, do ritmo do visitante. Também é possível agendar visitas guiadas para grupos maiores (para mais informações clique aqui).

estadio-olimpico-na-grecia-atenas-dica-passeio

Fonte de imagem: acervo pessoal Nine Boianovsky

 

Dicas para a sua visita:

Se você for no verão:

Opte por fazer a visita de manhã ou no fim da tarde. É que, por conta do mármore, a temperatura do estádio durante o dia é bem alta. Pra completar, o verão na Grécia é quente mesmo, rs. Ou seja, pode contar com o sol torrando seu couro cabeludo, rs.

Como estive por lá no meio de agosto (alto verão) fizemos a visita de manhã. No fim do tour (perto de 11h) eu já estava sentindo os efeitos do calor do mármore e do sol, rs. Para os dias quentes também recomendo caprichar no protetor solar e levar uma garrafinha de água.

Se você for no inverno:

No clima mais frio o mármore pode ser super escorregadio. Portanto o cuidado ao subir na arquibancada deve ser redobrado.

grecia-visita-nine-boianovsky-atenas-dicas

Fonte de imagem: acervo pessoal Nine Boianovsky

 

Corra pelo estádio:

Já que estamos por aqui… Por que não fazer uma volta completa no estádio? Assim, você terá percorrido o mesmo caminho de tantos outros atletas que marcaram a história. Se estiver muito quente (como foi o meu caso) só uma foto pela pista poderá ser o suficiente para marcar o momento. Olha a minha, que natural #sóquenão, rs:

estadio-olimpico-atenas-grecia-dica-passeios-na-cidade

Fonte de imagem: acervo pessoal Nine Boianovsky

 

Dicas de fotos:

A melhor foto:

A melhor foto do estádio pode ser conseguida do 21º andar da arquibancada. Aqui você consegue pegar o estádio, a Acrópoles, o Parthenon, o monumento Filopapo, o templo de Zeus, os jardins nacionais e a colina Lycabettus.

estadio-olimpiadas-na-grecia-onde-fica-tocha-dica-passeio

Fonte de imagem: acervo pessoal Nine Boianovsky

 

Foto da vitória:

Outra foto imperdível é a do podium com o estádio de fundo. Você vai se sentir como um verdadeiro atleta olímpico.

estadio-panatenaico-em-atenas-dicas-visita

Fonte de imagem: acervo pessoal Nine Boianovsky

 

E aí, gostaram de conhecer o estádio olímpico mais histórico do mundo? Espero que sim! É realmente um lugar que vale a pena conhecer quando você estiver em Atenas #ficaadica.

Beijos,
Nine

 

Fonte de imagem de capa: www.wikipedia.com

Postado por:

Nine Boianovsky

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão destacados.

Voltar ao Topo