5 dicas de como se virar nos parques sem saber falar inglês
Quando vamos viajar para um país que não falamos a língua, dá aquela insegurança: será que eu vou conseguir me virar? Como vou pedir o almoço? E se eu precisar de um remédio na farmácia?
Apesar de eu falar inglês fluentemente – até porque já morei lá algumas vezes e etc. – sei bem como é esse sentimento. Quando visitei a Grécia (viram esse post aqui?) poucas pessoas falavam inglês. Então a sensação era a mesma: meu Deus, como vou fazer para me comunicar? Rs…
Esse post é para te tranquilizar e dar várias dicas para que você se sinta em casa na Terra do Mickey. Não precisa ficar com receio de ir conhecer a Disney: com os 2 milhões de brasileiros que visitaram a Flórida nos últimos anos todos os estabelecimentos foram se preparando para melhor nos atender. Isso quer dizer que em grande parte das lojas, parques e hotéis, você encontrará alguém que fale espanhol ou até português. E mesmo os americanos já estão aprendendo as principais palavras, facilitando a comunicação.
Mesmo que você encontre no seu caminho muitas pessoas que não falem nadinha de português, com esse post será tranquilo se virar por lá. Quer ver?
1. Mapas em português:
A primeira coisa que vai facilitar muito a sua estadia em Orlando é pegar os mapas dos parques em português. Basta procurar na entrada do parque por mapas com a nossa bandeira. Com ele em mãos será muito mais fácil desbravar os parques, conhecer as atrações, decidir aonde almoçar e muito mais. Vou fazer um post sobre como usar os mapas no futuro, aguarde.
2. Cast Members que falam português:
Existem muitos Cast Members – trabalhadores da Disney – que falam português e espanhol. Encontrá-los é ainda mais fácil do que você imagina: é que a nametag (crachá) deles, tem uma plaquinha indicando que outras línguas eles falam. Assim quando você quiser pedir informação no parque poderá dar prioridade para os Cast Members que falam português.
Se você estiver viajando para Orlando nos meses de inverno – novembro a janeiro – ou verão – junho a agosto – será ainda mais fácil encontrar Cast Members brasileiros. É que nesses períodos acontecem os programas ICP, International College Program – programa de trabalho para alunos universitários – e Super Greeter – programa dos Super Acolhedores de brasileiros, respectivamente. Eu já participei de ambos (veja mais sobre isso aqui) e nesses meses os parques ficam lotados de Cast Members brasileiros.
Mesmo que você viaje em períodos em que não estejam acontecendo esses programas, você ainda encontrará brasileiros trabalhando por lá. Sempre que precisar muito poderá recorrer ao Guest Relations – centro de atendimento ao cliente – que normalmente tem pelo menos um brasileiro trabalhando em cada parque.
Nos parques da Universal você também encontrará brasileiros, basta prestar atenção na nametag (crachá). Já no Sea World e Busch Gardens é mais difícil encontrar brasileiros, porém você encontrará muitos funcionários que falam espanhol, o que já ajuda bastante.
3. Tradutor de atrações – Ears to the World:
Com esse tradutor de atrações você poderá ir a várias atrações dos parques e ouvir tudo que eles estão falando em português. O passeio ficará bem mais divertido! Veja com detalhes como funciona o tradutor de atrações Ears to the World nesse post aqui.
4. Google Tradutor:
Esse é o grande curinga para se fazer entender em Orlando. Como a maioria dos parques e hotéis já tem internet wifi liberada você passará a viagem conectado. Então uma dica que eu dou é baixar o aplicativo Google Tradutor (gratuito) e usar para se comunicar. Faça assim: escreva o que você quer perguntar em português, traduza para o inglês e mostre para a pessoa. Assim ela te entenderá e poderá te responder da melhor forma possível. É uma dica simples mas que fará toda a diferença naquele “momento do aperto”.
Uma amiga minha acabou de voltar de Orlando e me contou que fez muito isso. É que a maioria de nós, brasileiros, fez inglês quando estava na escola e depois deixou de praticar. Muitos, como ela, conseguem entender o que a pessoa está respondendo, mas não sabem como começar a falar. O Google Tradutor foi o grande salvador da viagem dela, que não precisou da ajuda do marido ou dos amigos que estavam viajando junto e que falavam bem inglês. Com isso ela ia sozinha atrás do que queria e resolvia todas as coisas da viagem. Tenho certeza que o aplicativo será muito útil para vocês também.
5. Gestos, números com as mãos e afins
Em último caso sempre dá pra recorrer aos gestos e afins. Os meus passageiros que não sabiam falar bem inglês se comunicavam inteiramente por gestos. Na hora de pedir o lanche eles faziam com as mãos o número do pedido que queriam (1, 2, 3), quando queriam saber o preço de alguma mercadoria eles gesticulavam… Se não quiserem usar o google tradutor toda hora, esse também será um jeito tranquilo de se comunicar. Eu sei que isso já é meio óbvio, mas estou falando porque meus passageiros adultos tinham muita vergonha de tentar se comunicar assim. Então esse ponto é pra dizer: vocês não precisam ter vergonha. A Disney recebe milhares de visitantes do mundo inteiro todos os dias. Pode acreditar, eles estão mais que acostumados a lidar com pessoas de todos os cantos por gestos e vão rapidamente entender os seus.
Viu? Vai ser tranquilo de se virar por lá! Esse vídeo – em português, obaaaa – mostra mais um pouco de como é tranquilo ir para a Disney, mesmo sem saber falar inglês:
Espero que esse post te ajude a ir mais seguro para lá. E sabe, a medida que a viagem vai passando nós vamos perdendo o medo de nos comunicar e vamos ficando cada vez mais craques. É possível que no último dia de viagem você já esteja mais que adaptado ao inglês e nem sinta mais que ele faz “tanta diferença” no dia a dia da sua viagem ?.
Beijos
Nine
Fonte de imagens: acervo pessoal Nine Boianovsky, www.marciodisneyarchives.com, www.whotalking.com, www.mickeytravels.com, wdwnews.com e www.baynews9.com.
13 Comentários
Lá na Disney tem wifi ? tipo, quando for traduzir no google, precisa de internet
Oi Julia,
Tudo bem? Sim os 4 parques da Disney tem wifi gratuita. Na Universal também. Só no SeaWorld, Busch Gardens e shoppings que você ficará sem wifi… Mas no geral vai dar pra usar o Google Tradutor 😉
Beijos,
Nine
Amei suas ideias vão me ajudar bastante, mais sobre o mapa qual devo pegar dos três, você pode explicar cada um? thank you
Oi Franciely,
Tudo bem? Então, os 3 mapas da foto são mapas de diferentes parques. Funciona assim: cada um dos parques que você vai visitar durante a sua viagem (de acordo com o roteiro que você tiver programado) terá um mapa diferente.
Quando você chegar em cada um desses parques, irá passar pela entrada e verá o local de pegar o mapa (falei mais sobre a chegada ao parque aqui). Escolha o mapa que tenha essa bandeirinha do Brasil e que esteja escrito “português”. Pronto, não tem erro 🙂
Deu pra entender?
Espero ter ajudado 🙂
Beijos,
Nine
Olá.
E o de Paris, o que achas de lá?
Olá Vânia,
Você quer saber o que eu acho da Disneyland Paris? Acho super legal! Já estive por lá. Tem dois parques: a Disneyland Paris (que se parece com o Magic Kingdom) e o Disney Studios que se parece com o Disney’s Hollywood Studios. Eu acho que vale a pena conhecer 😉
Era isso que você queria saber? Espero ter ajudado 🙂
Beijos,
Nine
Olá muito boas suas dicas eu tenho 15 anos é nunca fui na disney, mais outra coisa que eu queria saber como vou conseguir conversar e entender os personagens que conseguem Falar? Como as princesas
Oi Maria Gabriela,
Que bom que você está gostando das dicas. Olha, mesmo os personagens que falam, eles não falam muito (a não ser que você faça uma pergunta. Normalmente tem uma fila imensa pra falar com eles. Aí quando chega a sua vez é o tempo da princesa dar um “oi” (Hello, how do you do?) algo assim e você tirar a foto. E posso dizer? A gente fica tão “bobo” quando chega na frente dos personagens que fica meio sem ter o que dizer, rs… Meus passageiros sempre ficavam super empolados e falavam em português mesmo entre si: “ela é linda, eu amo ela”, hehe… E os personagens já estão acostumados a lidar com turistas internacionais, então não precisa se preocupar 🙂
Era mais ou menos isso que você queria saber? Espero ter ajudado!
Beijos,
Nine
Sim obrigada,eu queria saber se apesar de ter 15 anos posso pegar autógrafos dos personagens? E afinal de contas o Olaf e o kristoff se frozen eles são personagens encontráveis?
Oi Maria Gabriela,
Então, você consegue vê-los no Disney’s Hollywood Studios na atração Frozen Sing Along. Infelizmente eles não estão disponíveis para Meet and Greet (pegar autógrafo e tirar foto), apenas em eventos especiais como a Festa de Natal Mickey’s Very Merry Christmas Party (veja aqui).
Espero ter ajudado 🙂
Beijos,
Nine
Adorei o post Nine!!! Parabéns!!!
Já utilizei de algumas dicas relatadas aqui e foi muito válido.
Beijos!
Oi Gabi,
Que bom que você gostou :)! Assim fica bem mais fácil de se comunicar né? E no final das contas dá tudo certo :)!
Beijos
Nine
Com certeza, é isso ai!!!