American Breakfast – tudo sobre o café da manhã típico americano
Uma das coisas que mais gosto quando viajo para o exterior é experimentar a culinária típica local. Eu realmente acredito que dá pra conhecer muito da cultura pelo paladar. Apesar dos EUA não serem considerados exatamente um país gourmet (os hambúrgueres e pizzas que o digam, rs), eu realmente aprecio o American Breakfast, café da manhã típico americano.
Ao contrario de nós, brasileiros, que costumamos tomar um cafezinho rápido antes de correr para as atividades do dia, os americanos curtem mesmo o café da manhã. Considerado por eles uma das refeições mais importantes do dia, o café americano tem sustância, variedade e muita comida. Dependendo do hotel que você ficará hospedado, o café da manhã poderá estar incluso. Como expliquei aqui, existem duas opções de buffet servidas nos hotéis que tem café incluso: o continental breakfast (mais parecido com o que estamos acostumados) e o american breakfast, o café típico com milhares de itens. É sobre ele que eu quero conversar com vocês hoje.
Fonte de imagem: www.mnn.com
American Breakfast ou Full Breakfast
Os americanos gostam de começar o dia com um café da manhã reforçado. Como, normalmente, o almoço deles é mais leve e rápido (sanduíches, lanches etc), o café tem que ser mesmo caprichado para prover toda a energia que a pessoa vai precisar durante o dia. Para isso o menu da refeição é extenso (e delicioso) mas infelizmente poucos brasileiros conhecem todos os ítens.
O que acontece é que nós, ao chegarmos no american breakfast do nosso hotel, não sabemos o que é cada coisa, e nem a melhor forma de consumí-las. Às vezes meus passageiros ficavam tão confusos com as opções que acabavam optando pela fatia de pão de forma, rs. Isso é uma pena, considerando a experiência que o café americano pode ser.
Para que você não passe por isso, decidi contar em detalhes o que é cada um dos itens que você encontrará no seu buffet de café da manhã. Assim você não terá surpresas e já saberá o que esperar de cada item. Minha sugestão é que você prove todos e volte para o Brasil um expert no american breakfast. Vamos lá?
Fonte de imagem: www.libguides.com
Fonte de imagem: www.indianadairy.org
Antes de falarmos dos itens de café em si… Você vai para Orlando em 2020? Então se liga no meu Roteiro Orlando e Disney 2020:
COMPRE meu ROTEIRO Orlando 2020! Assim você terá TODO o meu conhecimento Disney com você e poderá aproveitar ao máximo essa viagem (que já não está saindo barata, né? Rs…). Tenha o máximo de retorno do seu investimento aproveitando ao máximo tudo que Orlando pode te oferecer com o meu roteiro: dicas de compras, restaurantes, roteiros completos e ATUALIZADOS dos parques, aproveitando cada novidade que te espera na Terra da Magia em 2020. Compre aqui: https://pag.ae/7VK4dGtQn
Não viaje sem SEGURO! Isso é muito importante, nos Estados Unidos não existe sistema gratuito de saúde. Isso significa que qualquer ida ao hospital por um simples resfriado ou consulta por pulso torcido sai US$ 400,00 ou mais! Não vale a pena arriscar, se você ainda não comprou o Seguro Saúde recomendo esse aqui: https://bit.ly/2Fwzg4c . Fiz um tutorial no meu canal do YouTube pra te ajudar passo a passo a comprar esse seguro: https://www.youtube.com/watch?v=jGzY0ghbVFc&t=2s
Outras indicações… Aqui estão algumas empresas que vão facilitar muito o seu dia a dia na viagem. São empresas testadas e aprovadas por mim, pode confiar 🙂
Aluguel de carro: viajar para Orlando é mais confortável com carro alugado. Recomendo alugar aqui: https://bit.ly/2KEOfh8. Assista meu tutorial de como lugar o carro: https://www.youtube.com/watch?v=mdBD61x2sNM&t=15s
Chip de celular: só ao utilizar o Waze ao invés de alugar GPS, você já compensou o gasto de comprar o chip de celular. Além disso, nada como ficar conectado durante a viagem e poder combinar pontos de encontro via WhatsApp com todos da sua turma durante os dias de compras, né? Isso sem falar na delícia de poder postar nas redes sociais tudo da viagem dos sonhos ao vivo e a cores, sem ter que ficar rezando pra encontrar um wifi, rs… Ess é o chip que indico nos EUA: https://bit.ly/2qmMCtS. Assista meu tutorial de como comprar o chip: https://www.youtube.com/watch?v=Mj9k0lrRtx8&t=3s
Cartão pré pago: infelizmente, Orlando já foi mais segura! Você até encontra diversas dicas de segurança minhas nesse post aqui. Mas uma coisa FUNDAMENTAL é não andar com dinheiro em espécie. A forma mais segura de levar seus dólares na minha opinião é com o cartão pré pago, Visa Travel Money. Recomendo comprar aqui: https://prf.hn/click/camref:1011l95eL. Boas notícias: use o cupom NINEDISNEY e ganhe um desconto especial nas compras de cartão e dólares em espécie 🙂
Ufa.. Agora sim, vamos ao café americano propriamente dito. Antes de você ver todos os itens, mostrei rapidamente o que você encontra no café da manhã do hotel nesse vídeo aqui:
Agora vamos ver detalhes sobre cada íten?
Os principais
Esses pratos são a base do café da manhã americano. Quentinhos, eles são clássicos que você não pode deixar de experimentar:
Panquecas (Pancakes):
Quem nunca viu as panquecas americanas nos filmes e séries de TV? Fofinhas, doces e deliciosas, você não pode sair dos Estados Unidos sem ter experimentado as verdadeiras panquecas americanas. Mas… Não tem panqueca aqui no Brasil? Tem sim, só que as duas panquecas (americana e brasileira) são tão diferentes que praticamente não deviam estar inclusas na mesma categoria, rs.
Normalmente as panquecas americanas são feitas com uma massa a base de farinha (batter) ovos, leite, manteiga… O resultado é uma panqueca fofinha redonda. Normalmente elas são consumidas mais de uma ao mesmo tempo. É comum pratos em restaurantes de café da manhã (como IHOP) com 3, 5, 7 panquecas sendo servidas de uma vez.
Acompanhamentos: os americanos tem costume de passar manteiga e maple syrup (veja abaixo) nas suas panquecas. Outros complementos comuns são pasta de amendoim (veja abaixo) e geleias.
Tipos diferentes: você também encontra panquecas com outros itens misturados na massa. É o caso da panqueca de banana (banana pancake), panqueca com chocolate (chocolate chip pancake), panqueca com mirtilo (blueberry pancake).
Fonte de imagem: www.culturalawareness.com
Fonte de imagem: www.healthydietadvisor.com
Waffles:
Apesar de conhecermos os waffles por meio da cultura americana, na verdade esse alimento delicioso existe desde a Idade Média.
Apesar dos waffles serem feitos também com uma massa batida (assim como as panquecas), seu grande diferencial é o seu formato: como a massa é colocada em uma forma quente quadriculada, o resultado é um alimento diferente. Apesar do modo de preparo semelhante, waffles e panquecas são bem diferentes entre si. Vale a pena experimentar os dois.
Acompanhamentos: os americanos preferem maple syrup, manteiga e margarina para colocar nos seus waffles. Mas, todo tipo de complemento está valendo: frutas, chantili e até chocolate (apesar de waffles com chocolate serem uma especialidade belga – belgian waffles).
Fonte de imagem: www.livinglifelovely.com
French Toast
Esse item de café da manhã já é mais parecido com uma coisa que temos aqui no Brasil: a rabanada. A french toast normalmente é feita da seguinte forma: molha-se o pão de forma no leite, passa no ovo e depois frita na frigideira. A diferença pra nossa rabanada é o tipo de pão e o fato que eles não colocam canela. Pra completar a french toast é servida especialmente no café da manhã.
A french toast é uma excelente opção para quem quer provar uma coisa diferente de café da manhã mas não quer se “empanturrar” com uma pilha de panquecas, rs.
Acompanhamentos: os acompanhamentos mais comuns são mel, maple syrup, geleias, frutas e açúcar.
Fonte de imagem: www.mccormick.com
Fonte de imagem: www.ihop.com
As carnes
Normalmente os itens principais de café da manhã vem acompanhados de algum tipo de carne. Essa carne é a parte proteica da refeição e costuma trazer o paladar salgado para a mesa.
Bacon:
Não tem como, a principal carne de café da manhã (breakfast meat) entre os americanos é o bacon. Eu sei que nós consumimos bacon aqui no Brasil, mas o bacon do café da manhã americano é feito de forma diferente: são tiras bem fininhas e bem crocantes. Fica uma delícia e contrasta super bem com paquecas e ovos mexidos, por exemplo.
Normalmente os americanos comem pelo menos 2 ou 3 fatias de bacon em uma refeição. E acreditem se quiser, com essa onda da alimentação saudável já inventaram por lá o bacon de peru (mais light) e o bacon vegetariano (feito de tofu) para quem não come carne #modernidade.
Acompanhamentos: panquecas, ovos, omelete, hash browns (veja abaixo)…
Fonte de imagem: www.aboutrio.com.br
Fonte de imagem: www.cbc.com
Linguiça (Breakfast Sausage):
Mais comum nos estados do sul dos EUA, a linguiça é o primeiro item do café americano que eu acho meio pesado. Essa linguiça de porco foi inventada nas fazendas americanas como forma de aproveitar todas as carnes do porco. Ela também é muito comum em alguns países europeus. Dependendo da forma como ela foi preparada, pode ter uma coloração esbranquiçada ou amarronzada.
Acompanhamentos: ovos, omelete, batatas, panquecas…
Fonte de imagem: www.doortodoororganics.com
Fonte de imagem: www.yelp.com
Os Ovos:
Também muito comuns nos cafés americanos, os ovos além de muito proteicos, contribuem com o “salgadinho” da refeição. Entre os tipos mais famosos estão:
- Scrambled: ovos mexidos. O interessante dos ovos mexidos americanos é que, na verdade, eles são industrializados. Então você compra no mercado tipo uma farinha, faz uma mistura, coloca na panela e saem os ovos mexidos. Por serem industrializados eles são mais “fofinhos” e tem um gosto diferente dos ovos brasileiros… Não são necessariamente mais gostosos, rs, mas são definitivamente diferentes! Vale a pena experimentar.
- Sunny side: ovos fritos.
- Omelete: eles também fazem omeletes bem caprichados nos EUA. Muitas vezes eles acrescentam espinafre, escarola ou cogumelos (mushroom) .
- Fritatta: é uma espécie de omelete, só que mais caprichado. Pode levar queijo, presunto, peito de peru, vegetais… Fica quase uma quiche (veja a foto abaixo).
Fonte de imagem: elaborada por Nine Boianovsky
As batatas
Sim, uma das coisas que mais impressionam a nós, brasileiros, no café da manhã americano é a quantidade de batatas que são servidas a essa hora da manhã, rs. Apesar de ser algo bem diferente, algumas batatas de café da manhã são deliciosas e vocês simplesmente tem que experimentar!
Hash Browns:
As batatas mais deliciosas (e famosas) de café da manhã, os hash browns são, na verdade, bem simples de preparar. A batata é fatiada bem fininha (estilo juliana) e depois é frita em pequenos bolinhos. O resultado é simplesmente divino.
Acompanhamentos: apesar de ser de manhã, essa batata acompanha muito bem as carnes de café da manhã (bacon e sausage) e os ovos.
Fonte de imagem: www.ohmydish.com
Home fries:
Essas batatas são cortadas em pedaços pequenos, fritas e servidas. As home fries podem ser feitas com a própria casca e/ou servidas com molho de tomate. Apesar de ser o mesmo legume (batata) acho o hash brown bem mais leve que as home fries. Mas essa é a minha opinião, rs. Me contem: qual vocês preferem?
Acompanhamentos: bacon, sausage, panquecas…
Fonte de imagem: www.cbc.com
Os Pães
Depois de todos esses itens quentes vem a parte do café da manhã que conhecemos: os pães! Apesar do pão ser um ingrediente mundialmente conhecido, além dos que estamos acostumados (pão de forma) tem algumas variações de pães nos EUA que vale a pena conhecer.
Bagel:
O bagel é um dos itens de café da manhã que deixa os brasileiros mais intrigados. Pra começar o seu formato (redondo com um furo no meio) lembra os donuts (doces). Só que o bagel é salgado! Ele tem uma massa consistente (duro) o que o torna bem diferente dos pães que estamos acostumados. E aí já vi muitos passageiros pegarem um bagel inteiro e tentarem morder, rs… Não dá muito certo. O resultado é que ninguém se aventurava com o “tal do bagel” novamente, rs. Mas, se você souber prepará-lo da forma certa vai ver que é delicioso. Vamos lá?
Como preparar bagels: a maioria dos americanos come o bagel torrado. Para isso você deve usar um fatiador de bagel que deverá estar disponível no hotel (foto abaixo). Depois de cortar no meio, você deverá torrar o bagel (existem torradeiras próprias para isso). Pode acreditar: ele fica muito mais gostoso! Depois de torrado ele fica como uma fatia de pão só que bem mais gordinho… É uma delícia. Aí é só passar os complementos e aproveitar.
Acompanhamentos: normalmente se come bagel com cream cheese, manteiga, mel, maple syrup, geleia, pasta de amendoim… Assim com fazemos com os pães aqui no Brasil.
Fonte de imagem: elaborada por Nine Boianovsky
Biscuit
É uma espécie de pão que tem uma casca mais firme e o interior bem fofinho. O biscuit é tão gostoso que é servido como acompanhamento de sopas e pratos quentes no jantar em algumas regiões do país. Para o café da manhã ele funciona como um pãozinho mesmo, muitas vezes é servido quente com os acompanhamentos.
Acompanhamentos: normalmente os americanos gostam de passar coisas doces (geleias, mel, maple syrup…) ou manteiga no biscuit. Também tem algumas pessoas que gostam de fazer uma espécie de sanduíche e colocar bacon, queijo e até ovos no meio do biscuit.
Fonte de imagem: www.seriouseats.com
Os acompanhamentos
Eles acompanham quase todos os itens de café da manhã e são tão característicos quanto as panquecas ou waffles. Apesar de nos EUA a geleia (jam), manteiga (butter) e mel (honey) serem super comuns, quero falar dos acompanhamentos que não temos aqui no Brasil, né? Vocês precisam experimentar:
Maple syrup:
O maple syrup lembra muito o mel, só que é um pouco menos doce. Ele é feito da seiva das árvores Maple, muito comuns nos EUA e Canadá. Usado primeiramente pelos índios norte americanos, o maple syrup é recolhido das árvores e passa por um processo de refinamento, que o deixa com uma consistência parecida com mel. Por ser menos doce que o mel ele é também menos enjoativo.
Acompanhamentos: os americanos usam maple syrup em tudo! Waffles, panquecas, french toast, pão, bagel, biscuit, granola, cereal…
Fonte de imagens: www.ferrebeekeeper.com , www.themastercleanse.org, www.authoritynutrition.com
Peanut Butter:
A pasta de amendoim é outro item pra lá de popular entre os americanos. Um favorito entre as crianças, o legal é que a pasta de amendoim não é nem doce, nem salgada… É realmente um acompanhamento diferente!
Dica: um lanche muito comum entre os americanos é o sanduíche de pasta de amendoim com geleia (peanut butter & jelly, P&J). Apesar de não fazer muito o nosso gosto (eu particularmente acho a mistura meio enjoativa), vale a pena experimentar essa combinação de sabores que faz tanto sucesso por lá.
Acompanhamentos: bagels, biscuits, pães…
Fonte de imagem: www.food.com
Fonte de imagem: www.todayifoundout.com
As bebidas:
No quesito bebidas não temos tantas diferenças. Você normalmente encontra suco de laranja (industrializado), leite, chá…
Café:
O café americano é bem mais fraco que o nosso. Por isso mesmo as xícaras de lá são bem maiores que as nossas. Tem um acompanhamento do café que acho legal comentar com vocês:
- Creamer: parece um micro potinho de leite, já viram? Os creamers são creminhos doces concentrados que dão um toque super especial no café. É importante explicar que os creamers não são leite, rs. Muitos brasileiros acham que eles são “leitinhos” e colocam 200 creamers no café pra fazer café com leite. Não precisa: por serem concentrados 1 ou 2 creamers já dão um sabor adocicado e delicioso ao café. Se você quiser mais leite, normalmente existe uma jarra disponível no buffet.
Fonte de imagem: www.webstaurantstore.com
E aí, gostaram de conhecer tudo que tem em um café da manhã tipicamente americano? Agora quero ver vocês provando de tudo hein? Nada de ficar na torrada com geleia, rs. Outros itens comuns no café dos EUA são as frutas (como melão orange e frutas em calda), cereais, granola e pão de forma. Mas como esses itens são bem parecidos com os nossos acho que não precisa explicar, né? O importante é vocês saberem tudo sobre as coisas diferentes para poder experimentar cada uma.
Dica: caso o seu hotel não sirva o american breakfast, vale a pena colocar no seu roteiro de viagem um dia de café da manhã em um restaurante como IHOP, Dennys, Perkins… Assim você poderá provar essas delícias e voltar para o Brasil um expert em café americano.
Fonte de imagem: www.goodhousekeeping.com
Fonte de imagem: www.shutterstock.com
Dica: vai para os EUA e pretende fazer compras por lá? Baixe GRATUITAMENTE meu GUIA de Medidas Brasil x EUA e acerte nas compras: https://dojeitoquebrasileirogosta.com.br/guia-de-bolso-gratuito-para-facilitar-sua-vida-na-viagem/
Estou aqui para te ajudar… Fiz também um checklist de bagagem GRATUITO para te dar uma mão na roda na hora de fazer a mala. Clique nesse link para baixar: https://dojeitoquebrasileirogosta.com.br/checklist-mala-orlando/
Quer receber DICAS FUNDAMENTAIS para a sua viagem à Orlando? Participe da nossa Contagem Regressiva e receba emails falando TUDO que você precisa fazer para que a viagem seja incrível: https://www.youtube.com/watch?v=_c81fjZEqCI
E aí, qual item da lista vocês vão provar primeiro?
Beijos,
Nine
Fonte de imagem de capa: www.dingo.com
5 Comentários
Então, não tem um pão que se assemelhe ao pão francês por lá… Só pão de forma e as outras variações… Super legal…
Exatamente Adilson… Pão francês só em padaria brasileira, rs…
Mas passamos tão pouco tempo nos EUA e tem tanta coisa gostosa para experimentar que confesso que nem sinto falta do pão francês viu? Rs…
Abs,
Nine
Como vc consegue pensar em td?! Até no dicionário do café da manhã! Parabéns!!! Umas duvidas: qual s assemelha ao nosso pão francês? Esse potinho d cream q coloca no café, tem diet? Lá s usa manteiga ou margarina? Brigada por existir
Oi Melissa 🙂
Pois é, tento realmente pensar em tudo para facilitar a vida de vocês, rs 🙂 . Então, não tem um pão que se assemelhe ao pão francês por lá… Acredita? Só pão de forma e as outras variações (como bagel e biscuit)…
Com relação ao cremar, tem diet sim 😉 . O Half and Half quer dizer que ele usa 50% de leite desnatado e 50% de leite integral na sua composição 😉 . Já o creamer mais light é o “leaner creamer”. Para creamers sem nenhum açúcar (diabéticos) você deverá procurar pelo “creamer diet” que é um pouco mais raro. Caso o seu hotel não tenha é sempre possível adoçar o café com adoçante mesmo (se chama sweet n’low por lá) 😀 .
Com relação a manteiga, tem os dois. A manteiga se chama butter e a margarina margerine. Mas por incrível que pareça, nos hotéis você encontra mais manteiga mesmo. É raro encontrar margarina nos cafés da manhã dos hotéis…
Beijos,
Nine
n sei