Guia de Bolso Gratuito | DoJeitoQueBrGosta

Novembro nos EUA: Thanksgiving, Black Friday e dicas de compras


Semana que vem acontece um dos principais feriados americanos: o Thanksgiving, dia de Ação de Graças como nós conhecemos. Sua origem remonta ao início dos Estados Unidos, quando os imigrantes (em sua maioria protestantes) levaram a diante a nova tradição de, ao invés de celebrar feriados religiosos (páscoa, natal), celebrar dias de jejum (days of fasting) quando aconteciam coisas ruins e dias de ação de graças (days of thanksgiving) quando aconteciam coisas boas. Tornou-se tradição para os primeiros colonizadores celebrar um dia de Thanksgiving após uma boa estação de colheita (harvest). Desde então o país foi, aos poucos, adotando a tradição e hoje esse é tido como um dos feriados favoritos dos americanos. O Thanksgiving moderno acontece na última quinta feira de novembro e é o dia que eles buscam juntar a família para um jantar e agradecer o ano bom que tiveram. Eu, particularmente, acho essa uma iniciativa linda: claro que devemos agradecer a vida maravilhosa que temos todos os dias, mas acho bacana dedicar um dia do ano só a isso, vocês não acham?

dia-de-ação-de-graças-thanksgiving-nos-eua-significado

 

Bom feriado explicado, vamos agora a parte que interessa a nós, brasileiros: o Black Friday, maior liquidação do ano nos Estados Unidos, que acontece na sexta-feira após o Thanksgiving. Ele abre a estação das compras de natal e é o dia de vendas mais movimentado do ano. Alguns dizem que o termo Black Friday vem de termos contábeis: é que as empresas passavam o ano inteiro (de janeiro a novembro) com o balanço no vermelho. No dia após o Thanksgiving pela primeira vez os números apareciam em preto (que significava lucro) e mostravam que a estação da bonança estava chegando. Engraçado né? Vocês imaginavam que Black Friday se chamava assim por esse motivo? Bom, já entendi o que é Thanksgiving e o que é o Black Friday, agora me explica o que eu tenho a ver com isso? Rs…

Você se encaixa na parte em que todas as lojas do país fazem liquidações gigantescas e que os preços, já super baratos para a gente, tem reduções de 50%, 70% ou mais no valor!! É realmente sensacional, #dojeitoquebrasileirogosta! Agora, quer participar da festa? Aqui vão algumas dicas para se virar nas compras desse feriado:

compras-black-friday-dicas

 

1) Eleja a sua loja do Black Friday:

Conforme eu expliquei, esse é o dia mais movimentado do comércio do ano! Vocês conseguem imaginar o que seja isso? E olha que os Estados Unidos tem outras promoções legais durante o ano (a Semi Annual Sale em julho é ótima, rs) mas nada bate o Black Friday. Isso significa que praticamente todo cidadão – e turistas ávidos por promoções tipo nós, rs – estarão nos shoppings atrás dos descontos. Então sua melhor estratégia é eleger uma loja que tenha mais itens que você quer e ficar por lá. Até porque as lojas costumam ter filas gigantescas para entrar nesse dia. Entre as mais disputadas estão Best Buy (nossa favorita em eletrônicos), Target (tipo um mega mercado/loja que tem de tudo), Walmart (nosso mercado amado) e Macy’s (roupas e coisas para a casa).

dicas-compras-Miami-Orlando-black-friday-feriado-descontos-eua

 

2) Chegue cedo:

Mas quando eu digo cedo é cedo mesmo! Algumas lojas abrem de 4:00 h a 11:00 h da manhã (eles chamam de Early Bird Specials – promoção dos “madrugadores”) e tem outras que abrem na noite do Thanksgiving de 00:00 h às 4:00 h (eles chamam de Night Owl Specials – promoção corujas noturnas). Entre no site das lojas que você tem interesse e veja a partir de que horas elas estarão abertas. Algumas das mais disputadas como Best Buy, Walmart, Target costumam ter filas desde o dia anterior. No meu ICP (veja minha história aqui) algumas amigas acordaram às 3:00 h para ir para a fila da Best Buy. Eu perdi a hora e sai de casa umas 6:00 h. Consegui entrar na loja umas 10:00 h e peguei algumas das últimas promoções. Aliás isso é fundamental com relação ao Black Friday: os produtos são os que estão na loja. Chegou primeiro, comprou (first come first served como eles chamam). Então quanto mais cedo você chegar maior a probabilidade de conseguir tudo o que você quer.

dicas-black-friday-chegue-cedo-na-loja

 

3) Pesquise, estude e chegue na loja sabendo o que você quer:

Vocês vão perceber que, ao entrar nessas mega lojas americanas, nós ficamos até meio zonzos, rs. Pensamos “meu Deus, por onde eu começo?”. Para que isso não aconteça em um dia tão concorrido como o Black Friday sugiro que vocês já pesquisem a respeito dos produtos que desejam comprar. Eu costumo focar nos eletrônicos que são produtos mais caros, aonde o desconto é muito maravilhoso (ôôôô saudade do Black Friday, rs). Além disso nas lojas de roupa as filas para experimentar ficam quilométricas, #preguiça, rs… Então, pesquise a respeito do produto, descubra em que lojas vende, etc. Tem até um site americano www.blackfriday.com que faz previsões sobre os preços que você encontrará durante o concorrido dia de promoção #ficaadica.

dicas-black-friday-liquidação-eua-compras

compras-liquidação-promoção-sale-black-friday-eua-orlando-dicas

 

Por fim vocês podem estar se perguntando: com lojas tão cheias, correria, madrugada na fila, vale a pena mesmo participar do Black Friday? Olha, minha sincera opinião é: se você já estiver por lá vale sim. Consegui produtos excelentes no Black Friday que participei lá em 2006. Agora, viajar para os Estados Unidos só para isso? Para mim tem que ter muita disposição. Até porque, para quem vai para Orlando, a cidade fica lotada por conta do Thanksgiving. Isso significa parques cheios, filas para quase tudo (conforme falei nesse post aqui). Então, entre economizar aí uns US$ 500,00 em um computador ou ter uma viagem tranquila pelos parques, eu fico com a viagem. Ainda mais que, na semana seguinte ao Black (primeira semana de dezembro), os parques ficam super vazios e você consegue curtir toda a energia do natal sem filas (falei sobre as comemorações especiais da estação aqui, já viram?). O mesmo serve para as compras: se por um lado você vai conseguir descontos, por outro os produtos se esgotam em 3 segundos, rs… Como para nós o preço normal dos Estados Unidos já é muito barato, prefiro fazer compras em dias mais tranquilos e não ter que ficar naquela correria do Black… Mas essa é a minha opinião tá leitores? Alguém aí já pegou as liquidações do Black Friday? Me contem o que acharam! No mais, para você que vai, com as minhas dicas tenho certeza que suas compras serão sensacionais e quase sem correria ? (espero, rs…).

compras-black-friday-eua-thanksgiving-dicas

 

Beijos,
Nine

Fonte de imagens: www.wisegeek.com, www.rtodos-santos.mx, www.gettyimages.com, www.mirror.co.uk e www.livinglovinglondon.com, www.smashingtops.com.

Postado por:

Nine Boianovsky

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão destacados.

Voltar ao Topo