Guia de Bolso Gratuito | DoJeitoQueBrGosta

Jacarés em Orlando – ataque a menino de 2 anos, fatos e dicas de segurança


Essa semana não está sendo das melhores para a cidade de Orlando . No sábado ocorreu o maior tiroteio na história dos Estados Unidos em uma boate da cidade e, ontem à noite mais uma enorme tragédia: uma criança de 2 anos foi levada por um jacaré ?. O menino de 2 anos brincava na praia da 7 Seas Lagoon no maior resort da Disney, o Grand Floridian, com os pais e a irmã de 4 anos quando, por volta de 21h15, foi levado pelo jacaré. Os pais tentaram evitar o ataque sem sucesso. Desde então a polícia local e autoridades conduzem buscas acirradas para encontrar o menino. Realmente uma tragédia, estou arrasada (mais informações sobre o caso aqui).

Como o jacaré (alligator) é um animal muito comum na Flórida e como recebi muitas perguntas de vocês no Snap (DojeitoqBRgosta) a respeito do caso, decidi fazer o post de hoje.

jacare-em-orlando-ataque-menino-2-anos

Fonte de imagem: www.pontorlando.com

 

Para começar, gostaria de explicar alguns fatos: como a Flórida é pantanosa, ela é a casa de mais de um milhão de jacarés que, geralmente, convivem em paz com o ser humano. Desde a década de 70 foram registradas 28 mortes no estado devido a ataques de jacarés. Um número relativamente baixo quando comparado com o tamanho da população de animais. Vale lembrar também que os jacarés raramente deixam o seu habitat e costumam ter medo de seres humanos. Como vocês sabem, frequento a Flórida anualmente há mais de 10 anos e raramente vi jacarés. Quando os vi foi no seu habitat à uma distância considerável e, pra completar, eles eram bem pequenos. O que nos leva a outra explicação desse post:

situacao-dos-jacares-na-florida-e-em-orlando

Fonte de imagem: www.florida-beach-lifestyle.com

jacare-florida-fatos-dicas-seguranca

Fonte de imagem: www.aaanimalcontrol.com

 

Nuisance Alligators: “jacarés incômodo” são animais com mais de 4 pés (1,22m) que representam uma ameaça às pessoas, seus animais de estimação ou sua propriedade.

Esse tipo de jacaré é bem mais raro, apesar de ainda existente, e vive sob a constante vigilância do Florida Fish and Wild Live Comission (FWC) e do Florida Statewide Nuisance Alligator Program. Se você vir um jacaré com essas medidas, é recomendado que você ligue para o 866-392-4286.

nuisance-alligator-jacares-de-risco-na-florida

Fonte de imagem: www.abcnews.com

 

Quando você vir um jacaré…

Jacarés conseguem correr, mas normalmente eles correm de uma ameaça. Não existe nenhum evento documentado onde um jacaré perseguiu e caçou um ser humano ou qualquer outro animal em terra firme.

Se por acaso acontecer de você se encontrar na improvável situação de um ataque de jacaré, saia correndo em linha reta buscando se distanciar o máximo possível do jacaré e do seu habitat, para onde ele, provavelmente, vai retornar.

Nunca se aproxime de um jacaré que está em terra firme.

jacare-florida-dicas-de-seguranca

Fonte de imagem: www.adventuresoftoaster.com

 

Convivendo com jacarés – o que fazer e o que evitar:

Seguindo as dicas abaixo você dificilmente terá qualquer problema com relação a esses animais:

  • Jacarés são mais ativos à noite, entre o entardecer e o amanhecer. Evite nadar à noite. Foi inclusive nesse período noturno em que aconteceu a tragédia com o menino (e grande parte dos ataques reportados).
  • Nunca alimente um jacaré. É perigoso e também ilegal de acordo com as leis da Flórida. Quando alimentados, jacarés podem superar seu instinto natural de distanciamento e podem passar a associar seres humanos com comida.
  • Não jogue restos de alimentos nos lagos e pântanos da Flórida, use sempre o lixo.
  • Tenha consciência do risco de jacarés, especialmente em lagos com água mais escura ou água corrente. Esteja sempre atento a tudo a sua volta.
  • Não nade com um cachorro. Os cachorros costumam chamar a atenção dos jacarés pois tem o mesmo tamanho de suas presas naturais (peixes, pássaros e outros répteis). Caso você tenha um cachorro e more na Flórida evite que ele nade e brinque próximo a lagos que podem conter jacarés.
  • Deixe os jacarés em paz. Existem leis na Flórida que proíbem o contato, provocação ou caça de jacarés. Caso você veja um, tire uma foto e observe à uma grande distância. Jamais chegue perto.

criancas-bricando-lago-florida-risco

Jamais deixe as crianças brincarem próximo a lagos como esse da foto.

Fonte de imagem: www.florida-beach-lifestyle.com

florida-jacare-alligators-dicas-de-seguiranca

Fonte de imagem: www.floridaadventuring.com

jacares-florida-como-agir

Fonte de imagem: www.photoree.com

 

Espero que com essas dicas vocês fiquem mais seguros com relação aos jacarés durante as suas férias. Conforme comentei anteriormente, conto nos dedos as vezes que vi jacarés na cidade. O mais importante é realmente evitar a proximidade com os lagos durante à noite e estar sempre atento ao ambiente a sua volta. No mais, tenho certeza que as férias ocorrerão sem maiores problemas.

Beijos,
Nine

 

Fonte de imagem de capa: www.abcnews.com

Fonte de informações: www.patch.com

Postado por:

Nine Boianovsky

2 Comentários

  1. Edla Correia Siqueira -  16 de junho de 2016 - 08:41 99090

    Muito legal esses esclarecimentos. Ontem tentei pesquisar algumas coisas sobre o assunto com a minha mãe, e não achamos muito.

    Responder
    • Nine Boianovsky -  23 de junho de 2016 - 15:04 99121

      Oi Edla,

      Que bom que você gostou dos esclarecimentos. Esse é um assunto muito sério, espero conseguir ajudar no que puder para que a segurança das pessoas seja a melhor possível.

      Beijos,
      Nine

      Responder

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão destacados.

Voltar ao Topo