Guia de Bolso Gratuito | DoJeitoQueBrGosta

História do Mickey Mouse – hora do microfone


Enquanto eu estou aqui, curtindo o Caribe #phyna, eu acabo não me desconectando muito nem do blog, nem do mundo Disney. E dia 18 de novembro é um dia MUITO importante para os fãs Disney, pois foi nesse dia que nosso rato amado, Mickey Mouse, surgiu. Tem uma frase famosa entre os corredores da empresa que diz “It was all started by a mouse”, tudo começou com um rato. E muitos de nós acreditamos mesmo que foi com o nascimento do Mickey que também surgiu o mundo mágico que tanto amamos nos dias de hoje. Por isso, decidi aproveitar a aniversário de 87 anos do camundongo pra contar um pouquinho de sua história:

mickey-mouse-historia

Fonte de imagem: www.hdwpics.com

 

Walt sempre teve uma imaginação muito fértil. Durante sua infância quando viveu em uma fazenda na cidade de Marceline ele dizia que as plantas tinham rostos e conversavam com ele, que os animais cantavam e falavam (aguardem mais posts sobre sua história aqui no blog). Aos 19 anos morando em Kansas City, Walt passou a trabalhar como cartunista em um jornal. Conheceu desenhistas talentosos e começou a produzir pequenas animações para empresas locais. Montou uma pequena equipe com quem, mais tarde decidiu se mudar, para Los Angeles, berço do cinema americano. Lá acompanhou o nascimento dos primeiros desenhos animados como Popeye e Gato Felix. Foi nessa época que Walt criou um personagem de enorme sucesso: o Coelho Oswald. Oswald the Lucky Rabbit, como era chamado, foi um dos primeiros desenhos animados a ter personalidade e fazer quadros cômicos em seus desenhos. O sucesso foi instantâneo! A Universal Studios que já existia como estúdio de cinema nessa época (lembram da história da Universal que conversamos aqui?) estava interessada em entrar no ramo de desenhos animados. A empresa de Walt fechou uma parceria com os estúdios e, em 1927 lançaram o primeiro desenho do Coelho Oswald que foi sucesso absoluto, se tornando um rival instantâneo para o Gato Felix, maior figura dos desenhos da época. Em 1928, Walt decidiu ir a Nova York renegociar o contrato do Coelho Oswald, já que o desenho havia se tornado um sucesso. Ao chegar lá seu produtor, Charles Mintz negou o aumento, deixando Walt com apenas 20% dos lucros do Coelho. Foi nesse momento que ele decidiu abandonar a Universal e levar Oswald para ser produzido em outro lugar. Só havia um problema: ao assinar o contrato, na ânsia de começar a trabalhar, Walt não havia lido as entrelinhas: ele havia entregue os direitos autorais do personagem à Universal. Com seus cartunistas já trabalhando no estúdio (e ganhando o dobro do salario), Walt se viu em uma saia justa: decidiu se demitir da Universal, mesmo que isso significasse voltar para casa de mãos abanando.

oswald-historia-walt-disney

Fonte de imagem: www.disneydispatch.com

 

Mais de 1 ano de trabalho, um personagem de sucesso, tudo isso foi por água abaixo naquele dia em Nova York. Walt não parava de pensar na decepção que causaria em seu sócio Ub Irkewns, co-criador de Oswald que o esperava ansiosamente em L.A com as novidades de aumento. Durante a viagem de trem de volta, Walt, frustrado e decepcionado, pensava a respeito de tudo que já tinha vivido em sua vida para chegar até ali: se lembrou dos tempos difíceis e de miséria em sua vida, quando morava em um escritório sem banheiro e que seu único amigo era um camundongo que vinha comer suas migalhas. No mesmo instante em que pensava sobre isso, Walt começou a desenhar. Ao chegar em Los Angeles foi dar a má notícia à sua esposa Lilian, porém muito entusiasmado. Ele disse: perdemos o Coelho Oswald mas eu te apresento Mickey Mouse.

walt-disney-historia

Fonte de imagem: www.biography.com

 

E foi assim que nosso amado rato nasceu. Walt Disney criou, então, nos estúdios da Walt Disney Productions, que contavam apenas com ele, Ub Iwerks e o aprendiz Les Clark, que junto com Wilfred Jackson, permaneceram fieis a Walt. A empresa começou a produzir os primeiros desenhos animados do Mickey, todos com som, uma inovação para a época, 1928. Mais tarde Walt começou a fazer desenhos coloridos, sendo sempre um inovador em seu ramo. E foi assim que o simpático camundongo entrou nas nossas vidas e não saiu mais.

mickey-mouse-como-nasceu

Fonte de imagem: www.orlandosentinel.com

disney-como-chegou-ao-sucesso

Fonte de imagem: www.waltdisney.org

dublagem-disney-comeco

Fonte de imagem: www.wdwinfo.com

 

Espero que vocês tenham gostado de conhecer mais um pouquinho da história de Walt. Acho muito interessante saber de onde o Mickey veio. E, posso contar uma coisa pra vocês? Tenho uma história bem interessante sobre isso, de antes de me tornar guia, lááá em 2006, quando eu estava fazendo o curso de formação de guias (de uma turma de 40 pessoas apenas 3 seriam selecionados para se tornar novos guias da agência). Foi assim: em uma das aulas o “professor” (guia mais experiente da agencia), perguntou se a gente sabia o aniversário do Mickey. Eu falei que não sabia a data do aniversário mas sabia como ele nasceu. E contei essa história que acabei de contar pra vocês. O que aconteceu foi que o professor me aplaudiu, eu ganhei o apelido de Disney Freak. Esse foi um dos momentos que eu percebi que estava no caminho certo. Acabei me tornando guia (e fui como ajudante desse mesmo guia dessa aula) e me identificando cada vez mais com a profissão. Tanto foi assim que eu passei de “guia de grupos” para “guia digital” já que me sinto como guia de vocês conversando sobre suas viagens todos os dias aqui no blog… Em pensar que “tudo começou com a história de um rato, contada em uma sala de aula”, rs, no meu caso ?. Enfim, achei que vocês iam gostar de ouvir um pouco mais sobre mim. Toda vez que conto a história do Mickey eu me lembro daquele dia, naquela aula para guias. Como eu poderia imaginar que minha vida ia mudar e eu para sempre continuaria falando nesse rato? #vaientender

nine-guia-inicio-carreira

Fonte de imagem: acervo pessoal Nine Boianovsky

 

Bom é isso! Walt acreditou nos seus sonhos, eu acreditei nos meus e eu espero que vocês acreditem nos de vocês… Afinal, a criação de Walt completa 87 aninhos no dia de hoje, e continua forte e atual como nunca! Quem sabe o próximo Disney do mundo não é você? Só é preciso começar ?

Beijos,
Nine

Fonte de imagem de capa: www.blogs.disneylatino.com

Postado por:

Nine Boianovsky

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão destacados.

Voltar ao Topo